A Crypto.com Arena estava repleta de expectativa antes da 67ª edição do Grammy. A noite não foi apenas uma celebração dos maiores nomes da música, mas também um momento de solidariedade à comunidade de Los Angeles, que ainda está se recuperando dos devastadores incêndios ocorridos em janeiro.
As equipes de produção de áudio trabalharam incansavelmente para oferecer uma experiência sonora extraordinária e transparente, utilizando sistemas sem fio Shure, incluindo 46 canais de microfones Shure Axient Digital, 24 canais de sistemas de monitoramento in-ear PSM 1000 com 150 receptores, além de um canal do sistema in-ear digital Axient Digital PSM utilizado pelo apresentador Trevor Noah.
“Há mais de 40 anos, a Shure apoia o GRAMMY Awards, garantindo uma qualidade de áudio clara e confiável, ajudando os artistas a soarem o melhor possível para milhões de espectadores da transmissão”, afirmou Michael Abbott, produtor de áudio da 67ª edição do GRAMMY Awards.
Axient Digital PSM
A Cerimônia Premiere do GRAMMY contou com 20 canais de microfones Shure Axient Digital e 13 canais do Axient Digital PSM. “Esta foi a segunda vez que usei o Axient Digital PSM em um show de grande formato, e ele não decepcionou. A transmissão de RF é muito superior a qualquer outra que já usei. Recebi muitos elogios na forma de apertos de mão e abraços. Simplesmente, esse equipamento está permanentemente na minha lista de solicitações”, comentou Dustin DeLuna, engenheiro de monitores da Cerimônia Premiere.
Microfones Nexadyne
Dias antes da transmissão do GRAMMY Awards, a homenagem MusiCares Pessoa do Ano 2025 foi concedida ao Grateful Dead, com performances de Dead & Company, My Morning Jacket, Bruce Hornsby, Dwight Yoakam, Zac Brown, Marcus King, Maggie Rose, Billy Strings, The War on Drugs, Norah Jones, Maren Morris e Noah Kahan. Cada apresentação, incluindo um lendário duelo de bateria entre Mick Fleetwood e Stewart Copeland, foi capturada com microfones Shure Nexadyne.
“O microfone dinâmico supercardioide MXN6 para tom-toms, com seu suporte de montagem seguro, permaneceu no lugar independentemente da força com que o baterista tocava. O design de grande diafragma e comprimento ajustável melhorou significativamente a posição e estabilidade do microfone. As curvas de EQ dos microfones MXN2 para bumbo e MXN6 para tom-toms replicaram naturalmente o ajuste tonal que eu costumava alcançar com EQ externo. Com excelente rejeição fora do eixo, a necessidade de gate extra e EQ foi mínima. No geral, esses microfones são uma solução prática para qualquer kit de bateria, e posso dizer com confiança que encontrei meus microfones favoritos para bateria”, disse Larry Reed, mixador de áudio.
A vencedora de Artista Revelação, Chappell Roan, também se apresentou com o novo microfone vocal dinâmico supercardioide Nexadyne 8/S da Shure e o Axient Digital, cantando seu sucesso “Pink Pony Club”.
Malcom Gil, engenheiro de monitores de Chappell Roan, destacou: “O Nexadyne da Shure isola os vocais de maneira única, facilitando sua colocação na mixagem. Acredito também que ele oferece ao artista um maior controle vocal.”
A coordenação de frequências desempenhou um papel crucial na gestão da vasta gama de tecnologias sem fio utilizadas no GRAMMY. Operando em um ambiente saturado de frequências no centro de Los Angeles, Stephen Vaughn, coordenador de RF da Soundtronics, foi responsável por essa tarefa vital utilizando o Axient Digital e o Wireless Workbench para monitoramento.
“Usamos o sistema Axient Digital PSM no apresentador como IFB em banda estreita, 40mW, no modo de diversidade espacial, com antenas nos bastidores e no lado direito do palco. Tivemos uma cobertura sólida em toda a arena. Ficamos muito satisfeitos com a qualidade de som do pacote ADXR. Estamos ansiosos para aproveitar o modo WMAS em eventos futuros.”
Além de Stephen e Michael, a equipe da noite contou com Jamie Pollock como mixador de música de Front of House (FOH), Tom Holmes como A1 de transmissão, e os mixadores de música Eric Schilling e John Harris. A supervisão de FOH ficou a cargo de Jeff Peterson, mixador de produção e gerente de projetos da ATK.
A Soundtronics forneceu a infraestrutura de microfones e antenas. A ATK disponibilizou sistemas de monitoramento in-ear para o show de premiação, além de todos os equipamentos sem fio utilizados na Cerimônia Premiere do GRAMMY.
O show de premiação começou com uma alegre performance de “I Love LA” de Randy Newman, interpretada por Dawes, acompanhada por Brittany Howard, St. Vincent, Sheryl Crow, John Legend e Brad Paisley. Taylor Goldsmith, vocalista do Dawes, cantou com um microfone Shure SM58 em um transmissor Axient Digital AD2. Brittany Howard, indicada ao prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa, utilizou um microfone BETA 87A em um transmissor AD2. Brad Paisley tocou sua Telecaster enquanto cantava com um microfone BETA 58A em um transmissor AD2. Outros artistas renomados no palco também confiaram nos transmissores sem fio AD2.
Durante um emocionante tributo a Quincy Jones, Stevie Wonder se apresentou com um SM58 em um transmissor AD2, acompanhado por Herbie Hancock, que também utilizou um SM58/AD2, além dos fones isoladores de som Shure SE846.
Bruno Mars e Lady Gaga dividiram o palco para interpretar “California Dreamin” dos The Mamas and the Papas. Bruno Mars cantou usando um microfone BETA 58A em um transmissor AD2.
Ao longo da noite, diversas apresentações estreladas também confiaram nos sistemas sem fio Shure Axient Digital, incluindo Billie Eilish, Sabrina Carpenter, Lainey Wilson, Benson Boone e seus backing vocals, e Teddy Swims.
“O GRAMMY Awards continua a elevar o nível de suas produções, e ficamos felizes em apoiar os talentosos profissionais de áudio e artistas que tornam o show de premiação e a Cerimônia Premiere tão memoráveis”, afirmou Jenn Liang-Chaboud, gerente de Relações de Entretenimento da Shure. “Tanto artistas emergentes quanto veteranos da indústria confiam em nossas inovações sem fio e cápsulas de microfones para capturar suas performances no maior palco da música”, concluiu.
Site relacionado: https://www.shure.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube