Home Reportagens SES expande ecossistema de tecnologia O3b mPOWER com parcerias de plataforma de modem

SES expande ecossistema de tecnologia O3b mPOWER com parcerias de plataforma de modem

Por Ricardo Batalha

Gilat e ST Engineering iDirect fornecerão infraestrutura central O3b mPOWER, que apoiará a estratégia de rede aberta da SES

A SES anunciou novas parcerias de tecnologia com a Gilat e a ST Engineering, que desenvolverão as plataformas de modem de infraestrutura central para O3b mPOWER, sistema de comunicações de órbita de satélite não geoestacionário (NGSO) inovador da SES. “A base do nosso sistema de comunicações O3b mPOWER é definida e avançada por um ecossistema de parceiros robusto e diversificado. Como uma indústria, somos capazes de abraçar a visão de rede aberta e serviços de satélite contínuos por causa de parceiros com ideias semelhantes, como Gilat e ST Engineering iDirect, que entendem a mudança radical na flexibilidade e capacidade do sistema que o O3b mPOWER irá oferecer”, comemorou Stewart Sanders, vice-presidente executivo de tecnologia da SES e gerente do programa O3b mPOWER.

Gilat e ST Engineering iDirect foram selecionados com base em suas tecnologias de modem de próxima geração. Apresentando arquiteturas abertas com um caminho para a virtualização completa, os modems farão interface com a capacidade diferenciada de Adaptive Resource Control (ARC), da SES, e alavancarão o uso do padrão Open Networking Automation Platform (ONAP). A combinação desta e de outras tecnologias dará à SES a capacidade de controlar e otimizar dinamicamente todo o sistema O3b mPOWER em toda a infraestrutura espacial e terrestre. Permitirá, assim, a entrega eficiente de serviços de dados baseados em satélite de baixa latência e alto rendimento, que podem ser verdadeiramente personalizados para atender a requisitos específicos de conectividade em terra, no mar ou no ar em qualquer lugar do mundo.

O3b mPOWER é o sistema de comunicações de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração da SES. Ele está atualmente em construção e prestes a ser lançado em 2021. Os satélites de alto rendimento, bem como a infraestrutura terrestre automatizada e com inteligência, fornecerão serviços gerenciados de baixa latência de centenas de Mbps a vários Gbps.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pela SES, nosso parceiro estratégico de longa data, para fornecer nossa plataforma de banda base de próxima geração para O3b mPOWER. O segmento terrestre inovador da Gilat reduz significativamente o custo por bit, oferece uma mudança radical no desempenho do modem, e se integra e otimiza a entrega de serviços terrestres e espaciais da SES”, disse Ron Levin, vice-presidente de mobilidade e contas globais da Gilat. “Ao longo do ano passado, temos trabalhado em estreita colaboração com a SES para desenvolver a plataforma para O3b mPOWER com o objetivo conjunto de trazer ao mercado uma experiência incomparável do cliente em todos os segmentos verticais.”

“Estamos no início de um novo futuro para nossa indústria. Ser selecionado para o O3b mPOWER é uma tremenda validação da visão de tecnologia da ST Engineering iDirect e prova que a infraestrutura terrestre terá um papel central na meta ambiciosa da SES de transformar a entrega de serviços de satélite”, declarou Frederik Simoens, CTO, ST Engineering iDirect. “O3b mPOWER está na vanguarda de um movimento significativo para impulsionar uma abordagem de rede virtualizada baseada em padrões onde o solo está em sincronia com o espaço. Por meio de nossa parceria, expandiremos muito as possibilidades de conectividade global. ”

Focada em tornar os satélites uma parte integrante das soluções de rede global, a SES tem expandido constantemente seu ecossistema de parceiros O3b mPOWER. Além de Gilat e ST Engineering iDirect, a SES também anunciou parcerias O3b mPOWER com SpaceX para lançamentos, ALCAN, Isotropic Systems e Viasat para terminais de clientes, Amdocs para tecnologia NFV, Kythera Space Solutions para o software ARC, Microsoft para gateways e IBM e Microsoft para conectividade em nuvem.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados