Home Reportagens Slomo.tv: FINA usou sistema VideoReferee-SR como VAR no pólo aquático em Tóquio 2020

Slomo.tv: FINA usou sistema VideoReferee-SR como VAR no pólo aquático em Tóquio 2020

Por Ricardo Batalha

Sistema VideoReferee-SR também foi usado em outras competições internacionais da FINA, incluindo o 18º Campeonato Mundial em 2019 e a final da Liga Mundial Masculino

A Federação Internacional de Natação (FINA) usou o sistema VideoReferee-SR, da Slomo.tv, para fornecer assistência por vídeo aos árbitros durante as competições de pólo aquático nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, realizados no Tokyo Tatsumi International Swimming Center, no qual a Sérvia conquistou a medalha de ouro no masculino e os EUA no feminino. Ciente da necessidade de implantar videoarbitragem e orientada pelo princípio do fair play, a FINA decidiu adotar a tecnologia no pólo aquático em 2018, escolhendo a solução Slomo.tv. Desde 2019, o sistema foi implantado em inúmeras competições internacionais.

Andrey Kryukov, membro do conselho de diretores da FINA, reconhece que o jogo limpo nas competições de pólo aquático é a prioridade. “Nos esforçamos para criar todas as condições e fornecer aos árbitros todas as ferramentas necessárias para tomar as decisões certas em momentos controversos. Nossa cooperação com a Slomo.tv resultou na implementação do sistema de árbitro assistente de vídeo, que reduziu significativamente o número de erros que podem ocorrer por razões objetivas. Estamos muito satisfeitos que, pela primeira vez na história do pólo aquático olímpico, tal sistema tenha sido utilizado e, além disso, com grande eficiência e sucesso”, declarou.


O VideoReferee-SR funciona com 8 câmeras compactas mini-vR-Сam no modo 3G (1920x1080p50) e possui uma interface intuitiva de alto desempenho, bem como a capacidade de pesquisar simultaneamente em quatro canais de vídeo. A revisão do momento está disponível quase que instantaneamente. O tamanho compacto e a leveza (1U e 5,6 kg) permitem que seja facilmente transportado entre diferentes instalações esportivas.

Para melhorar a visibilidade de objetos e atletas, a FINA usa uma versão especialmente projetada de câmeras mini-vR-Cam. Para suprimir os reflexos de luz da água e melhorar a qualidade da imagem, as câmeras incluem filtros de polarização.

“A FINA e a Slomo.tv colaboram há muito tempo na implementação e utilização de sistemas de vídeo arbitragem no pólo aquático. Levando em consideração todas as características deste esporte, uma versão especializada do servidor VideoReferee-SR foi desenvolvida para atender a todos os requisitos da Federação. Gostaríamos de agradecer à FINA por sua confiança e estamos satisfeitos com o feedback positivo dos árbitros que trabalharam com o sistema nas Olimpíadas de Tóquio”, disse Igor Vitiorets, CTO da Slomo.tv.

Antes dos Jogos Olímpicos de 2020, o sistema VideoReferee-SR foi usado em muitas competições internacionais, incluindo o 18º Campeonato Mundial FINA 2019 em Gwangju e a final da Liga Mundial de Pólo Aquático Masculino FINA 2019 em Belgrado.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados