Home Reportagens Sony utiliza inteligência artificial para facilitar a produção de vídeo

Sony utiliza inteligência artificial para facilitar a produção de vídeo

Por Redação

O novo Edge Analytics Appliance, baseado em tecnologia de deep learning com inteligência artificial, fornece economia e autonomia para criar conteúdo

Com o objetivo de permitir aos usuários a criação de conteúdo de vídeo em tempo real sem a necessidade de treinamento especializado ou pessoal ou equipamentos adicionais, a Sony lança o REA-C1000, sua primeira solução Edge Analytics baseada em inteligência artificial.

O compacto e leve REA-C1000 usa uma tecnologia de análise de vídeo baseada em inteligência artificial para analisar o conteúdo que recebe das câmeras conectadas e isolar automaticamente o objeto focado para combiná-lo com outras imagens em tempo real usando uma GPU (unidade de processamento gráfico).

Essa tecnologia combina detecção facial e de movimento com reconhecimento de formas e cores para transformar o REA-C1000 no cérebro poderoso de qualquer câmera conectada e configuração audiovisual. Isso permite que organizações nos setores educacional, governamental e corporativo criem conteúdo profissional de maneira lucrativa e mantenham o público envolvido.

“O conteúdo de vídeo se tornou um método-chave de comunicação em muitas organizações, incluindo ambientes educacionais, governamentais e corporativos. Além disso, a demanda por soluções para criar conteúdo de alta qualidade, proporcionando uma experiência de gravação suave e ajudando a distribuir conteúdo rapidamente está em ascensão”, afirma Kenji Izu, responsável pelo marketing estratégico da Sony.

“Na Sony, queremos oferecer às organizações com orçamentos apertados soluções econômicas, porém poderosas, que lhes permitam criar facilmente conteúdo de vídeo profissional e atraente. O REA-C1000 é outro exemplo da colaboração da Sony com nossos parceiros audiovisuais nos setores de negócios, educação e governo para criar conjuntamente soluções que ajudem a enfrentar os reais desafios tecnológicos e financeiros de nossos clientes “, acrescenta.

Funções principais

O REA-C1000, que estará disponível em breve, inclui funções como extração de caligrafia manual, sobreposição de relator, sobreposição CG sem cromatismo, controle automático de imagens de saída (como rastreamento automático PTZ), corte de área de foco e zoom através de gestos.

Ao otimizar os parâmetros e processar as imagens recebidas da câmera, o REA-C1000 é capaz de extrair objetos manuscritos em quadros brancos ou pretos através do algoritmo de detecção de objetos fixos e móveis da Sony. Isso permite que os espectadores vejam claramente o conteúdo e os esquemas escritos sem perder os gestos e as expressões do falante. Esta função do REA-C1000 é especialmente útil em auditórios ou sessões de aprendizagem a distância quando se trata de manter a atenção dos alunos, mesmo que eles não estejam na mesma sala que o professor. Além disso, ajuda a despertar o interesse público em uma apresentação ao vivo ou sala grande que requer monitores secundários.

Quanto à superposição de CG sem chroma, esta função baseada na tecnologia de detecção de movimento da Sony é capaz de isolar o alto-falante e sobrepô-lo em qualquer fundo sem a necessidade de um pano de fundo dedicado ou conhecimento especializado. Esta é uma solução de croma simples e econômica para criar vídeos corporativos, entrevistas, webinars ou materiais de e-Learning muito mais interessantes e atraentes. Esta função estará disponível em uma futura atualização de software até o final de 2019.

O REA-C1000 pode acompanhar com precisão e suavidade um alto-falante capturado de uma câmera PTZ e garantir que ele permaneça focado durante toda a apresentação. Esse recurso oferece aos usuários uma solução de rastreamento econômica para ambientes educacionais, de negócios ou de conferência, sem a necessidade de investir em um operador de câmera.

No que diz respeito ao corte da área de foco, graças a esta função, é possível exibir simultaneamente a imagem de uma câmera como duas imagens de saída diferentes. Os usuários poderão ver uma imagem geral em 4K e outra em HD. A área de corte pode ser selecionada como uma imagem estática ou dinâmica (para acompanhar o movimento do alto-falante). Esta função estará disponível em uma futura atualização de software até o final de 2019.

Observe também que esta solução pode detectar e reagir aos gestos do público, permitindo mostrar a imagem completa e a versão estendida em tempo real

Quando um membro do público se levanta, o REA-C1000 pode ativar a câmera para ampliar automaticamente essa pessoa, o que é especialmente útil em ambientes educacionais para analisar a reação dos alunos, bem como em certos tipos de apresentações corporativas, como sessões de perguntas e respostas

Após um período inicial de teste gratuito de 60 dias, cada função pode ser ativada permanentemente por meio de licenças independentes, para que os usuários possam personalizar livremente as funções necessárias de acordo com suas necessidades e orçamento.

A Sony aplicou sua experiência em qualidade de imagem e experiência em desenvolvimento de câmeras no REA-C1000 para fornecer entrada e saída 4K/HD e uma capacidade de conexão direta com câmeras PTZ, incluindo sua linha de camcorders XDCAM, que possui alta qualidade de imagem e uso generalizado no setor de emissões. Além disso, graças à sua conexão de rede para HDMI, o REA-C1000 pode ser integrado perfeitamente a diferentes configurações audiovisuais comuns com vários monitores, projeções em telas grandes com monitores ou até mesmo em projetos de transmissão ao vivo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados