Home Reportagens Sony anuncia lançamento de Arquivo em Disco Óptico Geração 3, nova mídia de longa duração, com maior capacidade e velocidade

Sony anuncia lançamento de Arquivo em Disco Óptico Geração 3, nova mídia de longa duração, com maior capacidade e velocidade

Por Ricardo Batalha

A nova mídia de arquivo suporta 5,5 TB por cartucho e permite transferir conteúdo a uma velocidade de 375 MB/s por unidade

A Sony Electronics Inc. anunciou hoje o lançamento de Arquivo em Disco Óptico Geração 3, a última versão de unidade de arquivo de grande capacidade, que inclui unidades de desktop com conexão USB (ODS-D380U), unidades para bibliotecas de canal de fibra (ODS-D380F) e cartuchos para mídia (ODC5500R) desenvolvidos para obter um armazenamento de dados empresariais seguro e em longo prazo. Cada cartucho consiste em 11 “discos de arquivo” desenvolvidos em conjunto com a Panasonic e oferece 500 GB de armazenamento por disco para obter uma capacidade total de 5,5 TB, o que representa um aumento de mais de 60% em comparação com a Geração 2. Com uma vida útil estimada de mais de 100 anos (*1), o Arquivo em Disco Óptico Geração 3 é a solução ideal para um armazenamento em longo prazo durável e confiável.

A nova unidade óptica empresarial Geração 3 de oito canais lê e escreve ambos os lados da mídia, para permitir a transferência de dados segura e a alta velocidade (375 MB/s para leitura e 187,5 MB/s para escrita (*2), 1,5 vezes superior à Geração 2). A integridade dos dados se assegura através do uso de verificação instantânea em combinação com mídias de armazenamento incrivelmente estáveis. A função de verificação Fixity que vem inclusa oferece integridade de dados auditáveis em longo prazo. A mídia de próxima geração é resistente às mudanças de temperatura e umidade, e oferece resistência superior a fatores externos, como água, luz e eventos de EMP (pulso eletromagnético). Arquivo em Disco Óptico Geração 3 também pode reduzir as despesas em longo prazo, graças ao seu consumo de energia baixo e ecológico. Além disso, sua confiabilidade, suas características e sua compatibilidade com versões anteriores eliminam a necessidade de migrar dados entre múltiplas gerações de mídia. É ideal para satisfazer a crescente demanda da indústria de armazenamento de arquivos em frio em longo prazo.

A Sony está desenvolvendo atualmente, em conjunto com Qualstar Corporation, uma solução para bibliotecas empresariais que utiliza a tecnologia Gen3. Esta solução de alta capacidade irá de 4,7 PB a 50 PB (*3) por biblioteca e permitirá escalar as configurações de clusters multibiblioteca que podem lidar com centenas de petabytes de dados de arquivo.

“Com a nova tecnologia Gen3 e PetaSite EX, a Sony cria uma solução segura e rentável, que oferece a capacidade, o rendimento e a escalabilidade para ajudar as organizações com suas necessidades de armazenamento em longo prazo em uma ampla variedade de mercados, que vão desde mídia e entretenimento até governo, educação, fabricação, cuidado da saúde e bancos, dentre outros”, afirmou Luiz Padilha, presidente da divisão profissional na Sony Electronics Latin America.

Segundo o previsto, os modelos ODS-D380U, ODS-D380F e ODC5500R estarão disponíveis em janeiro. No caso das soluções de arquivo de tamanho médio, espera-se que a biblioteca de Arquivo em Disco Óptico PetaSite existente da Sony, modelo ODS-L30M, com maior capacidade de até 3 PB por sistema de biblioteca, esteja pronta para admitir Gen3 em janeiro.

*1: Duração de arquivo média estimada como disco de arquivo sem conteúdo, através de prova de aceleração interna, com referência ao método ISO/IEC16963.
*2: O rendimento varia segundo o tipo de cartucho e poderia se ver afetado pelo ambiente do computador.
*3: A capacidade de gravação depende do ambiente de uso. A capacidade de gravação real pode ser inferior à indicada no cartucho.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados