Os sistemas robóticos, incluindo os trilhos montados no teto com elevação, dividirão espaço com novos sistemas de tripé manual no estande da Shotoku na feira de tecnologia audiovisual realizada em Amsterdã
A Shotoku Broadcast Systems mostrará sua tecnologia no IBC, feira de tecnologia audiovisual realizada anualmente em Amsterdã (neste ano, entre 13 e 17 de setembro), destacando seu sistema de trilhos robóticos SmartRail montado no teto. Esse sistema, que também pode ser configurado para operações no chão, se juntará à outra solução “inteligente” da empresa, o SmartPed, um pedestal XY totalmente robotizado instalado em ambientes de transmissão em todo o mundo. No lado manual, a Shotoku apresentará uma nova série de sistemas de tripé de suporte para câmeras ENG/EFP para o mercado europeu.
A Shotoku propôs uma grande mudança ao mercado em 2015, ao instalar o primeiro sistema de trilhos de teto com controle de elevação total, e esse mesmo sistema está no ar todos os dias desde então. “A Shotoku instalou com sucesso os sistemas SmartRail e SmartPed em todo o mundo, em uma ampla gama de clientes, desde pequenos estúdios até grandes instalações de transmissão”, afirma James Eddershaw, CEO da Shotoku Reino Unido.
O design avançado da coluna de elevação permite que as câmeras sejam elevadas a novas alturas, mantendo a estabilidade e a suavidade do controle no ar. O controle de elevação funciona em uma posição vertical para os trilhos do piso ou invertido para os trilhos do teto para permitir a máxima criatividade no design da produção. Como em todos os sistemas robóticos da Shotoku, o SmartRail já está sendo usado em conjuntos virtuais com dados de rastreamento para realidade aumentada e virtual no solo ou no telhado.
“O projeto e a instalação de um sistema de trilhos de teto é diferente de outros tipos de instalações robóticas, inclusive de sistemas ferroviários. Um sistema de teto requer uma compreensão dos principais elementos do projeto e o planejamento da forma e o posicionamento do trilho, bem como a faixa de elevação da coluna. A equipe de engenharia da Shotoku, que tem fornecido sistemas de trilhos de teto para grandes emissoras há muitos anos, é especialmente qualificada para ajudar a projetar a melhor solução e enfrentar os desafios através da engenharia de um sistema bem projetado”, acrescenta Eddershaw.
SmartPed
O pedestal robótico SmartPed da Shotoku suporta as demandas criativas e comerciais de inúmeros canais em ambientes de transmissão em todo o mundo. Projetado para uso contínuo em produções de TV ao vivo dia após dia, o SmartPed oferece confiabilidade e facilidade de uso, e agora ainda suporta o novo sistema de ANI (Interface de Navegação Absoluta) que permite a navegação externa absoluta (ou seja, rastreamento óptico) fornecida pela própria empresa ou pelo cliente, para fornecer dados de posição de pedestal sempre referenciados.
Quem visitar o IBC em Amsterdã também poderá ver que o uso universal da cabeça TG-18 PT, projetado para qualquer aplicação de estúdio que exija uma carga útil de tamanho completo e uma comutação instantânea entre operação manual ou remota, será apresentado com seu novo sistema de controle eletrônico totalmente integrado.
O mesmo módulo eletrônico CMC usado em todos os sistemas independentes TG-18 pode agora, opcionalmente, ser integrado ao próprio corpo do TG-18, fornecendo uma unidade compacta com alimentação CA e conexões de rede diretamente à cabeça. Totalmente compatível com a tradicional solução CMC externa, o TG-18i oferece uma opção adicional para clientes que dependem da configuração de seu sistema.
Os novos sistemas de suporte de câmera SX200 e SX260 ENG/EFP apresentam um design completamente novo. Os sistemas incorporam o Shotoku Truebalance, que fornece um contrapeso perfeito e é fácil de ajustar em toda a faixa com um display intuitivo que indica a configuração atual.
O sistema de reboque usa o conhecido design “Viscam” da Shotoku, mas adiciona um novo sistema de acionamento que combina o conforto e a velocidade de selecionar uma abordagem escalonada, com ajuste no momento do disparo em um projeto continuamente variável. Essas duas principais características estão prontas para definir o novo padrão de movimento e controle para sistemas de suporte ENG de ponta.
O SX200 tem uma carga útil máxima de 20Kg (44Lbs) e o SX260 25Kg (55Lbs). Associado a um novo tripé de fibra de carbono ENG de dois estágios com tampas de dentes retos de ação rápida para praticidade de instalação e desmontagem, o sistema também é um dos mais leves do mercado neste nível de carga útil e desempenho.
A Shotoku também mostrará a recém lançada série de tripés manuais SD & SE. A gama SD, disponível em duas variantes, foi desenvolvida para fornecer um sistema de qualidade acessível para câmeras portáteis. A linha SE oferece suporte com alta funcionalidade e uma ampla gama de aplicações para os sistemas de câmeras disponíveis atualmente.