Home Especiais SET EXPO 2019: Satélites buscam competitividade para atender streaming e VOD

SET EXPO 2019: Satélites buscam competitividade para atender streaming e VOD

Por Redação

O painel foi moderado por J.R. Cristóvam, Diretor Técnico da Unisat, e recebeu George Bem, CEO da InternetSAT, Antônio Ianelli, gerente de Engenharia da Embratel Star One, e Sergio Chaves, diretor de Negócios da América do Sul da Hispamar Satélites

Como as companhias de satélite estão se adaptando para o crescimento do mercado VOD? Em um painel com alguns dos principais players desse segmento, algumas respostas foram apresentadas. Um dos maiores desafios é oferecer preços competitivos e conexões que possam trabalhar com produtos com alta quantidade de dados e recursos, como vídeos em HD ou até UHD.

Diretor de Vendas para Broadcast da Intelsat, Marcelo Amoedo comenta que “até 2020, 80% de todo tráfego de internet será vídeo, e 17% de vídeo ao vivo dentro desse percentual. Não é pouco: para se ter uma ideia, nos últimos 30 dias, mais conteúdo de vídeo online foi enviado pela web do que todo conteúdo de TV foi transmitido nos últimos 30 anos. Os players precisam acompanhar as quatro principais tendências de mercado: força de acesso à nuvem, distribuição e contribuição sem interrupção, conectividade flexível, e entender o valor do vídeo”.

Jurandir Pitsch, vice-presidente de Vendas da SES fez outro cálculo. “É interessante verificar a questão dos revenues. A TV paga ainda está pagando a conta, e uma reação ao VOD são as companhias de mídia tradicional indo diretamente ao usuário final. O ponto é que se um usuário deixa a TV paga, mas pretende adotar todos os serviços de streaming, no final ele terá um gasto mensal maior”.

Entre as soluções apresentadas, Ricardo Calderon, Diretor Comercial da Eutelsat do Brasil apresentou a interface Cirrus. “É uma solução end-to-end para clientes Eutelsat, que levou dois anos para ser desenhada. É uma plataforma que tem combinação tanto para DVB quanto OTT (IP) para segundas telas (smartphones, tablets, PC)”. Foi desenvolvida para endereçar conteúdo a todo tipo de dispositivo e meio de entrega, seja ele cabo, satélite, 4G ou wi-fi. O app é totalmente customizável, white label, e permite personalização de logotipo, cor de fundo, cor do texto e lista de canais.

O painel foi moderado por J.R. Cristóvam, Diretor Técnico da Unisat, e recebeu também George Bem, CEO da InternetSAT, Antônio Ianelli, gerente de Engenharia da Embratel Star One, e Sergio Chaves, diretor de Negócios da América do Sul da Hispamar Satélites.

Fonte: SET EXPO

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados