Sistema de vídeo da Canon, usado na Copa do Mundo de Rugby 2019, captura pontos de vista e ângulos que não seriam possíveis com câmeras convencionais
Graças ao sistema de vídeo Free Viewpoint para a International Games Broadcast Services (IGBS), a Canon captura imagens dos melhores momentos das partidas da Copa do Mundo de Rugby de 2019, realizada de 20 de setembro a 2 de novembro. O sistema captura pontos de vista e ângulos que não seriam possíveis com câmeras convencionais, transmitindo a emoção de esportes como o rugby, oferecendo uma experiência semelhante à vivida no campo.
A Canon cria conteúdo com o sistema de vídeo Free Viewpoint durante os sete jogos do campeonato realizados no Estádio Internacional de Yokohama, localizado em Yokohama (JAP) – esta é a primeira vez que o torneio realiza-se na Ásia. O vídeo das melhores imagens é fornecido para a IGBS, que distribui o conteúdo para as mídias e também o disponibiliza no site da Canon aproximadamente 24 horas após o final de cada partida.
Base tecnológica
A Canon continua a refinar alguns aspectos do sistema Free Viewpoint, como posicionamento da câmera, método de captura de imagem, algoritmos de processamento de imagem e hardware para obter os mais altos fluxos de trabalho de qualidade de imagem e geração de conteúdo mais rápido. Atualmente, o sistema pode oferecer conteúdo de alta qualidade aos distribuidores de conteúdo e mídia, adequado para transmissão em programas de notícias.
Com este sistema, a Canon pode gerar conteúdo de vídeo Free Viewpoint e controlar livremente sua duração e posicionamento. Essa evolução tecnológica foi reconhecida pela IGBS, lançando as bases para o uso profissional do sistema em larga escala pela mídia.
O sistema consiste em várias câmeras de alta resolução distribuídas pelo campo que são conectadas a uma rede e controladas por software para capturar as imagens do jogo simultaneamente de vários pontos de vista. Posteriormente, a tecnologia de processamento de imagem processa os vídeos como dados espaciais 3D com alta resolução e os usuários podem mover livremente uma câmera virtual pelo espaço 3D para visualizar as imagens de diferentes ângulos e pontos de vista.