Fundado em 1907, o Stade Toulousain, também conhecido como Toulouse, é um dos clubes de rúgbi mais famosos da França e o mais bem-sucedido da Europa. O icônico clube está incentivando sua base de torcedores e demonstrando ROI de patrocínio centralizando, indexando automaticamente e compartilhando seus ativos de mídia. Em 2020, o Toulouse iniciou sua busca por uma solução de gerenciamento de ativos de mídia (MAM) para atender à sua necessidade mais urgente: uma plataforma centralizada para armazenar e classificar dezenas de milhares de fotos.
Departamentos internos, jogadores, patrocinadores e imprensa tinham que poder acessar a plataforma de qualquer lugar para encontrar, baixar e compartilhar imediatamente o conteúdo de que precisavam. Isso se traduziu em um requisito para um Media Hub baseado em nuvem e com inteligência artificial para indexação e armazenamento de conteúdo, com detecção automática, uma interface personalizável e fácil de usar e a capacidade de mostrar e compartilhar ativos de mídia específicos.
“É realmente emocionante ver como o Stade Toulousain está usando seu Media Hub como uma ferramenta para aproveitar a influência digital de seus jogadores e se envolver com seus parceiros para demonstrar valor real. Dar aos patrocinadores do clube a capacidade de ver e baixar rapidamente os momentos dentro e fora do campo, onde o logotipo da marca está em exibição total, significa que eles podem compartilhar o conteúdo em seus próprios canais e usá-lo para ajudá-los a medir o ROI”, declarou Philippe Petitpont, cofundador e CEO da Newsbridge.
O Stade Toulousain escolheu a Newsbridge em 2021 e seu Media Hub foi implantado com indexação em larga escala via IA multimodal, incluindo detecção de logotipo e de rosto. A IA foi treinada para reconhecer um conjunto de dados de jogadores e funcionários de clubes e logotipos de patrocinadores, permitindo que os ativos de mídia sejam automaticamente indexados e classificados em “Coleções” dedicadas após o upload (seja ao vivo/em tempo real ou manualmente após um jogo). A automação elimina a necessidade de qualquer indexação manual e significa que os usuários do hub de mídia podem ver e acessar imediatamente a coleção de conteúdo relevante para eles.
O Newsbridge Mobile App para iPhone e Android é usado por jogadores que, graças ao reconhecimento facial, podem acessar sua coleção personalizada de fotos no Media Hub. Eles podem baixar ou compartilhar seu conteúdo diretamente nas mídias sociais do aplicativo. O Media Hub também é acessível através de um conector personalizado no site do Stade Toulousain.
“Com o Newsbridge podemos centralizar e compartilhar nossos ativos de mídia com muita facilidade, pois indexa e classifica o conteúdo automaticamente. Jogadores, departamentos internos, parceiros ou a imprensa podem acessar diretamente a mídia relevante para eles por meio de um navegador da web ou do aplicativo”, disse Vincent Bonnet, diretor de marketing e comunicações do Stade Toulousain. “A plataforma é fácil de usar. Economizamos muito tempo precioso e agora estamos procurando usar recursos adicionais, como a ingestão de fotos ao vivo”, completou.
Atualmente, após uma partida ou evento do clube, os fotógrafos enviam arquivos para o Newsbridge Media Hub do Stade Toulousain no modo S3 ou FTP por meio de um cartão SD. No entanto, isso também pode ser automatizado para acontecer em tempo real e é um próximo passo lógico para o clube. Os ativos de mídia são indexados automaticamente usando IA multimodal para detectar rostos de jogadores e logotipos de patrocinadores. Com base nessa marcação, as coleções – pastas inteligentes pré-existentes – são enriquecidas com o conteúdo mais recente.
Jogadores, departamentos internos, patrocinadores e imprensa acessam suas coleções relevantes do Media Hub fazendo login diretamente na página inicial do site do Stade Toulousain. Eles também podem conectar e compartilhar ativos imediatamente nas mídias sociais por meio do aplicativo móvel Newsbridge. Os usuários podem facilmente pedir assistência por meio de um recurso de bate-papo ao vivo ‘intercom’ no hub de mídia.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube