Home Reportagens Soluções AJA se tornam parte do núcleo da BC Live Productions

Soluções AJA se tornam parte do núcleo da BC Live Productions

Empresa de Los Angeles, BC Live Productions, produz diferentes eventos e na grande maioria das produções opta por soluções AJA

Por Ricardo Batalha

A empresa de serviços de produção BC Live Productions encontrou nas soluções AJA um aliado essencial para o seu dia a dia. A empresa de Los Angeles, BC Live Productions, produz diferentes eventos, que vão desde estreias de filmes a shows em Hollywood, passando por campeonatos de eSports ou reality shows. Na grande maioria das produções, Brett Collins, fundador da empresa, opta por soluções AJA.

“Contamos com muitos produtos AJA que recebemos da Key Code Media, tanto na produção quanto em nossos equipamentos de aluguel. Usamos fibra em muitos projetos para poder transmitir áudio e vídeo em distâncias maiores, então os miniconversores FiDO têm sido ótimos para transportar vídeo; liberação de quatro canais é muito conveniente. Também usamos muito os roteadores KUMO, e os gravadores multicanal H.264 HD Ki Pro GO são ótimos para quando os clientes querem arquivos imediatamente – eles podem pegar a unidade USB e ir embora assim que o programa terminar”, declarou Collins.

Embora a equipe da BC Live tenha desenvolvido inicialmente fluxos de trabalho remotos para seus clientes corporativos internacionais antes da pandemia, eles rapidamente passaram a oferecer kits remotos quando o trabalho em shows presenciais locais cessou. A demanda por kits remotos disparou, e as soluções da empresa ajudaram produções como RuPaul’s Drag Race ou conteúdo para NBA e NFLno ar novamente. “A pandemia desafiou muitas equipes de produção, inclusive a BC Live, a adotar formas distribuídas de trabalho, e agora que as pessoas perceberam que não é preciso estar todo mundo no mesmo lugar para criar conteúdo, ficou mais fácil acompanhar demanda do consumidor por conteúdo. No entanto, à medida que os clientes se tornam mais conscientes das novas possibilidades, os pedidos se tornam um pouco mais aventureiros. Tentamos estar à frente da curva e antecipar os seus pedidos, para oferecer sempre as melhores soluções possíveis. Parte disso é avaliar novas tecnologias e implementá-las quando fizer sentido, como vídeo sobre IP, que agora é totalmente onipresente.”

Parte desses novos desafios para seus clientes passa por mergulhar no mundo do UHD: “Também existem inúmeros casos em que (…) mesmo quando entramos no mundo 4K. (…) Em geral, usar AJA me dá conforto porque sei que eles levam sua engenharia muito a sério, e suas ferramentas atendem à tríade de métricas: preço, confiabilidade e elegância.”

Um dos maiores compromissos da BC Live até hoje foi o evento de lançamento de Arcane, série animada da Netflix ambientada no universo de League of Legends da Riot Games. Collins e sua equipe transmitiram o evento de tapete vermelho no Twitch, que foi realizado no campus da Riot em Santa Monica. Sua equipe cuidou de tudo: desde a transmissão inicial do evento até a estreia do programa ao vivo, passando por uma transmissão para o público europeu em 22 idiomas simultaneamente.

Para conseguir isso, a equipe gravou o show em ProRes em uma torre que abrigava vários gravadores AJA Ki Pro Ultra Plus. Um arquivo de vídeo mestre contendo 22 idiomas diferentes foi incluído para transmissão através de codificadores, cada um gravado em um Ki Pro. Para transmissão, a equipe escreveu um código para reproduzir em lote os Ki Pros, e as saídas foram enviadas para diferentes canais de codificação para ir a diferentes regiões.

Collins vê o futuro da produção ao vivo passando por IP. Para esta tarefa, continue confiando na AJA: “Conectar um BNC é ótimo para confiabilidade, mas com vídeo IP você também pode incluir muitos dados auxiliares e é incrivelmente escalável. Felizmente, temos alguns engenheiros de rede excepcionais, portanto, adicionar recursos de IP tem sido relativamente fácil e conseguimos prosperar no mundo remoto. Cada novo local ou caminhão de TV com o qual lidamos tem seu próprio conjunto de protocolos de conectividade. Por isso, temos que ser ágeis e garantir que possamos trabalhar com todos os tipos de formatos. Com equipamentos de fabricantes como a AJA, estamos bem posicionados para navegar entre protocolos, plataformas e codecs.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados