A Spedeworth TV, plataforma de vídeos sob demanda dedicada ao automobilismo, aprimorou significativamente sua capacidade de transmissão ao vivo ao integrar a solução de produção em nuvem da LiveU. Com o novo sistema, a emissora passa a cobrir com mais eficiência e alcance uma ampla variedade de competições, desde provas nacionais até campeonatos mundiais, como o recente National Hot Rods World Championship.
Parceira de longa data da LiveU, a Spedeworth TV substituiu sua estrutura anterior baseada no LiveU Solo por um fluxo de trabalho com qualidade de broadcast. O novo modelo utiliza unidades compactas LU300S e a plataforma em nuvem LiveU Studio, permitindo produzir e distribuir conteúdos ao vivo e sob demanda por meio de seus próprios canais digitais, além de serviços como Apple TV, Roku e Amazon Firestick.
“As limitações logísticas e os custos de uma unidade móvel inviabilizariam nossas produções”, explicou Tom Newman, diretor criativo da produtora Summer Isle Films, responsável pelas transmissões. “Com a LiveU, aceleramos todo o processo de produção e tornamos o conteúdo mais acessível ao público. A solução nos dá total controle, o que também favorece a criatividade da equipe. Podemos fazer mais transmissões ao vivo, inclusive em condições difíceis, o que se traduziu em aumento imediato de audiência, maior receita e mais visibilidade tanto para o canal quanto para o esporte.”
Com uma estrutura multicâmera, a Spedeworth TV cobre as corridas de todos os ângulos: câmeras fixas ao redor da pista, operadores móveis, drones e até imagens imersivas captadas de dentro dos carros. Todo o conteúdo é integrado em tempo real e finalizado nas instalações da produtora em Suffolk, no Reino Unido, utilizando o LiveU Studio. A comunicação entre os operadores é mantida com o recurso Audio Connect, e o sistema ISO permite a edição rápida de replays e highlights recheados de ação.
A solução em nuvem também viabiliza inserções publicitárias e novas fontes de receita. Recentemente, a Spedeworth TV testou o uso de celulares presos dentro dos carros como câmeras onboard, com controle remoto por meio da ferramenta Remote Capture, o que permitiu incluir imagens em tempo real direto do cockpit.
“Outra funcionalidade essencial é a possibilidade de dividir o sinal ao vivo em tempo real”, acrescentou Newman. “Mesmo com o conteúdo protegido por paywall, conseguimos enviar parte da corrida para redes sociais como Facebook e YouTube com apenas um clique. Isso gera picos instantâneos de tráfego. Podemos ainda gravar entrevistas nos boxes e preparar materiais promocionais que são publicados meia hora antes da transmissão, incentivando o público a se inscrever. A qualidade é tão boa que parece que o espectador está no local.”
Para Matthew Stringer, diretor de vendas da LiveU no Reino Unido, o case da Spedeworth TV mostra como soluções em nuvem podem transformar a produção esportiva. “Eles conseguiram escalar suas transmissões, ampliar o alcance entre públicos de diferentes idades e gerar valor imediato para patrocinadores e torcedores. Existe ainda um grande potencial para expandir essa abordagem com estúdios totalmente remotos no futuro.”
Site relacionado: https://www.liveu.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube