A fabricante britânica tornou-se referência em soluções de áudio para a indústria de rádio e TV, e atualmente exporta mais de 70% de seu portfólio
A fabricante britânica de soluções de áudio para a indústria de rádio e TV, Sonifex, celebrou o seu 50º aniversário esta semana. Fundada por Paul Brooke em abril de 1969, a empresa começou na sala da frente da casa de Paul em Wellingborough, no Reino Unido. Paul havia se formado como engenheiro eletrônico e fora despedido de um emprego de eletrônica. Ele usou o período de redundância de 6 meses para começar a projetar um mixer que ele pudesse vender para estúdios de filmagem e gravação em Londres. O trabalho de design eletrônico sob medida tornou-se seu ofício e em 1973 ele se mudou para uma fábrica em Irthlingborough, no Reino Unido.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, a Sonifex tornou-se conhecida por projetar e construir máquinas sucessivamente melhores, usadas para tocar jingles de rádio, e vendas maiores significaram, em 1985, mudar a empresa para onde ela está hoje, uma fábrica construída na estrada da estação em Irthlingborough. As vendas dessas máquinas aumentaram rapidamente durante o final dos anos 80.
O negócio era muito familiar com Dorothy, a esposa de Paul e sua cunhada Vivien fazendo as contas, seus filhos Andrew e Marcus trabalhando em produção e design, mas também sua sogra e até sobrinhas e sobrinhos e, eventualmente, netos, também desempenhando um papel na empresa em algum momento.
Em 1994, o filho de Paul, Marcus Brooke, assumiu a empresa como MD, com Paul e Dorothy se aposentando pouco depois.
O grande aumento de novos produtos que a Sonifex criou desde o final dos anos 90 foi para tentar manter um passo à frente em uma indústria baseada em tecnologia que manteve os produtos existentes fora de moda: as máquinas então foram redesenhadas para máquinas de disquete e, em seguida, para sistemas de playout baseados em PC; registradores baseados em fita para registradores baseados em disco rígido e, posteriormente, em software; áudio analógico para áudio digital e depois, áudio IP.
A Sonifex teve que se reinventar continuamente. A gama Redbox, por exemplo, de interfaces de áudio analógicas e digitais, cresceu e se tornou um padrão da indústria, com sua cor vermelha. Todos os produtos Sonifex são projetados e fabricados internamente em sua fábrica em Irthlingborough, atualmente mais de 70% do portfólio é direcionado à exportação. A equipe de P&D é formada por funcionários que desenvolvem projetos de circuitos analógicos e digitais, projetos de hardware e software.
Uma linha de fabricação de montagem em superfície foi introduzida em 1996 e substituída por uma linha mais nova em 2011, capaz de colocar os BGA FPGAs mais densos e os menores componentes. Uma oficina de engenharia tem máquinas CNC para fabricar o chassi do produto, painéis dianteiros e traseiros com alguns dos melhores padrões de engenharia do setor.
Com mais de 150 linhas de produtos diferentes para fabricar, a Sonifex refinou seus métodos de produção e compra para construir pequenos lotes de produtos, com uma política de melhoria contínua e eficiência que permeia as operações. Checando os recordes de produção, a Sonifex estima que existam aproximadamente um quarto de milhão de produtos Sonifex no mercado, com a maioria vendidos para mais de 120 países em todo o mundo.
“É difícil resumir 50 anos de um negócio, há tantas memórias e tantos eventos. No dia a dia, não nos sentamos e refletimos sobre o que estamos fazendo, apenas continuamos com o trabalho em mãos. Mas realmente devemos nos maravilhar com a enorme gama de habilidades que temos em casa e o nível de detalhe e qualidade que alcançamos em nosso trabalho, em nossa pequena fábrica em Irthlingborough. Gostaria de agradecer a todos os funcionários que tivemos ao longo desses 50 anos e a todos os nossos incríveis clientes que compraram e usaram nossos produtos. Sem eles, não seríamos nada”, afirma MD Marcus Brooke.