Home Especiais SET EXPO 2019: A TV não vai morrer, mas irá além

SET EXPO 2019: A TV não vai morrer, mas irá além

Por Redação

Debater a infraestrutura dos provedores regionais de internet foi papel do painel Futurecom, do terceiro dia do Congresso SET EXPO

O recado é claro: nunca se consumiu tanto conteúdo audiovisual, ainda que de forma pulverizada. Debater a infraestrutura dos provedores regionais de internet foi papel do painel Futurecom, do terceiro dia do congresso SET EXPO. Para as companhias de telecomunicação (telecoms), o mercado de banda larga é o principal, em especial por conta do acesso por fibra ótica.

João Moura, presidente-executivo da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), comentou que desde a fundação da entidade (2000) o mercado se transformou bastante. Antes de Google e Facebook se tornarem o que são, as operadoras de telecom eram totalmente integradas com o controle da cadeia de produção, com acesso a internet, transporte, acesso residencial ou corporativo. “O avanço da tecnologia desagregou esse bloco. Surgiram operadoras especializadas e o preço do IP e do transporte desabou. A banda larga fixa cresce bastante por conta da fibra, justamente a faixa das operadoras competitivas”. É nessa faixa que estão provedores regionais.

Com cada tipo negócio atuando de forma mais especializada, as companhias que produzem seu próprio conteúdo têm vantagem nesse cenário, pois podem distribuir seus programas da forma que preferirem. É o caso da Viacom. “Nós produzimos e programamos, somos uma coisa só. A Viacom sempre distribuiu os produtos através de canais lineares. Mas o público C e D que tinha acesso à TV por assinatura perdeu esse poder e a internet cresceu dessa forma que cresce hoje. Pensamos: vamos vender televisão para ISPs. Mas enfrentamos problemas de infraestrutura. Passamos a trabalhar de forma diferente, oferecendo conteúdo em ecossistema: TV linear, aplicativos, websites, mídias sociais”, comentou David Nagib, gerente de contas da Viacom.

O painel foi moderado por Ari Lopes, Principal Analyst da OVUM,  e teve também a participação de Bruno Calabresi, CTO da youcast!

Fonte: SET EXPO

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados