Mais de 21 mil visitantes passaram pelos corredores do SET EXPO, maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, entre os dias 19 e 22 de agosto. Pela primeira vez no Distrito Anhembi, o evento apresentou e discutiu as principais novidades do setor, como as transformações em decorrência da popularização do streaming, a utilização de inteligência artificial (IA) generativa e a chegada da TV 3.0.
“O SET EXPO 2024 excedeu as expectativas em todos os sentidos. O novo local ajudou a atrair um público recorde, com uma ampla participação de jovens interessados pelas novidades em tecnologia e negócios do setor. Tanto a feira quanto o congresso destacaram temas de grande impacto para toda a sociedade. É uma grande satisfação disseminar informações e colaborar com o desenvolvimento do mercado e dos profissionais que nele atuam e atuarão”, afirma Carlos Fini, presidente da SET.
O 34º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento contou com uma grade de mais de 70 palestras nos quatro dias de evento, reunindo 200 palestrantes e mais de 3.500 congressistas. Já a feira ocupou uma área total de 10 mil m², reunindo 500 marcas expositoras. A abertura oficial recebeu o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o superintendente da Anatel, Vinicius Caram, e outras autoridades.
“Tão importante quanto os assuntos do momento, que sem dúvida foram amplamente discutidos nos painéis do congresso, gostaria de chamar atenção para as oportunidades de negócios que lá foram iniciadas, e para o estreitamento de relacionamentos entre pessoas, o famoso ‘networking’, que o evento proporcionou. O layout ofereceu muitas áreas para conversas e compartilhamentos de informações. Foi um avanço marcante e será ainda maior no SET Expo 2025”, declara Fini.
O público presente também aprovou as mudanças realizadas nesta edição. “A feira está enriquecedora” conta Rafaela Ferreira Bachie de Oliveira, Analista da Plataforma de Produção na Globo. Já Tozinho Branco, CEO da Planet Music, destacou a chance de fechar negócios. “A feira é espetacular, muito alinhada com o que eu preciso. Estou feliz por ter vindo e pronto para fazer muitos negócios”, disse. Por fim, Sunnye Rose Coelho Bezerra de Souza, Gerente da SP Eletrônica afirmou que “a cada ano, o evento cresce mais”.
O Congresso
Realizado em quatro salas e no auditório do Distrito Anhembi, os painéis foram divididos em temas. Inteligência Artificial e Streaming apareceram pela primeira vez como assuntos isolados, se juntando a TV 3.0, Conectividade, Segurança, Consumo de Mídia e Produção, Negócios, Rádio, Regulatório e Acadêmico. Workshops também integraram a grade de programação.
Entre os palestrantes convidados, representantes de empresas líderes de mercado, como a Globo, Google, SBT, Record, Bandeirantes, Livemode (CazéTV), Embratel, Intelsat e entidades como a Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e e a Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão.
Já na lista de assuntos explorados estiveram, por exemplo, as oportunidades de negócios e desafios de tecnologia no cenário atual, onde as telas estão mais conectadas, como as diferentes formas de distribuição de conteúdo.
A chegada da TV 3.0, novo modelo de TV aberta e gratuita que será implantado no Brasil, foi um dos destaques. Enquanto a Anatel deverá promover estudos sobre a canalização da TV 3.0 até 31 de dezembro de 2024, alguns testes já foram feitos indicando o potencial dessa nova TV, como a maior resolução e interatividade.
Os debates abordaram ainda a mudança de consumo de conteúdo com a popularização dos streamings. Renard Jenkins, presidente do SMPTE, destacou que vivemos em um processo cíclico, onde é sempre preciso atender às demandas dos clientes. Diante de algum ceticismo no meio, ele acredita que “o processo de transmissão não está morto, está indo para um lugar mais valioso”.
A transformação na criação de conteúdo, com geração de imagens e vídeos, causada pela IA e os possíveis impactos para a produção jornalística também foram abordadas as técnicas. A mesma ferramenta, por outro lado, pode ajudar a verificar a autenticidade do conteúdo, monitorar a distribuição para garantir o crédito e remuneração dos criadores.
A Feira
A mudança para o Distrito Anhembi fez com que novas áreas para conversas e compartilhamentos de informações fossem desenhadas pela organização do evento. Além de fomentar novos negócios, o espaço atraiu um público, que contou com entrada gratuita, ávido pelas avançadas tecnologias do mercado.
As principais empresas que representam toda a cadeia da área audiovisual estiveram presentes, exibindo seus produtos, soluções e serviços.
Além da exposição nos estandes, este ano a organizadora do evento também ofereceu duas Arenas de Conteúdo: o SET Experience e SET New Horizons. Com uma imersão rica e dinâmica durante os três dias da feira, os espaços tiveram palestras gratuitas e ministradas por expositores e parceiros. Uma ampla gama de temas, que percorrem toda a cadeia produtiva do setor audiovisual, ofereceram insights valiosos para profissionais e entusiastas da área, proporcionando uma experiência de aprendizado e troca de conhecimento.
O SET Expo volta a ser realizado no Distrito Anhembi no próximo ano. A edição de 2025 está marcada para acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto.
Site relacionado: https://set.org.br
Fonte: SET Expo Assessoria
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube