As novas câmeras HXR-NX800 e PXW-Z200 da série NXCAM e XDCAM, respectivamente, com sensor CMOS tipo 1.0, representam a resposta da Sony ao crescente mercado de streaming de eventos, incorporando funções de reconhecimento de inteligência artificial (IA), autofoco (AF) de alta precisão e uma lente zoom óptica 20x. Desenvolvidas para ambientes broadcast, corporativos, religiosos e educacionais, esses novos modelos combinam portabilidade, funcionalidade, interoperabilidade e conectividade de rede, facilitando o streaming de eventos ao vivo.
“As novas HXR-NX800 e PXW-Z200 baseiam-se no extenso legado e experiência da Sony em broadcast e produção, combinados com as mais recentes tendências tecnológicas transformadoras, como IA e streaming. À medida que continuamos a fortalecer nosso portfólio, temos o prazer de combinar algumas de nossas funções mais requisitadas e benéficas em um formato portátil, para atender profissionais de todos os níveis com as opções e capacidades necessárias para tornar seu trabalho mais impactante, visualmente atraente e eficiente”, comenta Claus Pfeifer, Head of Content Acquisition da Sony Europe.
O reconhecimento de objetos via IA, o autofoco (com detecção de fase de alta densidade que permite um rastreamento AF sempre preciso e sensível com uma velocidade de transição de AF em 7 etapas e sensibilidade de troca de sujeito de AF em 5 etapas) e a compatibilidade com gravação 4K 60p/120p facilitam a captura em alta qualidade com menos intervenção manual. O novo enquadramento automático é capaz de ajustar a composição automaticamente para manter a pessoa centralizada no enquadramento, mesmo quando a câmera está sobre um tripé. Desta forma, por meio do reconhecimento de sujeito baseado em IA, a câmera recorta o enquadramento automaticamente, facilitando o trabalho do operador de câmera.
A alta qualidade da imagem é proporcionada pela leitura completa de pixels, com gravação 4K ponto a ponto (aproximadamente 40% recortado). Em Full HD, é possível trabalhar em até 240p, resultando em imagens de vídeo de alta velocidade de quadros, que permitem uma câmera lenta limpa na captura de eventos como os esportivos.
As câmeras incorporam um motor de processamento de imagem BIONZ XR e uma unidade de processamento de IA especializada para reconhecimento, rastreamento e enquadramento de sujeitos com alta precisão e em tempo real. A unidade de processamento de IA dedicada utiliza tecnologia de aprendizado profundo para reconhecer a estimativa da pose humana, melhorando o reconhecimento e o rastreamento do sujeito principal.
Além disso, o sensor CMOS Exmor RS empilhado de 1,0 polegada da HXR-NX800 e da PXW-Z200 oferece alta sensibilidade e baixo ruído. Um filtro ND variável eletrônico permite que os usuários alternem suavemente entre 1/4 e 1/128 de densidade. Os usuários também têm a opção de ativar o auto-ND, que permite à câmera manter uma exposição otimizada sem que o usuário precise ajustar as configurações – especialmente útil ao se mover rapidamente entre ambientes internos e externos. Dois anéis para foco e zoom e dois controles para Iris/ND Variável estão situados lado a lado, permitindo ajustar a exposição sem esforço junto com o foco e o zoom. Doze botões atribuíveis proporcionam maior personalização.
As duas novas câmeras estão equipadas com a lente G Lens da Sony, com um zoom óptico de 20x de novo design que cobre desde grande angular de 24 mm até teleobjetiva de 480 mm, com uma abertura máxima de F2.8-F4.5. Os modelos podem alcançar um zoom de 30x (4K) e 40x (HD) sem ruído, graças à tecnologia Clear Image Zoom da Sony. Vale destacar que o modo Ativo combina a correção eletrônica com a estabilização óptica de imagem para oferecer imagens mais suaves em movimento.
Ambas as câmeras incorporam um visor dobrável de novo design, um suporte para microfone removível e um novo monitor LCD dobrável de 3,5 polegadas com aproximadamente 2,76 milhões de pontos e retroiluminação Mini LED de alta luminosidade para facilitar a visualização, mesmo em ambientes com muita luz. Essas características permitem que os usuários verifiquem as imagens e o foco em ambientes claros, ao mesmo tempo em que facilitam o transporte.
Utilizando o aplicativo Monitor & Control App é possível realizar a supervisão das imagens de forma sem fio, com alta precisão e controle remoto em uma tela maior, como em smartphones ou tablets. Usando um smartphone ou tablet como uma segunda tela sem fio, é possível configurar e controlar a câmera remotamente.
Os novos modelos são compactos e têm um corpo excepcionalmente leve (HXR-NX800: aproximadamente 1,93 kg, PXW-Z200: aproximadamente 1,96 kg) para suas grandes características. Os corpos são fabricados com uma resina que incorpora SORPLAS, um plástico reciclado retardante de chamas, feito com até 99% de material reciclado.
Na gestão de cores, os predefinidos como S-Cinetone, ITU709, 709tone, HLG Live, HLG Mild e HLG Natural podem ser facilmente ajustados para que as cores combinem com as capturadas por outras câmeras da linha broadcast, Cinema Line e Alpha da Sony.
As câmeras suportam uma ampla variedade de formatos de gravação, como XAVC HS, XAVC S, XAVC SI e XAVC HS Proxy (até 16 Mbps). Elas suportam gravação proxy, que reduz a carga de armazenamento e gestão de dados durante a pós-produção, e gravação TC/UB, necessária ao usar múltiplas câmeras. A PXW-Z200 também será compatível com gravação em XAVC (MXF) através de uma atualização de firmware prevista para 2025.
A HXR-NX800 e a PXW-Z200 estão equipadas com várias interfaces, como HDMI tipo A, USB tipo C, LAN e terminais REMOTE. A PXW-Z200 suporta entrada/saída SDI via conector BNC (12G, 6G, 3G [Nível A/B], HD) e entrada/saída TC por BNC. Ambas oferecem uma solução de gravação e transmissão “tudo em um”, permitindo que um único operador ou uma pequena equipe gerencie facilmente tanto a captura quanto a distribuição. A conexão das câmeras a uma rede, como Wi-Fi, permite a transmissão ao vivo das sequências gravadas para serviços de streaming e sites de vídeo via RTMP/RTMPS ou SRT.
Entre as opções versáteis de transferência de arquivos, estão os codecs HEVC (H.265) e AVC (H.264), upload automático para a nuvem ou para um servidor FTP e a possibilidade de proxy chunk para uma transferência de arquivos segura e de alta qualidade.
Ao combinar com o novo transmissor de dados portátil da Sony, PDT-FP1, as duas novas filmadoras podem suportar uma transmissão de maior qualidade com a tecnologia QoS da empresa e o Creators’ Cloud para serviços empresariais, incluindo o serviço de link de câmeras na nuvem, C3 Portal (serviço pago), XDCAM pocket e o sistema de emissão na nuvem, M2 Live.
Em consonância com o compromisso da Sony com tecnologia acessível e ambientalmente responsável, os menus de ambas as câmeras podem ser manuseados por meio de leitura de voz e incorporam uma função de ampliação de tela para expandir as telas para a proporção desejada. A função de texto para voz pode ler cópias e informações na tela, com volume e velocidade de leitura ajustáveis. Finalmente, vale destacar que essas novas propostas oferecem ao usuário um total de 14 botões atribuíveis, permitindo assim uma maior personalização.
Site relacionado: https://pro.sony/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube