Home Reportagens Sky TV implementa unidades RAVENNA/AES67 AoIP da Sonifex

Sky TV implementa unidades RAVENNA/AES67 AoIP da Sonifex

Por Redação

O AVN-PHX12 é um monitor mixer com entrada de fluxo 24x AES67 que permite um monitoramento de fonte mais flexível do que as unidades analógicas tradicionais

A Sky UK transferiu recentemente toda a sua operação Sky News para novas instalações no edifício Sky Studios, no campus da Sky TV em Osterley, oeste de Londres. O projeto visa mudar completamente a forma como a Sky TV funciona e o escopo de conteúdo que eles oferecem.

A Sky Studios é hoje o lar de uma nova instalação de produção de notícias digitais, composta por duas galerias de produção, três estúdios e a redação, além de todas as instalações associadas. O novo complexo foi projetado para consolidar as diversas vertentes do jornalismo e dos fluxos de trabalho de produção para permitir uma melhor colaboração e uso mais eficiente do conteúdo em diferentes plataformas de saída.

De acordo com Tom Pidsley, líder de projeto para os serviços de produção da Sky, que supervisionou os aspectos de áudio da instalação técnica, foi a oportunidade ideal para mover parte de seu fluxo de trabalho para IP. “Esta foi a nossa primeira experiência com o Audio-over-IP, por isso temos um caminho a percorrer antes de estarmos totalmente em AoIP, mas já apreciamos a diferença”, comentou ele. “Optamos por usar o RAVENNA como nossa principal tecnologia de transporte de áudio para garantir compatibilidade máxima com os futuros padrões de vídeo, como o SMPTE ST-2110, bem como a compatibilidade atual com o AES67.”

Atualmente, as principais áreas que foram transferidas para um fluxo de trabalho IP são os sistemas de mixagem/monitoramento nas galerias de produção e sistemas de mixagem/monitoramento in-ear para os apresentadores. Ambas as soluções foram fornecidas por especialistas britânicos em equipamentos de áudio de transmissão da Sonifex, com os sistemas de mixagem IEM especialmente projetados para a Sky TV de acordo com especificações personalizadas.

A Sky implantou cerca de 20 unidades mix/monitor AVN-PHX12 RAVENNA habilitadas em todas as galerias de produção. O AVN-PHX12 é um monitor mixer com entrada de fluxo 24x AES67 de uma unidade de rack que permite um monitoramento de fonte mais flexível do que as unidades analógicas tradicionais.

Pidsley descreveu como surgiu a seleção das unidades da Sonifex: “Em todas as nossas galerias de produção, antigas e novas, cada posição operacional é equipada com um PC, um painel Talkback, um monitor de vídeo com painel seletor de fonte e um painel monitor de áudio, além de qualquer hardware específico necessário para a função específica”, afirma Pidsley. “Para este projeto, tivemos a oportunidade de revisar a forma como gerenciamos o monitoramento de áudio – antes tínhamos usado mixers analógicos alimentados com várias fontes de áudio, exigindo muitos patchbays, amplificadores de distribuição de áudio e muita fiação de cobre. Nosso aplicativo parecia ideal por experimentar o AoIP com sua capacidade de distribuição inerente, então fomos buscar uma proposta com uma especificação geral baseada em IP, resultando em um contrato com a Sonifex para a sua unidade AVN-PXH12.”

A unidade é alimentada com saída de PC local, saídas de painel Talkback (para mixar em fones de ouvido quando usados), fluxos de áudio da fonte de vídeo selecionada, Program Sound, Talkback de Produção, Apresentador com escuta pre-fade e outras fontes individuais A maioria das entradas chega através de uma rede RAVENNA AoIP implementada para conectar o console de áudio Calrec e os produtos Sonifex. Em uso, o operador pode ajustar rapidamente o mix entre fontes, como mudo ou “solo”. A atividade de áudio em qualquer fonte é indicada pela iluminação de cor diferente dos controles de volume, tornando simples e intuitivo determinar a origem de cada fluxo. Também é possível direcionar o áudio de cada fonte para Esquerda, Direita ou Ambos (em estéreo) os lados dos headphones quando utilizados, permitindo a separação de sinais.

Os custos de instalação foram reduzidos, tanto em termos de tempo quanto de materiais.”A capacidade de alterar qualquer fonte de áudio que alimenta qualquer uma das entradas da unidade de monitor mix através de um navegador da web é inestimável”, comentou Pidsley. “Anteriormente, teríamos que remendar fisicamente via patchbay, ou pior ainda, re-wire. Com as novas unidades Sonifex AoIP, a equipe de produção sabe que pode pedir ao supervisor de som para trocar fontes e ele será acionado imediatamente. Além disso, este sistema permite-nos ter o dobro de fontes disponíveis que as nossas unidades analógicas anteriores, tornando-as maiores, mais rápidas, mais flexíveis e mais fáceis de implementar.”

Em relação aos sistemas de monitoramento intra-auricular do Presenter, os desafios foram bastante diferentes. Os apresentadores do Sky News estão acostumados a ter controle total de cada fonte individual que ouvem em seus IEMs enquanto estão no ar. Anteriormente, isso havia sido alcançado com um pequeno mixer local que foi alimentado com quatro fontes: PTB (talkback aberto do diretor da galeria); talkback comutado (chave do produtor para apresentador); fonte de som do programa (reprodução ou alimentação externa ao vivo); e fonte personalizada (fonte de som não programável monitorada para informações minuto a minuto, por exemplo, comentários esportivos, conferência de imprensa, tradução, etc.). Soluções posteriores forneceram controle serial de mixers centralizados, mas ainda exigiam que o controle de áudio fosse roteado separadamente.

A Sky se aproximou da Sonifex para um projeto que forneceu múltiplos mixers centralizados controláveis por apresentadores e/ou técnicos em paralelo, com roteamento de entrada e saída dos mixers no AoIP, e áudio entregue em um conector de fone de ouvido na unidade controladora. Além disso, a Sky precisava da capacidade de alternar grupos de controladores remotos (unidades de apresentação) entre diferentes mecanismos de mixagem. Os controles remotos precisavam ser pequenos e ligados ao mesmo conector que os dados e o áudio.

A Sonifex desenvolveu o controlador remoto de monitoração intra-auricular AVN-MPPR de 4 canais AES67. Um mecanismo de mixagem de 8 x 4 canais em seu núcleo permite que até 32 unidades de apresentadores remotos alterem os níveis de saída de mixagem de um dos oito Virtual Mixers (VMs), cada um dos quais oferece quatro canais mono. Várias unidades podem controlar simultaneamente qualquer uma das oito VMs no mecanismo principal de mixagem com o número da VM exibido no painel frontal. Uma versão técnica do controle remoto localizada na sala de controle de som é capaz de supervisionar todas as oito VMs e ajustar os níveis dos apresentadores, se necessário. O áudio é transportado do mecanismo principal de mixagem para as unidades remotas via RAVENNA/AES67 com uma única conexão de rede Neutrik Ethercon PoE (Power over Ethernet). “AoIP usando a capacidade de rede PoE encaixou perfeitamente o projeto”, disse Pidsley.

O sistema permite que os apresentadores gerenciem suas fontes de áudio conforme necessário e se concentrem em fazer o que fazem melhor. Os supervisores de som podem ver rapidamente como as unidades dos apresentadores são definidas e, se necessário, fazer ajustes com monitoramento automático do áudio correspondente. “No geral, estamos muito satisfeitos com os resultados de nossa colaboração com a Sonifex, que nos ajudaram e apoiaram, e é claro, o desempenho do sistema AoIP baseado em RAVENNA melhorou significativamente nosso fluxo de trabalho”, continuou Pidsley.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados