Home Reportagens SIRT impulsiona novo centro de inovação de produção virtual com URSA Mini Pro 12K

SIRT impulsiona novo centro de inovação de produção virtual com URSA Mini Pro 12K

Por Ricardo Batalha

SIRT, do Sheridan College (CAN), escolheu a URSA Mini Pro 12K como a câmera principal para filmar artistas na frente de uma parede de LED

O Centro de Pesquisa e Treinamento de Audiovisual (SIRT), do Sheridan College (CAN), montou seu novo centro de inovação de produção virtual com uma variedade de produtos Blackmagic Design, incluindo a câmera digital cinematográfica URSA Mini Pro 12K.

O SIRT, que criou o centro de inovação de produção virtual para auxiliar o processo de transição da indústria para produção virtual remota em decorrência da pandemia, foi estabelecido pelo Sheridan College em 2009 como um destino de treinamento, colaboração e criação da indústria audiovisual. Com sede em Toronto/Ontário (CAN), centra-se em estimular a inovação da captação de imagens digitais e dos processos criativos das indústrias de cinema, televisão e videogames. O centro de inovação de produção audiovisual localizado no Pinewood Toronto Studios é parte do estúdio de produção e laboratório de última geração do SIRT.

O SIRT recentemente escolheu a URSA Mini Pro 12K como a câmera principal para filmar artistas na frente de uma parede de LED. “Testamos a compatibilidade do obturador de várias câmeras com a parede de LED e a URSA Mini Pro 12K funcionou excepcionalmente bem. Ela foi capaz de lidar com o moiré e as linhas de varredura muito melhor do que as outras”, disse Kevin Santos, especialista júnior de produção cinematográfica do SIRT. “Selecionamos a câmera pelos tamanhos de resolução impressionantes e o grande alcance dinâmico, além da fácil integração com o DaVinci Resolve Studio, que já usamos no resto da nossa pipeline. A experiência de editar no DaVinci Resolve Studio é muito intuitiva, e agora com a URSA Mini Pro 12K, tudo é bastante simples.”

Com uma parede de LED de 12 por 3 metros, o fluxo de produção virtual baseia-se em uma URSA Mini Pro 12K e nove unidades da Micro Studio Camera 4K emparelhadas com monitores/gravadores Video Assist 3G, que são alimentados a cinco gravadores HyperDeck Studio Pro e um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio Pro 4K. A saída de programa do ATEM Television Studio Pro 4K é alimentada diretamente em um computador usando uma placa de captura e reprodução DeckLink Studio 4K, que permite que o SIRT opere em qualquer plataforma de streaming ao vivo. A equipe também usa um monitor MultiView 16 para visualizar simultaneamente todos os feeds do HyperDeck Studio Pro, dois monitores SmartView 4K e SmartView Duo e uma variedade de unidades Micro Converter HDMI to SDI e Mini Converters SDI Distribution 4K.

De acordo com o líder de produção do SIRT, Jason Hunter, “Nosso objetivo é permitir que os profissionais criativos ofereçam suas valiosas contribuições e, ao mesmo tempo, cumpram as normas relacionadas à Covid-19. Nosso sistema foi projetado para proporcionar uma experiência direta e flexível para quem não pode estar presente, além de permitir aos presentes que se comuniquem com os demais de forma eficaz.”

“Ao criar esse fluxo de trabalho de produção virtual remoto com câmeras Blackmagic Design alimentando os HyperDeck Studio Pros e ATEM Television Studio Pro 4K, podemos gravar todos os nossos feeds individualmente e disponibilizá-los aos nossos clientes, além disso permitir a transmissão de cortes em tempo real para o público”, continuou Hunter. “Isso é especialmente importante para nosso trabalho de produção virtual, pois tudo é uma questão de chegar o mais próximo possível da imagem final usando a câmera.”

“Atualmente, temos um limite de pessoas no estúdio, o que significa que a equipe não pode estar toda ao mesmo tempo nas nossas instalações. Com o nosso sistema, podemos transmitir a alimentação de programa do ATEM para a solução de videoconferência preferida do cliente, para que possam dirigir e dar feedback em tempo real. É muito legal quando um profissional criativo consegue ver o que está acontecendo ao vivo e em tempo real, mesmo que remotamente.”

“Nós realmente acreditamos que a tecnologia de produção virtual mudará o panorama da produção cinematográfica”, explicou Spencer Idenouye, líder de produção virtual do SIRT. “No entanto, também entendemos que a barreira financeira para iniciantes é enorme. Através do nosso novo centro de inovação de produção virtual, queremos oferecer oportunidades para que todos experimentem esse fluxo de trabalho. A Blackmagic Design nos ajuda alcançar isso, fornecendo muitos dos principais componentes tecnológicos não apenas para gravar o conteúdo, mas também estabelecer confiabilidade entre nossas tecnologias de backend.”

Além do trabalho desenvolvido com o centro de inovação e produção virtual, o SIRT usa equipamentos Blackmagic Design para produzir vídeos de treinamento e demonstrativos, gravar sessões de pesquisa e muito mais.

“Em última análise, no SIRT facilitamos a resolução criativa de problemas de diversas maneiras. Desde testes de novas soluções de tecnologia até o aprimoramento de fluxos de trabalho, somos motivados a oferecer ferramentas que permitam aos criadores prosperarem nas indústrias de tecnologia em constante evolução”, concluiu Idenouye. “Como um instituto de pesquisa, respeitamos como a Blackmagic Design tenta novas abordagens e desafia o status quo, por assim dizer. Construir essa infraestrutura ponta a ponta com outra tecnologia não teria sido tão conveniente e eficiente em termos de tempo. Com a Blackmagic Design, tudo funciona perfeitamente, seja para produção virtual ou outras áreas de pesquisa em cinema digital, realidade virtual e aumentada, colaboração remota e muito mais.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.