Home Reportagens Shot Imagery Productions finaliza documentário End Child Sacrifice com DaVinci Resolve e Pocket Cinema Camera 4K

Shot Imagery Productions finaliza documentário End Child Sacrifice com DaVinci Resolve e Pocket Cinema Camera 4K

Por Ricardo Batalha

Toda a pós-produção, incluindo edição de áudio e vídeo, correção de cores e trabalho de efeitos visuais, foi realizada com o DaVinci Resolve

A Blackmagic Design revelou que o cineasta australiano Nick Andrew finalizou seu premiado documentário “End Child Sacrifice” utilizando a Pocket Cinema Camera 4K filmando em Blackmagic RAW. Toda a pós-produção, incluindo edição de áudio e vídeo, correção de cores e trabalho de efeitos visuais, foi realizada com o DaVinci Resolve no estúdio de produção da Shot Imagery localizado em Sunshine Coast, na Austrália.

O estúdio de produção digital Shot Imagery oferece uma grande variedades de filmes, streaming ao vivo e serviços corporativos. A empresa foi fundada por Nick Andrew, um oficial das Forças Especiais altamente condecorado que viajou a serviço pelo mundo e viu o melhor e o pior lado das situações.

A partir dessas experiências, ele começou a criar artefatos, na forma de filmes e fotografias, documentando as pessoas e os lugares ao nosso redor. O trabalho do estúdio incluiu uma série de filmes premiados, além de trabalhos de vídeos corporativos e serviços de transmissão ao vivo, tudo com base em um fluxo de trabalho que utiliza as câmeras Blackmagic Design Pocket Cinema Camera 4K, vários switchers de produção ATEM, Web Presenters e o software de pós-produção DaVinci Resolve Studio.

Um dos filmes premiados recentemente pelo estúdio foi o documentário “End Child Sacrifice”. O filme conta a história por trás da prática do sacrifício de crianças na África Central e mostra o trabalho do Kyampisi Childcare Ministries (KCM), uma pequena instituição de caridade ugandesa que visa o fim do sacrifício de crianças e do tráfico humano na Uganda. O trabalho do KCM tem como objetivo ajudar as crianças vulneráveis física, emocional e espiritualmente para que elas tenham uma vida plena, produtiva e positiva.

“O Shot Imagery nasceu para contar as histórias que precisam ser contadas. Queremos fazer a diferença e deixar um legado para a próxima geração. Toda nossa equipe é apaixonada por contar histórias que precisam ser contadas”, disse Andrew. “O End Child Sacrifice é uma dessas histórias. Nosso trabalho com o KCM é uma forma de contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.”

Andrew viajou sozinho para Uganda em 2019 para conhecer a história do KCM. Por questões de segurança, ele não levou muita coisa, apenas uma mochila com uma Pocket Cinema Camera 4K e o mínimo de equipamentos de iluminação, áudio e armazenamento.

“Seria arriscado para todos nós sermos vistos captando imagens e conversando com o KCM e as crianças. Eu tinha que ser discreto, e com a Pocket pude passar despercebido quando precisei”, disse Andrew.

“Eu também tinha que aproveitar as oportunidades quando elas surgiam. Ou seja, muitas vezes eu não podia garantir a qualidade da iluminação. Eu tinha que usar o que tinha ali na hora e usar muita luz natural. Nessas situações, a Pocket Cinema Camera salvava minha vida. Seu desempenho em condições de baixa luminosidade e seu alto alcance dinâmico me proporcionaram imagens que eu sabia que poderia realçar no Resolve”, continuou.

Outro desafio que Andrew enfrentou foi o de não ter espaço para grandes quantidades de armazenamento. Mas ele também não podia perder nenhuma chance de captar as filmagens que precisava. Para tirar o máximo proveito de seu armazenamento e garantir a melhor qualidade possível nas filmagens, Andrew optou por filmar utilizando o Blackmagic RAW.

“Filmamos mais de um terabyte, mas teria sido muito mais se não tivéssemos usado o Blackmagic RAW com a Pocket”, continuou. “Obtive belas imagens filmando em RAW. Além disso, a ciência de cores por trás das câmeras Pocket e do Blackmagic RAW é uma das coisas que faz com que essa câmera seja tão útil para os cineastas de documentários.”

A pós-produção foi feita inteiramente com o DaVinci Resolve Studio, com correção de cores e edição feita por Ben Knibb, da Shot Imagery.

“Este filme é muito importante e com uma história marcante que precisamos compartilhar, mas também queríamos que ele tivesse um aspecto cinematográfico. Precisávamos de qualidade para mostrar a história de cada uma dessas crianças e a verdade para o público. Além do mais, queríamos mostrar que as crianças resgatadas agora estão prosperando”, disse Ben.

“O Resolve nos ajudou nisso, pois tiramos o máximo proveito das filmagens que não foram feitas em condições perfeitas. Com o Resolve e a capacidade da Pocket de captar tons de pele da vida real e alternar entre ambientes com muita e pouca luz, o público veria a realidade das crianças e do KCM. E já que eu estava trabalhando na maior parte da pós-produção, o Resolve me permitiu alternar entre cor, edição, efeitos visuais e áudio dentro de um único aplicativo, aumentando muito mais a eficiência do meu fluxo de trabalho.”

“‘End Child Sacrifice’ e ‘You Can Save a Child’, outro filme da Shot Imagery, recentemente ganharam uma série de prêmios no Australian Professional Video Producers Reframe Awards de 2020, incluindo prêmios por gradação de cores comercial e o prêmio máximo geral do evento por “End Child Sacrifice”.

“Ben e eu estamos muito orgulhosos disso, pois estávamos concorrendo contra várias agências cujos orçamentos de produção provavelmente eram altos, com cinco dígitos. O resultado foi bastante impressionante. Coincidentemente, também fomos responsáveis pelo streaming ao vivo da apresentação dos prêmios. Utilizamos tantos equipamentos da Blackmagic que eu até perdi as contas!”, concluiu Andrew.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados