Home Reportagens Sony testa os limites da transmissão esportiva na final da Copa da Itália de 2022–23

Sony testa os limites da transmissão esportiva na final da Copa da Itália de 2022–23

A Lega Série A da Itália novamente contou com os sistemas de câmera e tecnologia de ponta da Sony na final entre Inter e Fiorentina

Por Ricardo Batalha

A Lega Série A novamente contou com os sistemas de câmera e tecnologia de ponta da Sony para o maior evento de futebol do ano na Itália, a final da Coppa Italia Frecciarossa. A final deste ano foi realizada no último dia 24 de maio no lendário Stadio Olimpico de Roma, com vitória da Internazionale (2) sobre a Fiorentina (1).

Após a parceria no ano passado na final da Copa da Itália, a Sony e a Lega Série A estabeleceram um forte relacionamento com o objetivo comum de aproveitar as inovações tecnológicas para fornecer a melhor cobertura para os fãs de futebol e tornar o belo jogo ainda mais bonito. Dentre as tecnologias utilizadas, destacam-se as câmeras HDC-F5500 da Sony como a câmera principal com lente Fujifilm HKZ-25-1000mm para transmissão com qualidade superior a 4K. O lançamento de um novo filtro ND variável à câmera HDC-3500 para produzir imagens da mais alta qualidade, oferece a liberdade de variar a profundidade de campo e permite transições suaves entre diferentes tipos de fotos sem comprometer a qualidade da imagem.

A HDC-F5500 foi usada como ‘Câmera 1’ para a final, o que significa que era a câmera principal, tirando fotos de longe do campo e transmitindo grande parte do jogo. A câmera mantém uma aparência de transmissão ao mesmo tempo em que traz clareza e realismo à cobertura esportiva ao vivo.

Usando um sensor CMOS UHD S35mm com tecnologia de obturador global, a HDC-F5500 oferece clareza impressionante junto com a nova lente HZK de montagem PL da Fujifilm para maximizar a qualidade da câmera mais importante que captura o jogo. Das palavras nas camisas dos jogadores à textura da grama do campo, os espectadores puderam ver mais detalhes do jogo do que nunca. Além disso, as lentes HDC-F5500 e HZK se integram facilmente aos fluxos de trabalho existentes, oferecendo uma experiência operacional perfeita para os operadores.

Sombreamento
As câmeras HDC-3500 usadas para filmar a final são equipadas com um filtro óptico de densidade neutra variável, oferecendo uma nova forma de sombreamento durante a captura da imagem. Parte do recurso Virtual Iris da Sony, essa tecnologia oferece a melhor qualidade de imagem e significa que os engenheiros visuais não precisam se preocupar com mudanças na qualidade da imagem devido a mudanças de sombreamento em situações de iluminação dinâmica.

Com a capacidade de controlar a profundidade de campo com ND variável, os engenheiros visuais podem alterar o ND sem serem limitados pelas condições de iluminação. Dessa forma, uma câmera pode executar várias funções, o que é benéfico para empresas de produção de multimídia. Uma única câmera com um único operador pode alternar facilmente entre duas profundidades de campo, o que é perfeito para transmissões esportivas em espaços limitados, bem como em vários ambientes que mudam rapidamente e precisam ser filmados em pouco tempo.

As câmeras HDC-F5500 e HDC-3500 usadas na partida foram equipadas com um dos mais recentes visores Full HD OLED da Sony, o HDVE-EL760. Ao combinar resolução Full HD com OLED, foi criada uma viseira de alta luminosidade e resposta rápida, perfeita para um ambiente esportivo de movimento rápido.

ILME-FR7
Uma câmera Sony FR7 foi usada para capturar as expressões e emoções dos jogadores no túnel do vestiário do Estádio Olímpico na final, documentando as reações dos jogadores durante a partida. Usando uma câmera PTZ full frame, os espectadores puderam ver de perto como os jogadores se sentiam sem distrações de fundo, graças à profundidade de campo rasa do FR7. Os recursos de panorâmica, inclinação e zoom da câmera também facilitaram a captura das emoções dos jogadores à distância no túnel do estádio, um espaço íntimo ao qual as câmeras geralmente não têm acesso.

Além disso, a Sony também forneceu câmeras HDC-4800 para filmar cenas de jogos em câmera lenta e câmeras FX6 e FX3 para filmar os preparativos para a grande final, desde a jornada do troféu até o estádio até os bastidores da partida. Luisella Fusco, diretora de operações de transmissão e multimídia da Lega Serie A, organizadora da Coppa Italia Frecciarossa, comenta: “A Sony sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica, por isso é um prazer ter seu conhecimento, experiência e equipes na final da Copa Itália Frecciarossa”.

“A Coppa Italia Frecciarossa está sempre repleta de ação e, como um evento visto em todo o mundo, é muito importante entregarmos o máximo de drama possível. Graças à equipe da Sony e sua tecnologia de imagem inovadora, estamos transformando o conteúdo esportivo usando técnicas normalmente usadas em outros formatos de entretenimento”, acrescenta.

Já Koji Andachi, diretor de marketing de soluções multimídia da Sony, reconhece: “A Coppa Italia Frecciarossa é um dos maiores eventos de futebol da Europa, por isso é realmente emocionante estar envolvido na divulgação da ação para os torcedores de todo o mundo. Trabalhar com a Série A e seus parceiros foi um verdadeiro prazer. Estamos constantemente forçando os limites da tecnologia para criar a melhor experiência do espectador até a final e esperamos que esta transmissão tenha realmente conseguido trazer a emoção, o drama e a beleza do belo jogo aos espectadores”.

Site relacionado: https://pro.sony.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados