A Sony Electronics se compromete a apresentar melhorias das soluções para as produções remotas e distribuídas, bem como a captura, o controle e o áudio do conteúdo, as opções na nuvem e as produções virtuais durante a NAB Show 2024. Estas tecnologias estão empoderando aos profissionais e criadores de conteúdo de mídia e entretenimento, em todos os níveis, pois alcançam um maior nível de eficiência, melhoram a produtividade e resolvem os desafios. As pessoas que visitarem o stand C8201 poderão experimentar o ecossistema conectado de ferramentas da Sony, assistir demonstrações de expertos na marca e aprender sobre as últimas tendências que estão dando uma nova forma aos espaços de transmissão, produção ao vivo, colheita de notícias e cinemas.
“A feira NAB continua sendo uma oportunidade para nos envolver com a comunidade através de nossa marca e defender as últimas tendências em tecnologia e fluxos de trabalho”, afirmou Felipe Rodrigues. “Nos últimos anos, priorizamos nosso foco às melhorias das inovações que ajudam a conectar, reimaginar e otimizar os esforços de nossos clientes. Seguimos comprometidos em melhorar benefícios da tecnologia IP e das soluções de captura, na nuvem e de produção virtual, as quais estão modificando a maneira de trabalhar da indústria”.
Produção remota e distribuída
O portfólio Networked Live da Sony é um ecossistema projetado para poder conectar, usar e compartilhar com ótima eficiência os diferentes recursos de produção, independentemente de suas localizações, para facilitar a produção remota e distribuída através de soluções locais ou híbridas baseadas na nuvem. Compreende três aplicações principais: contribuição, produção remota e produção interna.
As atualizações nesta área incluem a nova funcionalidade V1.1 para o dispositivo de transporte de conteúdo LAN/WAN NXL-ME80, que será lançado durante o verão de 2024. Isto permitirá ao dispositivo funcionar como um receptor junto com a unidade de produção remota CBK-RPU7, em um ambiente de comunicação 5G privado. O firmware também aumentará os canais em modo de latência ultra baixa e suportará o formato 24P.
Adicionalmente, o switcher virtual M2L-X será exposto no stand da Amazon Web Services (AWS) (no hall oeste – W1701), como parte de uma solução de produção ao vivo baseada na nuvem.
Soluções na nuvem
Creators’ Cloud, o pacote de plataformas e aplicações baseadas na nuvem da Sony, presta suporte a pessoas físicas e empresas com diversos componentes versáteis, que podem ser usados separadamente ou em conjunto para aumentar seu poder.
O Ci Media Cloud, o serviço de colaboração e gerenciamento de mídia da Sony, integrou novas maneiras para otimizar os fluxos de trabalho de produção e fortalecer a colaboração na edição não linear. Uma nova integração com Medway da Marquis Broadcast habilita a ingestão automatizada a partir do Ci até os sistemas Avid. O Ci ampliou significativamente suas capacidades de processamento de mídias com a integração de Colorfront Transkoder diretamente em sua plataforma. Além disso, o Ci está lançando oficialmente os fluxos de trabalho Ci (Ci Workflow) para admitir extrações de efeitos virtuais (VFX) totalmente automatizadas.
Da mesma maneira, a nova solução de software baseada em PC (PWA-RX1) herdará a função Quality of Service (QoS) da unidade PwS-110RX1A para oferecer uma transmissão de vídeo ao vivo estável, de baixa latência e de alta qualidade, com o uso de hardware COTS (disponíveis comercialmente). Apesar de que a aplicação PWA-RX1 pode ser usada sem a nuvem, ao emparelhá-la com o serviço de gateway na nuvem C3 Portal (C3P) da Sony, aprimoram-se ainda mais seus sets de funções de fluxos de trabalho, por exemplo, a saída SDI. Com respeito às notícias, além das Teradek, LiveU e TVU Networks, a C3P agora pode ser usada combinando com Dejero e Haivision.
Pode-se ter uma vista prévia do Monitor & Control versão 2.0.0, uma versão aprimorada para Creators’ Cloud for Individuals, cujo lançamento está planejado para a partir de maio de 2024. Pensada para os realizadores que rodam curta metragens e documentários com uma pequena equipe de produção, esta função oferecerá várias funções adicionais, o que inclui uma função de monitoramento de várias câmeras para iPad SO, que fornece uma vista de tela completa de até 4 câmeras, uma vista de descompressão para lentes anamórficas e uma função de visualização de monitoramento de mapa de foco (Focus Map).
Captura, monitoramento e áudio
O portfólio de produtos de imagem da Sony, que inclui uma gama completa de soluções de produção com câmeras, monitores e produtos de áudio, continua se expandindo e oferecendo novas possibilidades. Na feira NAB 2024, a empresa anuncia o lançamento da unidade BRC-AM7, uma câmera PTZ com lente integrada e análise através de IA. Entre suas características chave podemos destacar: um sensor CMOS de 1” de alta qualidade para imagens 4K 60p, função PTZ Auto Framing com análise através de IA e integração perfeita com as câmeras de estúdio e switchers da Sony, bem como coincidência de cor com o ecossistema da Sony. Espera-se que a nova câmera PTZ esteja disponível no começo de 2025 e seu protótipo poderá ser visto na feira.
Na NAB também serão expostas as melhorias introduzidas na linha FX da famosa série Cinema Line de câmeras Sony, junto com a câmera cinematográfica digital CineAlta de alta gama BURANO, que já se encontra disponível.
Também poderão ser vistos os monitores profissionais série PVM da Sony (PVM-X3200, PVM-X2400, PVM-X1800) com o firmware versão 5.0, que espera-se o lançamento para o verão de 2024. As atualizações incluem a produção simultânea de vídeos em HDR e SDR, funções HDR otimizadas que incluem ajustes 4K/HD SDI automáticos, ajustes de brilho do preto e suporte do modo entrelaçamento. Também, na feira NAB deste ano poderá ser visto um protótipo de um novo controlador de monitor, o modelo BVMK-R10 que estaria disponível no outono de 2024, com botões iluminados e uma pequena tela do menu, tudo otimizado para seu uso tanto em móveis de exteriores como em estúdios.
As novidades no setor de áudio profissional incluem ao adaptador ampliável DWA-F03D, que se conecta com o receptor com ranhura DWR-S03D da Sony para criar uma solução leve ideal para a gravação de áudio em exteriores, que seria lançada no verão de 2024.
Na feira, também poderão ser vistas duas integrações à linha de produtos CORE da Crispin de opções adaptáveis para a automatização. A Crispin CORE Assetbase oferece aos clientes uma ferramenta central de gerenciamento de ativos através de uma simples inscrição. A Crispin CORE Record and Prep Manager é uma ferramenta baseada em um buscador que permite aos clientes visualizar, programar e controlar todos os recursos de ingestão e preparação disponíveis.
Virtual Production
Ao combinar o realismo das rodagens no local com a flexibilidade dos sets virtuais, as soluções de produção virtual estão elevando o nível das produções através da melhoria dos fluxos de trabalho, uma maior criatividade e uma maior eficiência dos custos.
A próxima versão da ferramenta Virtual Production Tool Set da Sony poderá ser vista na feira NAB. Esta ferramenta, uma compilação de recursos que ajudam a melhorar os fluxos de trabalho de pré-produção e no set, integra novas funções que incluem compatibilidade com câmeras adicionais, sincronização de ajustes de câmera entre diferentes câmeras cinematográficas da série VENICE e Unreal Engine, e a capacidade de gerenciar câmeras virtuais a partir de um tablet.
As pessoas que visitarem a NAB poderão experimentar a tela Crystal LED VERONA da Sony que integra qualidade e eficiência às aplicações de efeitos visuais (VFX) das câmeras. Esta tela integra uma nova tecnologia de superfície anti-reflexos e tons pretos profundos, e um design de gabinete 1:1 de fácil instalação. O conteúdo cinematográfico de 24p mostrará um fluxo detrabalho do mundo real baseado na recente curta metragem da ETC@USC “EUROPA”, onde foi utilizada a ferramenta Virtual Production Tool Set para conectar a pré-produção com a rodagem no set em um fluxo de trabalho com gerenciamento de cor. Além disso, as visuais de 60p mostrarão o intercâmbio de várias câmeras em ambientes de transmissão.
Pan-Tilt-Zoom 4K 60p com função Auto Framing baseada em IA
A Sony lança uma câmera emblemática, a pan-tilt-zoom (PTZ) 4K 60p com lente integrada, a BRC-AM7. Através da integração da tecnologia PTZ Auto Framing, que utiliza inteligência artificial para obter um reconhecimento avançado, a câmera facilita o seguimento automático preciso e natural de objetos em movimento. Estas inovações permitem a produção mais simples de vídeo de alta qualidade para aplicações de broadcast, eventos ao vivo e esportes.
Além disso, a BRC-AM7 é a câmera PTZ com lente integrada é a menor e mais leve do mundo1: mede 168,7 mm de largura (aprox. 6,64 polegadas), 225,2 mm de altura (perto de 8,87 polegadas) e 192,3 mm de profundidade (ao redor de 7,57 polegadas), e pesa só 3,7 kg (aprox. 8,16 libras). O tamanho e o peso proporcionam mais liberdade, o que inclui flexibilidade de instalação, maior facilidade de acesso em localizações desafiadoras e mais pontos de observação. A câmera BRC-AM7 também funciona sem problemas com o ecossistema de câmeras profissionais da Sony, o que outorga perfeita compatibilidade e coincidência de cores.
“A câmera BRC-AM7 aumenta o completo legado de câmeras PTZ da Sony, reconhecidas por sua qualidade de imagem, e reforça o ecossistema conectado de soluções da marca”, afirmou Kento Sayama, vice-presidente adjunto da Imaging Solutions, Sony Electronics. “Recentemente, incorporamos a tecnologia de segmento automático baseado em IA em nossos modelos, e o impacto foi tremendo. A capacidade da câmera de seguir e enquadrar aos talentos de maneira constante ajudará a aumentar a eficiência das produções ao economizar tempo e eliminar conjecturas na criação de conteúdo, e, ao mesmo tempo, entregar um alto valor de produção”.
Está previsto que a câmera BRC-AM7 esteja disponível no início de 2025, mas será mostrada no estande da Sony (C8201) na NAB 2024.
Site relacionado: https://pro.sony/nab
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube