A câmera Top de linha HDC-P50 inclui o primeiro sensor CMOS de obturador global 4K de 2/3 polegada do mundo, além de permitir o uso em aplicações POV e sem fio
No IBC 2018, a Sony revela sua mais recente linha de soluções que permitirão às empresas de mídia capturar, editar e compartilhar conteúdo em 4K e HDR. O destaque entre os lançamentos desta edição é a nova família de câmeras HDC, todas 4K/HD HDR.
Família de câmeras HDC
A nova linha é formada pelas câmeras HDC-P50 (POV) Point of View, a câmera do sistema portátil HDC-3500, bem como as câmeras do sistema Fiber e Triax, HDC-3100 e HDC-3170. As duas primeiras apresentam o primeiro sistema de sensor CMOS de obturador global 4K de 2/3 de polegada do mundo, enquanto as duas últimas contam com um obturador HD HDR recém-desenvolvido.
Vale destacar que a câmera HDC-P50 inclui três sensores 4K, em combinação com um prisma recém-desenvolvido, que atingem o espaço de cor ITU-R BT.2020 e uma ampla gama dinâmica. Outro recurso interessante está na produção de sinais 4K/HD HDR diretamente do corpo da câmera, permitindo o uso em aplicações POV e sem fio, como plataformas de estabilização de mão, antenas de um drone ou helicóptero e jib/crane.
Além disso, a Sony lançou uma nova Unidade de Controle de Câmera Triax (CCU), a HDCU-3170, que herda todas as capacidades da HDCU-3100, lançada no início deste ano. Com entradas de fibra e Triax e capacidade de saída IP, fornece um recurso de dupla função (SMPTE ou modo único com uma placa ou licença opcional). Essa capacidade beneficiará as empresas de produção e locação que, rotineiramente, produzem em locais com diferentes infraestruturas de cabo.
“Com o lançamento de nossa nova família de câmeras live system, estamos oferecendo alta qualidade de imagem com nosso novo sistema óptico, alta mobilidade através da nova câmera POV e operação eficiente com seleção de opções para continuar a sustentar produção HD e 4K ao vivo”, explicou Rob Willox, diretor de marketing da Sony Professional Solutions Americas. “Também oferecemos aos nossos clientes compatibilidade com versões anteriores de sistemas de fibra de geração anterior, oferecendo novos recursos, como IP com SMPTE ST2110, 4K e HD HDR em seus conjuntos de ferramentas.”
Novo monitor de referência 4K HDR BVM-HX310
O novo monitor de referência Grau 1 de 31 polegadas da Sony, o BVM-HX310, oferece reprodução de cores precisa e desempenho de alto contraste para fornecer aos criadores de conteúdo profissionais maior flexibilidade e precisão para decisões críticas de classificação de imagem.
Este modelo reproduzir conteúdo 4K e HDR, suporta brilho padrão da indústria de até 1.000 nits em tela cheia e uma taxa de contraste de 1.000.000: 1 para produções HDR. Com suporte para todos os padrões da indústria, o monitor hospeda todos os principais HDR EOTF e, pela primeira vez em monitores profissionais da Sony, está incluída a capacidade para 12G-SDI, permitindo a transmissão 4K simples com um único cabo SDI. Também tem suporte para o espaço de cores ITU-R BT.2020 e imagens HDR.
Trimaster HX
O lançamento do novo monitor de referência também marca o lançamento da nova marca de tecnologia da Sony, a Trimaster HX, que representa a combinação das tecnologias HDR (“H”) e Liquid Crystal (Xtal) Display (“X”). Os monitores Sony desta gama oferecem precisão, consistência e reprodução de cores de qualidade.
firmware Venice versão 3.0
A atualização gratuita do firmware Venice versão 3.0 oferece novos modos de imagem, incluindo 6K e 5.7K, às câmeras de cinema Venice. Também adiciona um perfil de gravação no X-OCN (faixa de tons original e original negativo da câmera). Este novo perfil, chamado X-OCN XT, captura imagens da mais alta qualidade com o gravador de memória portátil AXS-R7 e mantém tamanhos de arquivo econômicos comparáveis ao tamanho do arquivo Sony F55RAW.
A atualização inclui ainda taxas extra-comprimidas adicionais para lentes anamórficas (x1,25, x1,3, x1,5, x1,8); cache REC por no máximo 30 segundos em memória ou HD; saída 6G ou 12G-SDI com saída 4K SDI; controle remoto sem fio para alteração das principais funções e configurações do sistema de extensão e do menu da câmera. A versão 3.0 estará disponível em fevereiro de 2019.
Sistema de Extensão Venice
A câmera de cinema Venice da Sony aumentará sua usabilidade e flexibilidade com as atualizações de firmware do Sistema de Extensão Venice (CBK-3610XS), que consiste em uma tampa do painel frontal, uma case block do sensor de imagem com um cabo de 9 pés e um cabo de extensão de 9 pés. A adição do Sistema de Extensão inclui uma saída HD-SDI, uma saída de 12V ou 24V para alimentar acessórios como servo motores de lente e monitoramento.
O sistema de extensão com fio permite que o corpo da câmera se solte do bloco do sensor de imagem sem degradação na qualidade da imagem. Assim, um usuário pode configurar e usar rapidamente apenas o bloco do sensor de imagem da câmera para capturar imagens nas mais diversas configurações de montagem e cenários de filmagem, incluindo uso com estabilizadores gimbal, caixas subaquáticas e de helicópteros e plataformas 3D/VR, bem como em espaços apertados e não convencionais, como em veículos, em guindastes ou braços russos.
Vale destacar que o sistema é compatível com as câmeras Venice existentes com firmware Versão 3.0 instalado e estará disponível em fevereiro de 2019 nos revendedores autorizados da Sony.
Mas novidades em câmeras
As filmadoras portáteis XDCAM PXW-Z280 e PXW-Z190 da Sony também receberam uma atualização de firmware (versão 2.0) baseada na tecnologia da XDCAM air. Esta atualização expandirá os recursos das duas filmadoras para incluir fluxo de QoS de link duplo, fluxo contínuo HEVC, intercomunicador de rede e controle remoto, quando usado com a licença CBKZ-SLNW1 opcional.
A Sony reverlou ainda o lançamento de uma nova câmera de mão 4K, modelo NX2000, com capacidade de zoom óptico de 18x em 4K e 14x em HD. A capacidade de transmissão de áudio sem fio é o destaque dessa nova câmera, que permite gravar reportagens conectando o microfone diretamente num hot shoe, em vez plugar na câmera.
Serviços de assinatura OTT
A Sony está lançando o Intelligent Media Services, uma gama de serviços de assinatura OTT. Confira abaixo cada um deles:
New Media Solutions – Um serviço de cadeia de fornecimento digital totalmente gerenciado, oferecendo soluções de distribuição de conteúdo em uma variedade de modelos, dependendo das necessidades do cliente.
Produção Virtual – Uma solução on-demand baseada em assinatura hospedada na nuvem que fornece um conjunto completo de ferramentas de produção para o streaming profissional simultâneo e multiplataforma e não requer infraestrutura ou investimento inicial. Recentemente, a Red Bull aproveitou a produção virtual para capturar e transmitir ao vivo sua corrida de motocicletas Alpenbrevet, que ocorreu em um local remoto nos Alpes suíços.
Serviços de produção baseados em nuvem – XDCAM air, um serviço de assinatura ENG e Media Backbone Hive, um sistema de produção de notícias multiplataforma, são soluções baseadas em nuvem que oferecem suporte a criadores de conteúdo para editar e exibir gravações antes de distribuí-las em várias plataformas e serviços OTT no arquivo e por streaming ao vivo.
Solução de Ativos Seguros – O Memphis Disk Archive e Memnon garantem ativos seguros e acessíveis de qualquer lugar do mundo com configuração de sistema flexível, desde armazenamento em nuvem avançado até armazenamento on-premise com mídia física, mantendo um repositório on-line impecável, organizado e seguro de ativos.
Novas placas de interface IP com compatibilidade SMPTE ST 2110 em HD/4K
A Sony está desenvolvendo suas soluções IP Live Production System com suporte adicional para SMPTE ST 2110 em HD e 4K. O novo switcher XVS-9000, que será lançado em outubro, suportará IP e 12G-SDI – assim como o XVS-8000, XVS-7000 e XVS-6000. Para o IP Live, uma série de novas placas de interface IP de 100G habilitará o suporte ao SMPTE ST2110. A unidade de controle da câmera HDCU-4300 também suportará o SMPTE ST 2110 através da placa opcional HKCU-4001. Todos os produtos estão planejados para estarem disponíveis em janeiro de 2019 em HD e estão planejados para adicionar suporte a 4K em maio de 2019 por meio de uma simples atualização de software.
Além disso, para oferecer aos clientes maior escolha, a Sony continuará investindo em Networked Media Interface, a transmissão exclusiva da Sony baseada em IP, cuja especificação de transporte foi padronizada pela ARIB (Associação de Indústrias de Rádio e Negócios), uma organização para estabelecer padrões para radiodifusão e telecomunicações no Japão, como ARIB STD-B73 1.0.
Colaboração Sony e Yamaha
O receptor digital sem fio DWR-R03D DWX da Sony também será apresentado em conjunto com o mixer digital da série QL da Yamaha. Como parte das próximas atualizações de firmware para o DWR-R03D (versão 1.10) e as séries CL e QL (Versão 5.10), o DWR-R03D pode ser monitorado e controlado diretamente do console de mixagem, através do suporte expandido do dispositivo Dante. Além disso, o DWR-R03D também pode ser corrigido no mixer Yamaha sem o Dante Controller. Essa colaboração expandirá ainda mais a operabilidade do sistema digital sem fio DWX. O novo firmware para o receptor está previsto para ser disponibilizado em novembro, gratuitamente.
“A cada ano na IBC, revelamos novas soluções inovadoras que dão às empresas de mídia as melhores ferramentas possíveis para capturar conteúdo impressionante e compartilhá-lo com seus públicos – e este ano não é diferente”, diz Stuart Almond, diretor de marketing da Sony Professional Solutions Europe . “Na Sony, ouvimos e trabalhamos de forma colaborativa com nossos clientes para criar soluções que lidam ativamente com os desafios que as empresas de mídia enfrentam hoje e fornecem a elas as tecnologias de que precisam para tornar o amanhã uma realidade.”
Acompanhe a cobertura do IBC na página da Panorama Audiovisual no Facebook, aqui no nosso portal especial e também por meio das nossas Newsletters enviadas diariamente – se você ainda não recebe nossas notícias por email, clique aqui para se inscrever.