Por meio de sua área de instalação, multinacional tem atuado nos mercados corporativos e de governo ajudando-os a desenvolver tecnologia de áudio em suas estruturas
A Shure, que há três anos está atuando presencialmente no Brasil, aposta em sua área de instalação para desenvolver sistemas de áudio com redes integradas em grandes corporações. A multinacional tem trabalhado com ênfase nos mercados corporativos e de governo, incluindo também instituições de ensino e hospitais, ajudando-os a tomar as melhores decisões quanto à instalação de tecnologia de áudio para os ambientes mais críticos ou conforme a demanda de cada cliente.
“A demanda por soluções de áudio de alta performance nos ambientes corporativos cresceu muito depois da popularização das ferramentas de colaboração, como videoconferências em hardware, e nos últimos tempos mais ainda com as novas ferramentas baseadas em softwares na nuvem”, afirma Didiê Cunha, especialista sênior em Desenvolvimento de Mercado.
Ainda de acordo com o especialista, com o governo é um pouco diferente, pois a demanda de comunicação para ambientes de legisladores e juristas é bastante antiga. Ocorre que esses ambientes crescem cada vez mais, e mais legisladores ocupam a casa, bem como mais magistrados estão no plenário do tribunal. A demanda por uma solução eficiente de discussão e conferência acaba sendo o formato ideal para esses locais, onde muitas pessoas estão discutindo assuntos comuns a todos.
Microfone de teto: líder de venda
Entre os produtos líderes de venda no mercado corporativo e de governo, destacam-se o microfone de teto MXA910, utilizado principalmente em salas de reuniões de diretoria e de presidente, em que a qualidade do áudio precisa ser notável, e onde o aspecto estético da organização da mesa pede que não haja cabos nem desordem.
“O MXA910 é um microfone que está a serviço do usuário, fazendo com que ele se preocupe com o tema da reunião, e não com a tecnologia em si. No mercado educacional também existe um movimento muito forte de melhora da qualidade da entrega da informação do professor aos alunos – e não somente em aulas de ensino a distância, mas também nas presenciais”, diz Cunha. “Cada vez há mais alunos nas salas que necessitam escutar a informação tão bem quanto quem senta próximo ao professor, pois isso aumenta o engajamento e aproveitamento da disciplina.”
Ferramentas como o microfone de teto usado com Voice Lift fazem com que todos na sala possam escutar a aula com a mesma clareza, independentemente do local em que estejam sentados. Já em ambientes de governo os sistemas de discussão (ou debates) e conferência são os mais desejados.
O sistema de conferência Microflex Complete (MXC) oferece a capacidade de efetuar pautas, votações e controle de tempo de discursos. Além disso, também pode ser integrado a sistemas de câmera tracking, com acesso ao sistema por cartões NFC ou biometria e capacidade de emissão de relatórios, necessários em casas legislativas e ambientes jurídicos. É capaz, ainda, de trabalhar com sistema de tradução simultânea.
“O mercado corporativo é muito amplo. Quando falamos em corporativo englobamos corporações, instituições de ensino, hospitais, igrejas, auditórios etc. No setor governamental, normalmente se trabalha nos plenários, casas legislativas, salas de conselho, salas de crise e auditórios”, reforça Taís Ribeiro, gerente de Vendas na Shure.
Som invisível
Segundo Taís, o som invisível é um desejo principalmente nas corporações, pois ele permite que o ambiente tenha uma estética limpa, sem cabos na mesa, nada pendurado no teto e com qualidade única. “As instituições de ensino também têm demandado muito esse tipo de solução, pois com a evolução tecnológica que estamos vivendo, e as crianças cada vez mais conectadas, é uma necessidade clara das escolas continuar na vanguarda, utilizando tecnologias de ponta para oferecer formas modernas de educação e aprendizado.”
“Cresce cada vez mais a consciência de que bom áudio, seja de transmissão ou gravação, é tão importante quanto a própria informação transmitida. Já descobrimos que videoconferência não se faz apenas com vídeo – o áudio tem papel fundamental no sucesso das comunicações, e isso não vai mudar, só deve melhorar”, ressalta Taís. “As empresas que crescem muito rapidamente também percebem que ferramentas de colaboração, e por consequência com bom sistema de áudio e vídeo, ajudam a tornar os processos internos mais eficientes e rápidos.”
Mais informações em www.shure.com