Home Reportagens Sky Deutschland e LiveU ampliam parceria nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais

Sky Deutschland e LiveU ampliam parceria nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais

Sky Deutschland e LiveU realizaram um teste de conceito (POC) de produção multicâmera 5G e na nuvem em Berlim

Por Ricardo Batalha

Durante os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, realizados em Berlim de 15 a 25 de junho, a Sky Deutschland e a LiveU ampliaram sua parceria ao realizar um teste de conceito (POC) de produção multicâmera 5G e na nuvem. A Sky Deutschland e o NEP, que prestaram serviços durante os Jogos, utilizaram amplamente o ecossistema LiveU com suas unidades de campo de vídeo IP para fornecer imagens atraentes e dinâmicas de outros eventos dos Jogos.

A relação entre a Sky Deutschland e a LiveU vai além de uma conexão tradicional cliente/fornecedor de soluções. As empresas têm realizado diversas provas de conceito com tecnologia 5G em partidas de futebol e handebol, para destacar a facilidade de uso, flexibilidade e rentabilidade que a contribuição de mídia com 5G proporciona.

Em colaboração com o Comitê Organizador Local (COL) e um provedor de serviços 5G, a Sky Deutschland criou uma rede 5G privada para o evento e expandiu sua função de consultoria de locais. O torneio de tênis de mesa foi escolhido como o ambiente ideal para o POC.

Durante o torneio, a Sky Deutschland utilizou o ecossistema LiveU, composto por um link multicâmera LU800 e três smartphones equipados com o LU-Smart, para capturar o evento. As imagens capturadas pela LU800 e pelos smartphones foram codificadas e enviadas para Munique, onde foram decodificadas por dois decodificadores LiveU. A mistura das imagens foi feita na nuvem e o resultado final foi disponibilizado tanto para o diretor do sinal mundial quanto para a equipe da Sky Deutschland.

Alessandro Reitano, vice-presidente sênior de produção esportiva da Sky Deutschland, destaca que “esse é um importante evento global de vários dias, com uma poderosa mensagem de inclusão. Com o apoio do COL e da LiveU, vimos essa como uma oportunidade ideal para destacar o futuro da contribuição e produção com 5G. O interessante foi que as emissoras de televisão, as empresas de unidades móveis e outros provedores de tecnologia puderam presenciar a contribuição 5G em ação, com a eficiência e a flexibilidade da conexão IP e um tempo de configuração rápido e fácil. Pudemos contrastar isso com fluxos de trabalho mais tradicionais”.

Reitano acrescenta que “as Olimpíadas Especiais foram um evento integrador, não apenas pela competição em si, mas também pela colaboração entre emissoras e empresas de instalações, que compartilharam conhecimentos técnicos e recursos para a competição. É evidente que precisamos continuar destacando, principalmente para as indústrias de telecomunicações, as vantagens técnicas e financeiras do 5G como camada de transporte. Ainda há uma dependência excessiva de mecanismos de transporte tradicionais. É preciso promover uma mudança que permita o uso pleno de fluxos de trabalho mais curtos e flexíveis. Observamos uma crescente demanda das emissoras que desejam utilizar 5G e IP bonding em grandes eventos para ampliar a cobertura e diversificar a produção. O uso de 5G e LiveU abre um novo mundo de possibilidades. A necessidade está aí”.

Bart Meeus, Gerente Sênior de Esportes EMEA da LiveU, destaca que “esse foi outro marco importante que evidencia a flexibilidade, confiabilidade e potência do uso do 5G para contribuição, em perfeita combinação com nossas tecnologias. Vemos isso como o futuro e concordamos com Alessandro de que há uma necessidade de promover ainda mais o uso do 5G pela indústria”.

Site relacionado: http://www.liveu.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados