Entre as novidades estão as soluções IP Live atualizadas, a nova câmera de vídeo com lente intercambiável E-mount, FX9, com sensor Full-Frame, e a nova de ombro PXW-Z750 XDCAM
No primeiro dia da IBC, feira de tecnologia, mídia e entretenimento que teve início nesta sexta (13) e vai até 17 de setembro, em Amsterdã (HOL), a Sony apresentou as suas novidades para a indústria de mídia, cinema e entretenimento. Em seu estande (Hall 13), podemos encontrar soluções IP Live atualizadas, dois adaptadores de extensão IP HDCE-TX30 / HDCE-RX30, a camcorder de lente intercambiável E-mount FX9, com sensor Full-Frame, recentemente desenvolvida para documentários. Além destas, a Sony trouxe a lente de cinema FE C 16-35mm T3.1 G, a camcorder de ombro PXW-Z750 XDCAM com um sistema de sensor CMOS 4K 2/3 CM de 3 chips com obturador global, bem como modelos adicionais ao sistema de microfone sem fio digital da série DWX.
No centro do estande encontramos um sistema LED de cristal 6K x 3K (CLED), que mostra imagens impressionantes. Um ponto importante a se destacar é o conjunto de serviços e microsserviços do Intelligent Media Services, criado recentemente. Eles apoiam as empresas de mídia na transformação das cadeias de suprimentos tradicionais, liberando mais valor de conteúdo para maior envolvimento do público e ajudando-as a evoluir para organizações mais ágeis.
Ultrapassando os limites com IP
Trabalhando com emissoras de todo o mundo, a Sony desenvolveu produção avançada de IP ao vivo e entregou mais de 60 estúdios de IP e unidades móveis a clientes, como Euro Media Group, DPG Media, NEP Austrália e SIC Portugal.
Entre as novidades, destacam-se dois adaptadores de extensão IP, HDCE-TX30 / HDCE-RX30, que transformam a atual série HDC de câmeras do sistema SDI em câmeras habilitadas para IP com interface SMPTE ST 2110. Graças ao seu tamanho compacto, um terço da largura padrão, os adaptadores de extensão IP oferecem produção remota IP Live avançada e compartilhamento de recursos, criando novos e eficientes padrões de fluxo de trabalho para as câmeras existentes do sistema HDC.
Também é importante salientar dois novos painéis de controle remoto (MKS-R4020 / MKS-E1620), que reforçam a confiabilidade, velocidade e precisão dos comandos por meio do Live Element Orchestrator; e a placa de interface PWSK-4509 opcional, que permite compatibilidade com o SMPTE ST 2110 para o servidor de produção ao vivo PWS-4500.
HDCE-TX30: acordo com a Nevion
No início deste ano, a Sony e a Nevion assinaram um acordo de colaboração estratégica. Juntas, pretendem fornecer aos clientes a experiência e os produtos (equipamentos e sistemas) necessários para criar soluções personalizadas para operações eficientes e modernas de produção ao vivo. Na IBC, juntamente com a United Broadcast, uma subsidiária do Euro Media Group (EMG) e da CenturyLink, a Sony realiza uma demonstração da solução IP Live conectando o seu estande (A10 / Hall 13) ao da Nevion (B79 / Hall 1) e um estúdio de produção IP remoto em Hilversum. A demonstração destacará o enorme potencial que as produções remotas baseadas em IP e o compartilhamento de recursos podem ter para as organizações de mídia.
A Sony também expandiu sua gama de soluções de produção com o lançamento do HKCU-REC55, um cartão opcional para as unidades de controle de câmera (CCUs) HDCU-5500 e HDCU-3500 da Sony, oferecendo os primeiros recursos de gravação on-board da Indústria. Transferência de arquivos em tempo real para o NAS para processamento adicional durante a gravação, bem como transferência de arquivos para uma unidade USB, pronta para ser excluída e compartilhada assim que a produção ao vivo terminar. Além disso, a gravação simultânea de 4K HDR e HD SDR suporta fortemente o fluxo de trabalho “SR Live for HDR”.
Quanto ao HDCU-5000 em uma CCU de 19 polegadas e rack de 3 polegadas, compatível com a maioria dos sistemas de câmeras HDC atuais, incluindo HDC-5500, HDC-3500, HDC-3100, HDC-2500, HDC-2400 , HDC-1700, BPU-4000 e BPU-4500A. A CCU suporta todas as interfaces necessárias para a produção de 4K e HD, incluindo SMPTE ST2110 em 4K e HD, além de um máximo de 8x 12G-SDI e 8x 3G-SDI. A taxa de frames alta (HFR) sobre IP será suportada, bem como a capacidade de gravar a bordo no futuro (opção) para aumentar a eficiência do sistema de produção ao vivo.
PXW-FX9
A primeira câmera de vídeo XDCAM com um sensor avançado de imagem completa de 6K e um sistema de foco automático híbrido rápido (AF) visa oferecer aos criadores de conteúdo mais recursos criativos para capturar imagens impressionantes que realmente ressoam com o público. A câmera se destaca por uma série de funções aprimoradas em relação aos sucessores da série FS7, como saída de 16 bits, S-Cinetone ou filtro variável eletrônico ND.
Baseado no sucesso dos modelos PXW-FS7 e PXW-FS7M2, o FX9 combina exclusivamente alta mobilidade com um sistema AF avançado, funções impressionantes de bokeh e câmera lenta graças ao seu sensor recentemente desenvolvido. A FX9 também herda sua ciência de cores e o Dual Base ISO 800/4000 da câmera de cinema digital de Veneza e representa a melhor ferramenta de escolha para documentários, videoclipes, produções de teatro e eventos de filmagem em geral.
PXW-Z750
Trata-se de uma câmera de vídeo de ombro XDCAM, com sistema de sensor CMOS de 3 chips 4K 2/3, e tecnologia global de obturador para capturar imagens nítidas. A PXW-Z750 oferece maior sensibilidade, menos ruído na imagem e uma gama de cores mais ampla e pode gravar em HD / 4K e HDR, além de suportar câmera lenta de até 120 fps em HD. Para melhorar a eficiência do fluxo de trabalho, possui um módulo sem fio integrado e é compatível com o serviço de fluxo de trabalho baseado em nuvem da Sony, o XDCAM air.
Além disso, a PXW-Z750 também pode ser usada com o mais recente sistema de microfone digital sem fio da série DWX e oferece maior facilidade de uso, incluindo ligado e desligado sincronizado, controle via configurações de menu ou botões atribuíveis e informações de áudio no visor usando soluções de áudio sem fio.
PXW-Z750
A Sony lançou uma solução de análise de vídeo baseada em inteligência artificial com o REA-C1000, um dispositivo de análise de borda e a primeira solução de análise de vídeo baseada em inteligência artificial. Ele foi aprimorado com os novos recursos disponíveis: atualização da V2.0 e sobreposição CG sem chave de croma. É possível extrair os apresentadores e sobrepô-los em várias camadas de fundos, sem a necessidade de uma tela de fundo. A REA-C1000 é apresentada com a última geração de câmeras de zoom com movimento horizontal e inclinação BRC-X400, SRG-X400 e SRG-X120.