Modelos URSA Mini Pro 12K, URSA Mini Pro G2, Pocket Cinema Camera 4K e Pocket Cinema Camera 6K foram usados em uma variedade de gruas, dollies e gimbals para captar a banda
A Blackmagic Design anunciou que as câmeras digitais cinematográficas URSA Mini Pro 12K foram utilizadas para gravar a série de shows Phoenix Sessions da banda de rock Jimmy Eat World. Os três shows, onde a banda tocou os álbuns “Surviving” (2019), “Futures” (2004) e “Clarify” (1999), foram transmitidos via streaming para fãs do mundo todo, com cada apresentação focando em um álbum diferente.
O codiretor e editor Kevin Garcia escolheu a URSA Mini Pro 12K; e o DF Gabriel Gely optou por filmar em Blackmagic RAW devido à flexibilidade e qualidade das imagens. “O Gabriel e eu temos usado a URSA Mini Pro 12K nos últimos dois meses em projetos para artistas como Chaka Khan, blackbear, Dance Gavin Dance, entre outros”, disse Garcia. “Normalmente, nós filmamos em 8K para entrega em 4K, e a cor e o tom de pele são os grandes diferenciais. A flexibilidade do Blackmagic RAW na pós é um fator determinante, assim como a integração da ciência de cores de quinta geração.”
“Considerando que o Jimmy Eat World é uma banda ao vivo muito coesa e estava tocando álbuns completos, foi preciso ficar atento ao espaço de armazenamento, então 8K em certas partes foi o mais alto que podíamos chegar”, continuou. “No streaming do conteúdo, estávamos limitados a uma renderização de 1080, então, ter toda essa área de corte nos permitiu incluir planos de imagem e reenquadrá-los conforme necessário; ou criar, na pós-produção, novos planos que nem sequer havíamos considerado durante as filmagens. Contar com a resolução extra mudou todo o nosso processo de pós-produção para o melhor.”
Em Phoenix Sessions, os modelos URSA Mini Pro 12K, URSA Mini Pro G2, Pocket Cinema Camera 4K e Pocket Cinema Camera 6K foram usados em uma variedade de gruas, dollies e gimbals para captar a banda. As câmeras alimentavam um switcher de produção ao vivo ATEM 1 M/E Production Studio 4K equipado com um ATEM 1 M/E Advanced Panel, enquanto Garcia e o codiretor Sam Shapiro acompanhavam o multivisualizador e dirigiam as apresentações. Um monitor/gravador Video Assist 7” 12G HDR foi usado para gravar a saída de programa diretamente em um SSD, com um HyperDeck Studio Mini gravando em um cartão SD como backup. Completando o fluxo de trabalho, o Video Assist 5” 12G HDR foi usado em um gimbal por um operador de câmera; e um Blackmagic Audio Monitor 12G forneceu monitoramento de áudio.
“Esse fluxo de trabalho nos permitiu, como diretores, acompanhar todas as câmeras e gravar um corte Ultra HD, o que nos deu um ponto de partida para a edição e referência para a equipe de áudio mixar com os visuais”, explicou Garcia. “Usei o DaVinci Resolve Studio para o tratamento de cores, trabalhando com o DaVinci Resolve Speed Editor para aprimorar as imagens rapidamente antes da edição começar. O DaVinci Resolve Speed Editor será uma ferramenta muito útil daqui para frente nas grandes edições multicâmera em altas resoluções.”
Com a série de shows transmitida no site www.jimmyeatworldlive.com, em parceria com a produtora de eventos Danny Wimmer Presents, Garcia comentou que tem trabalhado com a empresa para oferecer algo diferente e especial para os fãs.
“Queremos chegar o mais perto possível de uma experiência de show ao vivo enquanto o público está em casa e, ao mesmo tempo, criar conteúdos que normalmente não podem ser produzidos em um estilo de show tradicional”, disse Garcia. “O Phoenix Sessions tinha três looks muito diferentes e únicos que não funcionariam em um palco de show convencional, e se funcionassem, o público estaria tão longe que não notaria a dedicação e os detalhes que foram colocados no design criativo.”
“O Jimmy Eat World é uma banda que influenciou todos nós, não só dentro da nossa equipe como lá fora”, concluiu Keith Koenig, diretor criativo do show Phoenix Sessions. “A Danny Wimmer Presents usou equipamentos Blackmagic Design para dar o melhor de si e captar o show do jeito que a banda merecia. Quando você se depara com um projeto como esse, não se trata apenas de fazê-lo, trata-se de fazer jus aos fãs, à banda e a nós mesmos. Atualmente, na falta de um verdadeiro show ao vivo, isso é mais importante do que nunca. Estamos muito orgulhosos de apresentar essa banda em um novo patamar.”