Home Reportagens Smartregie produz com o sistema de controle VSM da Lawo

Smartregie produz com o sistema de controle VSM da Lawo

Smartregie escolheu o VSM para gerenciar o roteamento de vídeo de um sistema Riedel Mediornet sobre a rede IP usando o protocolo Ember+

Por Ricardo Batalha

A Smartregie, prestadora de serviços de Colônia (ALE), escolheu o VSM (Virtual Studio Manager), da Lawo, como a solução de controle e fluxo de trabalho que sustenta sua oferta modular de aluguel de salas de controle para eventos e produções televisivas. Christian Brauksiepe, diretor técnico responsável da Smartregie, comenta que “o VSM pode ser facilmente e rapidamente adaptado à configuração de rede em constante mudança no aluguel de equipamentos, e também é fácil de operar, para que possamos explorar muito melhor o potencial. de nossa infraestrutura de produção.”

Em cada ambiente de produção da Smartregie, os vários módulos de equipamento são combinados com precisão de acordo com os requisitos do cliente e conectados em rede usando a mais recente tecnologia de nuvem e fibra óptica.

Para gerenciar a arquitetura de rede baseada em IP existente com mais flexibilidade e facilitar o uso, a Smartregie escolheu o VSM, da Lawo, para gerenciar o roteamento de vídeo de um sistema Riedel Mediornet sobre a rede IP usando o protocolo Ember+, bem como a contagem e transferência de rótulos através do protocolo TSL-5 para os multiviewers internos. Três painéis virtuais VSM em tablets são usados como interface de usuário.

“Por exemplo, em uma produção que acabamos de concluir na Croácia, tínhamos 45 câmeras remotas instaladas permanentemente e cinco câmeras montadas no ombro em uso”, explica Brauksiepe.

“Monitorar e ajustar os fluxos de todas as 50 câmeras em uso paralelo teria sido impossível com a solução convencional de uso intensivo do operador. Mas com o VSM rodando em tablets, todos os controles estão ao seu alcance. Basta pressionar uma tecla para alternar fluxos e acessar as configurações. As informações em tempo real de todos os componentes fornecem transparência e as informações de status podem ser exibidas rapidamente graças à marcação global”, acrescenta.

Além de simplificar o controle e o monitoramento da câmera, o VSM traz a funcionalidade multiviewer para a Smartregie, permitindo que os operadores vejam, mesmo na segunda linha, quais câmeras no stream estão online. Para o novo conjunto de The Bachelor/Bachelorette, supervisionado pela Smartregie, que utiliza mais de 30 câmeras distribuídas em dois conjuntos (House of the Candidates e Night of the Roses), a Smartregie refinará o fluxo de trabalho usando o VSM: além da imagem, também integrar o som.

“Nosso sistema em rede, móvel e modular, gerenciado via VSM, é uma solução que se adapta a qualquer produção de TV e cinema”, diz Brauksiepe. “Nosso conceito mostra que, com ideias e componentes inovadores, hoje é possível produzir espetáculos de forma flexível, eficiente, rentável e sustentável. Em formato de reality show, há uma realidade que raramente muda: ‘as coisas costumam sair diferentes do planejado’. É por isso que é tão importante que o fluxo de trabalho por trás de muitas câmeras seja simplificado, eficiente e flexível. É por isso que a Lawo foi o sistema escolhido”, conclui.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados