Quando a PUBG Nations Cup, um dos maiores torneios de esports (Playerunknown’s Battlegrounds), voltou ao formato presencial em junho deste ano, os produtores de eventos One Up Solutions e Banana Culture estavam bem equipados para oferecer uma experiência dinâmica. As duas equipes implantaram uma rede de intercomunicação híbrida usando os sistemas Clear-Com Eclipse HX Pico Digital Matrix e FreeSpeak II Digital Wireless para comunicações de áudio confiáveis, de alta qualidade e perfeitas entre equipes técnicas, equipes de palco e talentos.
Após um adiamento de dois anos do evento por causa da pandemia, fãs apaixonados estavam ansiosos para se reunir novamente e assistir 16 equipes de jogadores de classe mundial tentando escrever seus nomes na história dos esports. O evento foi realizado no True Icon Hall, no edifício Icon Siam, às margens do rio Chao Phraya, em Bangkok (TAI). A One Up Solutions, parceira de longa data da Clear-Com na Coréia do Sul, forneceu suporte técnico no local e especificação de equipamentos, enquanto a Banana Culture foi responsável pelo gerenciamento geral do evento e produção de transmissão.
A Banana Culture também trabalhou com a One Up na PUBG Nations Cup (PNC) de 2019. O desempenho geral, as habilidades técnicas e a rede de suporte que a One Up trouxe para esse evento foram as principais razões pelas quais a Banana Culture os convidou para gerenciar todo o sistema de intercomunicação com fio/sem fio e fornecer suporte técnico para a edição deste ano do torneio. De acordo com a One Up, o equipamento Clear-Com foi uma combinação perfeita para os desafiadores requisitos de produção do evento deste ano
“Escolhemos um híbrido com fio/sem fio pelos benefícios combinados de confiabilidade e flexibilidade”, disse Andy Ryu (Jaehyung Ryu) da One Up. “O Eclipse HX-Pico forneceu uma conexão com fio estável e segura com a conveniência da fácil personalização de roteamento. O sistema FreeSpeak II forneceu às equipes o máximo de flexibilidade e escalabilidade da antena para percorrer livremente as áreas de produção do evento e também criar canais de comunicação direcionados entre diferentes equipes técnicas.”
Transceptores FreeSpeak foram instalados em posições-chave em todo o local, permitindo que as equipes técnicas se comunicassem com a sala de controle ou FOH usando pacotes de cinto sem fio, quer estivessem dentro ou fora. O sistema Eclipse HX Pico foi instalado como a matriz principal, com 21 painéis V-Series implantados em várias zonas, incluindo a sala de controle principal, Stage Left e Stage Right, salas de OB, transmissão ao vivo, operações de torneios e front-of-house posição.
A One Up ligou o Eclipse ao console de áudio usando uma conexão de 4 fios, que também foi usada para enviar sinais de intercomunicação para os IFBs para talentos, analistas e elenco, bem como os dispositivos de rádio usados pela equipe de câmeras.
O sistema sem fio FreeSpeak II foi alocado entre o grupo de produção de transmissão e as equipes de FOH e de diretores. One Up espalhou oito transceptores FreeSpeak II pelo palco, no saguão principal do local e na posição FOH, usando 11 pacotes de cintos FreeSpeak II. O One Up também configurou os pacotes de cinto do FreeSpeak II com um painel de estação de usuário V-Series para funcionar com o console FOH para redundância de backup.
Com a crescente popularidade dos esports, os organizadores de eventos podem olhar para a combinação das tecnologias confiáveis da Clear-Com e a estreita coordenação entre empresas como One Up e Banana Culture como um plano de jogo para o sucesso futuro.
Entre os 16 países que disputaram a PUBG (Playerunknown’s Battlegrounds) Nations Cup, a equipe brasileira ficou na terceira posição com 177 pontos, somente atrás do Reino Unido (203) e Vietnã (177).
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube