Home Reportagens SL Benfica moderniza comunicações no Estádio da Luz com Arcadia Central Station da Clear-Com

SL Benfica moderniza comunicações no Estádio da Luz com Arcadia Central Station da Clear-Com

Modernização em parceria com a Clear-Com visa melhorar a coordenação entre as equipes operacionais do Estádio da Luz

Por Ricardo Batalha

O Sport Lisboa e Benfica, tradicional clube de futebol de Portugal, firmou uma parceria com a Clear-Com para atualizar o sistema de comunicações no Estádio da Luz, em Lisboa. A modernização visa melhorar a coordenação entre as equipes operacionais do estádio, solucionando desafios como falhas de cobertura de rádio em áreas críticas, como o túnel de entrada ao campo e a área dos bancos de reserva, que possuem vidros de segurança espessos, além de assegurar cobertura total no campo e na zona de fãs.

Para atender a essas demandas, a Clear-Com trabalhou em conjunto com a parceira local Decimagem, realizando um teste de conceito durante um jogo ao vivo. No teste, foram utilizados os sistemas FreeSpeak II, com beltpacks sem fio e transceptores IP, que conseguiram oferecer a cobertura necessária, mesmo nas áreas mais desafiadoras do estádio. Apesar da complexidade do Estádio da Luz, com seus vários níveis de arquibancadas e uma sala de controle central situada no terceiro nível, apenas dois transceptores Clear-Com foram suficientes para cobrir todo o estádio, incluindo o túnel de entrada ao campo, onde frequentemente ocorrem entrevistas com jogadores.

Com base nos resultados positivos do teste, foi implementado um sistema abrangente baseado na Arcadia Central Station de 32 portas da Clear-Com. Esse sistema integra quatro estações de alto-falantes HelixNet, estrategicamente posicionadas na sala de controle e em outras áreas chave. Além disso, foram implantados doze beltpacks e headsets FreeSpeak II, organizados em grupos para operadores de câmeras, suporte ao painel de LED e a equipe Benfica Experience.

Para ampliar ainda mais as capacidades de comunicação, o sistema Arcadia foi conectado a uma interface LQ Series IP, permitindo que até oito usuários se conectem via o aplicativo móvel Agent-IC da Clear-Com. Isso possibilita que os usuários mantenham a comunicação em áreas cobertas pela ampla rede Wi-Fi 6 do estádio, incluindo a zona de fãs. O aplicativo Agent-IC também oferece cobertura em locais sem Wi-Fi por meio de redes celulares, garantindo comunicação confiável nos dias de jogo.

O sistema de intercomunicação existente do Benfica foi integrado à nova configuração com a última atualização de firmware do Arcadia e o recurso IV Direct, permitindo o transporte de áudio analógico via IP. Isso foi realizado sem necessidade de cabeamento adicional, aproveitando a rede IP existente para conectar a sala de controle central a diversas posições operacionais no estádio.

“É muito fácil ajustar o sistema [Arcadia Central Station] às nossas necessidades. Conseguimos configurá-lo para atender nossas exigências, e o estádio está completamente coberto pelos beltpacks e pelo aplicativo Agent-IC”, destacou Mário Correia, responsável por Broadcast e AV do clube.

John Sparrow, consultor sênior de sistemas da Clear-Com para a EMEA, acrescentou: “Desde o conceito inicial até a instalação final, foi um prazer trabalhar com o Benfica e a Decimagem. Com dois transceptores IPT montados a 40 metros de altura na estrutura do estádio, conseguimos provar que todo o estádio está facilmente coberto pelo sistema FreeSpeak II. O projeto atendeu plenamente ao plano inicial e foi uma experiência gratificante.”

A parceria entre o Sport Lisboa e Benfica e a Clear-Com reforça o compromisso com a melhoria da experiência dos torcedores e a eficiência operacional em um dos principais estádios de futebol da Europa, também conhecido como “A Catedral”.

Site relacionado: https://www.clearcom.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados