Home Reportagens Shure celebra o dia do microfone mais popular do mundo: o SM58

Shure celebra o dia do microfone mais popular do mundo: o SM58

Por Ricardo Batalha

Companhia fará live nesta sexta-feira (8), às 14 horas, em sua página do Facebook e no canal do YouTube para contar história do lendário microfone

A Shure, fabricante de equipamentos de áudio, com 95 anos de atuação, celebra o dia mundial do SM58, o microfone mais popular do mundo, que foi lançado em 1966. Na ocasião, a companhia fará uma live na página do Facebook da Shure e no canal do YouTube simultaneamente, às 14 horas, contando um pouco da história do lendário microfone SM58, além de curiosidades que envolvem artistas e técnicos. No dia 15, haverá sorteio de um microfone para aqueles que participarem da live e preencherem o formulário.

“O SM58 tornou-se o símbolo da empresa por ser o produto mais aceito no meio artístico e musical na história. São 54 anos de sucesso, e na linha de microfones profissionais é o mais usado no mundo”, afirma Fernando Fortes, especialista de Desenvolvimento de Mercado da Shure no Brasil.

História de sucesso
O SM58 é descendente direto do 565, que foi o primeiro microfone a apresentar a grade Unisphere ball, que se tornou formato padrão para microfones vocais ao vivo. Na época de Woodstock, em 1969, o 565 era usado para shows ao vivo como microfone vocal portátil, principalmente pela liberdade para se movimentar pelo palco.

O SM58 é um microfone dinâmico durável e resistente. Alguns atingem os 40 anos de uso. O produto ainda oferece qualidade incomparável e constitui a opção ideal para palcos com muito ruído e ambientes de alto volume. Apesar de a designação original do SM58 ser para microfone de estúdio, o produto acabou virando um ícone para apresentações ao vivo. Atualmente, artistas como Skrillex, John Mayer, Paul McCartney e Maroon 5 usam o SM58.

Os diferenciais técnicos mais relevantes são: a suspensão pneumática, que dá ao SM58 robustez em relação aos ruídos de manuseio, e também a sonoridade controlada – o fato de ser direcional diminui os vazamentos e a probabilidade de microfonias.

De acordo com David Kadooka, especialista de Desenvolvimento de Mercado da Shure, o microfone SM58 não passou por nenhuma mudança em seu projeto original até os dias de hoje. “É um microfone lendário, que permite ouvir o talento de milhares de músicos em todo o mundo. Ele conta com características técnicas e sonoras que agradam não só aos cantores, apresentadores, locutores e repórteres, mas também aos técnicos e engenheiros de som.”

Para saber mais sobre o microfone SM58 acesse: http://bit.ly/ShureBR_SM58

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados