Home Especiais SET Expo 2018: O futuro da televisão

SET Expo 2018: O futuro da televisão

Por Redação

Confira a entrevista com Fernando Bittencourt sobre as tecnologias 8K e ATSC 3.0 e como podem ser aplicadas para o futuro da TV Brasileira

O Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, parte integrante das programações do SET Expo 2018, que começou nesta segunda-feira, contou com a participação de dois centros de pesquisas em televisão e mídias no painel “Inovação e Tecnologias Disruptivas”, a emissora japonesa NHK e o instituto ETRI, da Coreia do Sul.

Em entrevista para a Panorama Audiovisual (confira na nossa página no Facebook ou ao final desta notícia), o diretor internacional da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e mediador do painel, Fernando Bittencourt, afirmou que os dois maiores centros de pesquisa de televisão e mídias do mundo foram convidados para mostrar o que estão desenvolvendo e o tópico mais importante foi a alta qualidade da imagem. “O que ficou claro é que ambas estão desenvolvendo a televisão do futuro. A NHK está fortemente investindo em 8K em praticamente todas as áreas de operação da emissora como mobilidade, recepção, tela plana e tela que se desenrola – uma tela que literalmente pode ser enrolada [como uma folha de papel].”

Já o Instituto Etri está ajudando a implantar e desenvolver um novo sistema de televisão 4K na Coreia do Sul. Segundo Bittencourt, eles estão trabalhando com todo tipo de aplicação 4K, não só no ar, mas também em broadband. “O futuro é a televisão com mais qualidade ainda do que temos hoje. O engenheiro da NHK afirmou que, embora a diferença entre o 8K e o 4K não seja percebida pelo consumidor final que assiste TV em casa, o 8K fará a diferença no futuro, sim, principalmente porque a tela poderá ser ainda maior ou ser projetada em um formato diferente do que conhecemos hoje”, explica Bittencourt.

Perguntado sobre o quão distante o Brasil está de trazer a ultra alta tecnologia para o padrão brasileiro digital ou se há planos de num futuro próximo adotar o ATSC 3.0 ou adaptar o ISDBT, ele respondeu: “Existe um fórum de TV que a SET está coordenando e este tópico está na agenda. Teremos que implementar essas tecnologias porque a televisão brasileira é uma das melhores do mundo e precisa continuar sendo.”

Congresso SET Expo – Serão quatro dias de programações intensas com debates sobre novas tendências, paineis temáticos, exposição de tecnologias usadas em grandes eventos e até discussões sobre modelo de negócio e futuro da mídia. São mais de 60 sessões com palestrantes que são referência no brasil e no mundo.

Acompanhe a cobertura em tempo real do Congresso e da SET EXPO no nosso portal especial e na nossa página do Facebook.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados