C3 Portal, que estará disponível para Android e iOS, é um serviço que permite que câmeras se conectem na nuvem para produções remotas e colaborativas
O C3 Portal, a solução mais recente da Sony, permitirá que as câmeras sejam conectadas à nuvem por meio de uma transferência por meio de uma conexão móvel a partir de novembro. A mais recente iniciativa da Sony permite que as operadoras enviem arquivos para sua suíte de edição por meio do C3 Portal App, que estará disponível para Android e iOS. O C3 Portal, ou seja, Camera-Connect-Cloud Portal, busca atender a todas as demandas que acompanham esse workflow, pois adiciona metadados aos arquivos no momento do upload para a nuvem para integrá-los perfeitamente na postagem e sistema de produção.
A versão 1.0 do C3 Portal será lançada no final de novembro e os usuários podem escolher as licenças disponíveis que mais se adaptam às suas necessidades no canal de vendas da Sony, entre outras opções, o número de usuários, serviço de dados e capacidade de IA.
Kajita Hiroshi, Gerente de Marketing de Soluções de Mídia da Sony Professional Europe, destaca que o C3 Portal “afetará positivamente o fluxo de trabalho”, já que este “se distanciará de processos lineares e vinculados a suportes físicos para que qualquer pessoa envolvida na produção possa acessar os arquivos no momento”. “O tempo de antena ou de edição é consideravelmente reduzido, o que permite reduzir custos em geral e simplificar o trabalho colaborativo, em uma era de maior produção e pós-produção remota”, enfatiza o executivo.
5G, LTE ou conexão de rede sem fio
A Sony projetou o fluxo de trabalho do C3 Portal para ser extremamente simples. Por meio de um aplicativo móvel especializado, o operador de câmera pode seguir “passos intuitivos” que exigem apenas o login no aplicativo e a leitura do código QR das câmeras. Uma vez feita a conexão, os usuários podem conectar seu smartphone via USB e transferir arquivos para a nuvem via 5G, LTE ou rede sem fio. Da mesma forma, também será possível combinar várias redes móveis para acelerar a velocidade de transferência. Os arquivos enviados do local da gravação podem chegar a vários destinatários: desde os próprios estúdios de pós-produção até equipes de câmera, editores e produtores.
Outras características marcantes do C3 Portal são a capacidade de transferir arquivos em pacotes, permitindo que os usuários enviem arquivos durante a gravação; a inclusão de metadados para que operadores adicionem comentários e marcas de propriedade ao visualizar os arquivos proxy XAVC que são enviados ao smartphone; ou a possibilidade de conversão de voz em texto usando o reconhecimento de voz. Em termos de produção, o C3 Portal se integrará perfeitamente a vários serviços baseados em nuvem da Sony e outros fornecedores terceirizados, bem como a pacotes de edição não lineares e diretos.
O sistema C3 Portal foi projetado para aproveitar ao máximo a versão 3.0 do PXW-FX9 e a versão 5.0 do PXW-Z280. Todas as outras funções, exceto conexão de código QR e transferência de arquivo em lote, podem ser usadas com as câmeras ILME-FX6, PXW-Z750, PXW-Z450, PXW-X400 e PXW-X500. No futuro, a Sony incluirá suporte para mais câmeras Sony e recursos avançados.