Home Especiais Sony aposta no mercado de painéis para produção virtual com Verona

Sony aposta no mercado de painéis para produção virtual com Verona

Os novos Crystal LED da Sony se destacam por oferecer uma nova tecnologia de superfície antirreflexo com tons pretos profundos

Por Ricardo Batalha

A série Crystal LED da Sony cresce com Verona, uma nova linha de painéis projetados para atender às necessidades e desafios dos ambientes de produção virtual que serão apresentados na IBC 2023 (15 a 18 de setembro).

Os novos Crystal LED da Sony se destacam por oferecer uma nova tecnologia de superfície antirreflexo com tons pretos profundos, proporcionando tanto pretos intensos quanto baixo nível de reflexos. Isso, segundo a Sony, reduz significativamente a perda de contraste causada pela luz dos monitores LED adjacentes e pelos equipamentos de iluminação do estúdio. Esses dois fatores são fundamentais para minimizar a diferença de contraste entre a imagem projetada no monitor LED e os atores que estão diante dele no set, misturando o virtual e o real de forma mais natural.

Os novos painéis Verona da Sony alcançam um brilho de 1500 cd/m² e uma ampla gama de cores que cobre mais de 97% do DCI-P3 para reproduzir locações de filmagem realistas. Eles também utilizam circuitos integrados de controladores LED de alto desempenho, permitindo uma taxa de atualização de até 7680 Hz para reduzir significativamente os defeitos na linha de varredura da câmera. Ambos os modelos, ZRD-VP15EB/23EB e ZRD-VP15EM/23EM, estão disponíveis com um espaçamento de pixels de P1,56 mm e P2,31 mm. Também são compatíveis com os controladores mais utilizados do setor: o ZRD-VP15EB/23EB funciona com o processador Tessera SX40 da Brompton Technology, enquanto o ZRD-VP15EM/23EM utiliza a plataforma de processamento Helios da Megapixel.

Projetado por profissionais da produção virtual
Para criar Verona, a Sony colaborou de perto com criativos da indústria e levou em consideração seus feedbacks para criar um monitor específico que atenda às necessidades da comunidade cinematográfica, televisiva e teatral.

Um novo gabinete 1:1 foi projetado para ajudar as equipes de produção a montar rapidamente, facilmente e eficazmente um monitor que se ajuste ao tamanho do palco desejado, com alças grandes de fácil aderência, pinos de fixação para facilitar o alinhamento e um mecanismo de travamento de alavanca que pode ser acionado sem o uso de ferramentas.

Da mesma forma, Verona não apenas se adapta a espaços de estúdio curvos, suspensos e empilhados, mas agora os suportes são mais resistentes para suportar mais peso, permitindo empilhar telas com até 7 metros de altura. Uma tecnologia de superfície e vários mecanismos de proteção evitam danos à superfície e às bordas dos LEDs.

Sony focada na produção virtual
Este lançamento ocorre após o recente anúncio da Sony do lançamento de um novo conjunto de ferramentas de produção virtual projetadas para abordar os problemas comuns desse tipo de produção e aumentar a qualidade dos efeitos visuais na câmera.

Esse conjunto é composto por um acessório de câmera e monitor, bem como um calibrador de cores que utiliza o Unreal Engine para combinar os mundos real e virtual, alcançando uma sinergia entre hardware e software. Tudo com o objetivo de projetar, visualizar e aprimorar as tomadas de produção virtual durante a pré-visualização e antes de entrar na fase de produção virtual.

Além do cinema, televisão e publicidade, a tecnologia de produção virtual da Sony está se expandindo para espaços ao vivo e corporativos, impulsionando a criatividade em uma ampla gama de aplicações de criação de conteúdo.

Site relacionado: https://pro.sony/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados