Por quase quatro décadas como parceira da Clear-Com, a Savana Comunicações tem fornecido a tecnologia Clear-Com para uma ampla variedade de aplicações, incluindo Broadcast, eventos ao vivo, corporativos, locais de culto e projetos industriais. Agora, em parceria com a Painel Multiserviços, de Barueri (SP), a Savana estendeu seu alcance aos setores público e governamental com um aplicativo exclusivo em cinco cidades brasileiras para auxiliar a polícia e os serviços de emergência da cidade como parte da iniciativa “Smart City” no Brasil.
Iniciado por Ricardo José, diretor técnico da Painel Multiserviços, o resultado é um sistema fácil de usar que utiliza comunicação sobre IP que agiliza o tempo de resposta e aumenta a capacidade dos serviços de emergência para coordenar e reagir a praticamente qualquer tipo de problema que possa apresentar se na paisagem urbana. “Em se tratando de policiamento, polícia e defesa civil, além do SAMU, essas equipes não podem esperar por comunicações em meio a uma catástrofe”, explica Ricardo. “Eles precisam de acesso à comunicação imediata. Seu negócio principal são tarefas de missão crítica, então eles se adaptam e se beneficiam ao máximo das soluções que a Clear-Com oferece.”
O diretor de engenharia da Savana, João Pedro Machado Homem (“JP”) descreve o sistema como “cloud comms”, uma ideia que se tornou realidade durante a pandemia e uma forma de expandir os serviços da Savana e, ao mesmo tempo, se adaptar à tendência crescente de intercomunicação como serviço. Alugam portas IP em um Sistema Intercom Matrix Digital Eclipse HX (Omega Frame) com cartão E-IPA , que está instalado no centro técnico da Savana no Rio de Janeiro e conectado à rede pública. Em seguida, eles alugam painéis Iris, headsets Clear-Com e licenças Agent-IC para todos os usuários se comunicarem remotamente em campo. É um sistema que funciona perfeitamente: “Eles instalam o painel, eu envio o endereço IP e a senha e ele simplesmente começa a funcionar”, diz JP.
Desde a implantação inicial do sistema nas cidades de Indaiatuba e Barueri, mais três municípios – Mauá, Jundiaí e, no início de 2022, Tatuí – o adotaram. Apesar de Tatuí (SP) ter sido a última cidade a adotar o sistema, “é a mais empolgante”, acrescenta JP, citando a eficácia do sistema durante uma festa popular que celebrava a indústria de doces da cidade, a Feira do Doce, em julho.
O sistema Clear-Com de Tatuí também fortalece a segurança nas escolas públicas, permitindo que os serviços de emergência se comuniquem de forma eficaz e respondam mais rapidamente a qualquer situação com precisão e eficiência. As escolas já possuem câmeras de segurança ‘inteligentes’ que enviam automaticamente um alerta para a polícia quando necessário, explica JP. “Mas câmeras e informações não são suficientes. Você tem que ser capaz de se comunicar e enviar essas informações para as pessoas certas nos serviços de emergência para que possam agir.”
Para Tatuí, onde o roubo de escolas públicas é um problema constante, é uma parceria importante. “A tecnologia de comunicação que eles nos forneceram é rápida e instantânea”, afirma Elizângela Cecílio, secretária de Educação de Tatuí. “Isso tem sido muito benéfico para a segurança de nossos filhos e funcionários, e queremos contar aos nossos amigos, as equipes municipais das cidades vizinhas [sobre isso], para que também possam implementar a tecnologia da Clear-Com em suas comunidades.”
Em última análise, o sistema melhora drasticamente a produtividade e a eficiência de todos que o utilizam atualmente, acrescenta Francisco Carlos Severino, diretor de estratégias de segurança de Tatuí. “Antes trabalhávamos às cegas, recebendo ou até checando uma ocorrência sem ter informações em tempo real”, disse. “Isso resulta em tempos de resposta muito mais rápidos, independentemente da situação.”
O sistema também permite uma cooperação fluente entre as cinco cidades, permitindo que os serviços de aplicação da lei e de emergência se comuniquem com suas contrapartes em outras jurisdições para fornecer segurança contínua. “Estamos sempre trabalhando para melhorar o atendimento quando há um alerta”, afirma Marcos Roberto, subcomandante da Polícia Militar de Tatuí. “Esse tipo de sistema de monitoramento funciona muito bem para nós, e o tempo de resposta, o serviço e o suporte rápidos da Clear-Com facilitaram a implantação da nova tecnologia.”
Isso, no entanto, é apenas o começo, diz JP, acrescentando que o objetivo é implantar a tecnologia Clear-Com em mais áreas do Brasil à medida que a conectividade 5G se espalha. “Agora temos cinco cidades que podem se comunicar por IP, para que possam cooperar. O próximo passo é usar o Agent-IC em veículos policiais e de emergência em vez de rádio”, conclui.
Site relacionado: https://www.clearcom.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube