Home Reportagens south&browse implementa fluxos de trabalho colaborativos com DaVinci Resolve Studio

south&browse implementa fluxos de trabalho colaborativos com DaVinci Resolve Studio

A south&browse decidiu migrar para o DaVinci Resolve Studio porque criar conteúdo para muitas das emissoras mais importantes da Alemanha requer rapidez e versatilidade

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a produtora south&browse migrou todos os aspectos da pós-produção, incluindo edição, correção de cores e finalização, para o DaVinci Resolve Studio. A empresa, que fica em Munique, já criou e produziu mais de 60 formatos televisivos e produções seriais nos últimos 20 anos. A south&browse decidiu migrar para o DaVinci Resolve Studio porque criar conteúdo para muitas das emissoras mais importantes da Alemanha requer rapidez e versatilidade.

“Antes, contávamos com várias soluções de edição, dependendo do projeto, e usávamos principalmente o DaVinci Resolve Studio para correção de cores e finalização”, relembra Tim Heinrichs-Noll, diretor técnico de pós-produção da south&browse.

“No entanto, a variedade de recursos do DaVinci aumentou a ponto de o programa agora oferecer tudo o que precisássemos, seja para produções menores ou documentários grandes, e isso foi o ponto crucial para nós.”, acrescenta. Heinrichs-Noll e a equipe agora trabalham quase exclusivamente no DaVinci Resolve Studio, incluindo sua pipeline de produção 4K HDR. “Editamos, mixamos, colorizamos, criamos efeitos visuais e finalizamos; tudo em um único programa”, ressalta.

Para uma colaboração o mais impecável possível, o estúdio foi equipado com servidores de banco de dados locais Linux PostgreSQL conectados a dez suítes de edição: seis equipadas para gradação SDR e HDR e uma para mixagem de áudio na Fairlight do DaVinci Resolve Studio. Há várias estações de trabalho de VFX e edição online que também contam com o DaVinci Resolve Studio. Além disso, as suítes de edição e colorização utilizam o DaVinci Resolve Speed Editor e o DaVinci Resolve Micro Panel para edição e correção de cores, respectivamente.

“Como nossos coloristas podem começar a trabalhar na colorização enquanto a edição ainda está em andamento, conseguimos finalizar projetos de qualquer escala mais rápido do que o normal”, explica Heinrichs-Noll. “Além disso, graças às ferramentas HDR do Resolve, podemos entregar arquivos másteres SDR e HDR em um único software. Todo mundo sai beneficiado.

“Basta um clique para tudo: edição, gradação, desenho de som e mixagem ou finalização. Normalmente, esses processos eram demasiadamente complexos e, conforme as atualizações saíam, perdia-se muito tempo e dinheiro conformando e reconformando projetos. Agora, esses processos são feitos sem problemas por meio de uma única pipeline.

O DaVinci Resolve Studio também garante que pequenas correções sejam exatamente assim. “Por exemplo, se eu tiver que voltar a uma sequência de edição por causa de um erro de ortografia no título, basta eu acessar o arquivo do projeto, corrigir o erro e masterizar novamente”, afirma Heinrichs-Noll. “Isso é muito útil e nos ajuda muito a evitar gargalos na produção.”

Enviar projetos para colegas externos, por exemplo, para mixagem de áudio, também funciona muito bem. “Enviamos os arquivos do projeto, nossos colaboradores nos fornecem a mixagem de som e nossas equipes podem continuar ininterruptamente. Desse modo, trabalhamos de maneira mais rápida e inteligente do que os demais”, acrescenta.

“Não só economizamos muito tempo, mas os custos de hardware e software também foram outro fator decisivo”, conclui Heinrichs-Noll. “Não temos que pagar nenhuma assinatura e recebemos atualizações sem precisar comprar novamente o software.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados