Home Reportagens Sony lançará sensor de imagem CMOS com função de obturador global e contagem de pixels efetiva mais alta da indústria

Sony lançará sensor de imagem CMOS com função de obturador global e contagem de pixels efetiva mais alta da indústria

Por Ricardo Batalha

Produto apresenta contagem de pixels aumentada, que produz um tamanho óptico quase 10 vezes maior do que o sensor de imagem do tipo 1.1

A Sony anunciou o lançamento de um sensor de imagem CMOS de grande formato 56,73 mm diagonal “IMX661” para equipamentos industriais com uma função de obturador global e a contagem efetiva de pixels mais alta da indústria – 127,68 megapixels. Este produto apresenta uma contagem de pixels aumentada, que produz um tamanho óptico quase 10 vezes maior do que o sensor de imagem comum do tipo 1.1 correspondente à montagem C para equipamentos industriais.

Ele também possui a tecnologia de pixel de obturador global original da Sony “Pregius”, que permite a captura de imagens sem distorção de movimento. Além disso, a configuração original do dispositivo da Sony e a tecnologia de interface empregada permitem a leitura de imagens em alta velocidade a uma taxa de dados quase quatro vezes mais rápida do que os produtos convencionais.

A Sony espera que o novo sensor, quando usado em câmeras de equipamentos industriais para uma ampla variedade de aplicações, ajude a resolver uma variedade de desafios complexos, contribuindo assim para o desenvolvimento da indústria.

* 1: Entre os sensores de imagem CMOS equipados com obturador global. De acordo com a pesquisa da Sony (a partir do anúncio em 9 de março de 2021 ).
* 2: Baseado no método de especificação efetiva de pixels do sensor de imagem.
* 3: O mecanismo de união entre a lente e o corpo da câmera.
* 4: Comparado com o “IMX253” tipo 1.1 da Sony, sensor de imagem CMOS de 12,37 megapixels efetivos equipado com uma função de obturador global.

As necessidades de automação, economia de trabalho e outros benefícios da transformação digital continuam a crescer nos últimos anos em vários campos de equipamentos industriais. Isso acelerou a adoção de câmeras para uma ampla variedade de aplicações, aumentando a demanda por sensores de imagem CMOS com desempenho de imagem superior.

O novo produto combina a tecnologia Pregius, da Sony, com o grande tamanho óptico do tipo 3,6 (56,73 mm na diagonal), proporcionando uma contagem de pixels aumentada e imagens sem distorção de movimento. A configuração original do dispositivo, que emprega um processo chip-on-wafer, junto com a tecnologia de interface original da Sony, permite a leitura em alta velocidade quase quatro vezes mais rápida do que os produtos convencionais no modo de leitura de pixel completo.

Este design oferece imagens altamente eficientes que capturam um amplo ângulo de visão sem distorção de movimento em uma única operação de imagem. Ele também melhora a precisão do reconhecimento graças à imagem de alta resolução e oferece um alto nível de desempenho de processamento. Ele pode contribuir com soluções para uma variedade de aplicações de equipamentos industriais, por exemplo, processos de inspeção para produção de visores e substratos eletrônicos, monitoramento de área ampla e fotografia aérea, onde sua precisão aprimorada e leitura mais rápida ajudarão a atender a necessidade de um alto nível de produtividade.

Geralmente, o aumento da contagem de pixels significa maior volume de processamento do sinal, o que causa problemas como queda na taxa de quadros e tempos de leitura mais longos. Para realizar a leitura de alta velocidade, é necessário melhorar a funcionalidade de processamento do conversor AD, que converte a saída do sinal analógico do pixel em sinais digitais e, ao mesmo tempo, aumenta a velocidade da interface de saída.
Este produto apresenta a configuração de dispositivo original da Sony empregando um processo chip-on-wafer, no qual chips com certas funções são empilhados no topo do pixel wafer, permitindo o posicionamento ideal do conversor AD. Este design melhora a funcionalidade de processamento do conversor AD sem aumentar o tamanho.

O novo sensor também emprega o padrão de interface de alta velocidade de sinalização escalável de baixa tensão com relógio embutido (SLVS-EC) desenvolvido pela Sony, a fim de tornar a interface de saída mais rápida. Essas duas tecnologias originais permitem 127,68 megapixels, 10 bits, 21,8 fps, que é uma taxa de dados de saída de alta velocidade quase quatro vezes mais rápida do que os modelos convencionais. O aumento considerável na velocidade de multi-pixel e leitura contribui para a melhoria da produtividade em aplicações industriais.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados