Home Reportagens Sky Sport Alemanha direciona seu futuro para o mundo IP com equipamentos da Lawo

Sky Sport Alemanha direciona seu futuro para o mundo IP com equipamentos da Lawo

Sky Sport Alemanha está instalando um total de doze mesas de mixagem de transmissão Lawo diamond IP para otimizar sua cobertura esportiva

Por Ricardo Batalha

Doze mesas de mixagem IP diamond, unidades Power Core e o sistema VSM da Lawo formam a base da aposta da Sky Sport Alemanha nas vantagens das infraestruturas baseadas em IP. Christian Barth (diretor de plataformas de produção, origem e distribuição), Florian Hennig (chefe de arquitetura de produção) e Chris Hermann (gerente sênior de arquitetura de produção) são os nomes-chave que lideraram a transição para o IP da Sky Sport Alemanha. A assistência de Wolfgang Götz da promediatools também foi fundamental, prestando serviços de consultoria em nome da Lawo que resultaram na aquisição de vários produtos da empresa.

Especificamente, a Sky Sports Alemanha instalou um total de doze mesas de mixagem de transmissão Lawo diamond IP para otimizar sua cobertura esportiva e fluxos de trabalho televisivos. Baseadas nos padrões de rede aberta AES67/RAVENNA AoIP, as mesas diamond também cumprem intrinsecamente com ST2110-30/-31 e ST2022-7. A configuração inclui também unidades Lawo Power Core como motores DSP e para fornecer conectividade de E/S expansível para fontes e destinos AES67, MADI, analógicos, AES3 e Dante. Para o controle da transmissão, a SKY utiliza o sistema VSM (Virtual Studio Manager), uma solução de controle e fluxo de trabalho para infraestruturas de transmissão baseadas em IP que oferece integração perfeita e compatibilidade com fluxos de trabalho personalizados.

O processo de seleção foi baseado em uma sessão de teste de conceito para a qual vários fabricantes foram convidados. No final, a equipe da Sky optou pela mesa diamond para aplicações de rádio e televisão lançada no final de 2021, juntamente com a interface gráfica de software VisTool e VSM. A decisão foi em parte baseada no desejo da Sky de implementar fluxos de trabalho mais eficientes, bem como no fato de que uma infraestrutura recém-instalada permite aproveitar todo o potencial do VSM. Christian Barth explica os condicionantes deste projeto: “A infraestrutura tem que oferecer o mais alto grau possível de integração tecnológica. A escalabilidade também desempenhou um papel importante, já que as mesas de mixagem planejadas precisavam abranger desde atribuições de voz off mono até produções Dolby Atmos, e ao mesmo tempo serem fáceis de operar. O diamond facilita a atribuição dos fluxos de trabalho personalizados da Sky”.

“O console de mixagem Lawo se encaixa perfeitamente em nosso panorama tecnológico. A Sky desenvolveu uma pilha de processamento de áudio intimamente integrada. Portanto, faz sentido, por exemplo, que o engenheiro de som ouça o efeito de como suas mixagens chegam às etapas subsequentes de processamento de áudio na cadeia de monitoramento e ajuste as configurações correspondentes no console de mixagem. Com sua oferta versátil de DSP, o diamond elimina as antigas limitações do fluxo de trabalho de áudio. Além disso, diante da migração para cenários de produção cada vez mais remotos, é necessário alinhar diferentes planos de tempo com defasagens às vezes significativas, e o diamond faz isso muito bem”, acrescenta Florian Hennig.

A nova infraestrutura, projetada pela equipe de Chris Hermann em colaboração com Wolfgang Götz, visa otimizar vários processos da cadeia alemã. Hennig explica: “Além da funcionalidade, a eficiência foi outra consideração importante. Enquanto antes só era possível transmitir um tipo de esporte por console, o diamond suporta até quatro eventos esportivos por console”.

Além das salas de controle clássicas, a Sky Sport Alemanha instalará uma de controle de monitoramento. Equipada com uma Power Core como unidade de monitoramento e conversão, será usada para nivelar e controlar todas as outras salas de controle, como descreve Chris Hermann: “Isso significa que muitas informações podem ser vistas ou recuperadas centralizadamente como um ‘ponto único de verdade’; além disso, o sistema de intercomunicação será operado a partir daqui”.

Após decidir o sistema, definir os fluxos de trabalho, concluir a implantação técnica e realizar extensas sessões de treinamento, a instalação e a inicialização estão programadas para 2024. Até que a transformação técnica seja concluída, a nova configuração funcionará em paralelo com a infraestrutura existente.

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Sky Sport Alemanha direciona seu futuro para o mundo IP com equipamentos da Lawo | AVAV 26/01/2024 - 13:04

[…] , 2024-01-26 01:08:55 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Sky Sport Alemanha direciona seu futuro para o mundo IP com equipamentos da […]

Comentários fechados.