Home Reportagens Streaming ao vivo do KulturMachtPotsdam Arts impulsionado pelo ATEM Mini Extreme

Streaming ao vivo do KulturMachtPotsdam Arts impulsionado pelo ATEM Mini Extreme

Por Ricardo Batalha

Wir Streamen, estúdio especialista em transmissões ao vivo, ficou responsável por desenvolver um fluxo de trabalho de streaming com o ATEM Streaming Bridge

A Blackmagic Design revelou que o ATEM Mini Extreme e o ATEM Streaming Bridge foram a espinha dorsal do streaming ao vivo do festival cultural digital KulturMachtPotsdam (Culture Makes Potsdam), realizado em múltiplas locações na Alemanha. O evento de 12 horas de duração foi projetado para apoiar artistas e profissionais envolvidos na cena cultural de Potsdam, que foi paralisada pela pandemia.

Mais de 150 artistas e palestrantes locais apresentaram uma programação diversificada de entretenimento, música e debates a partir cinco locações diferentes ao redor da cidade. O Wir Streamen, estúdio especialista em transmissões ao vivo, ficou responsável por desenvolver um fluxo de trabalho de streaming que captaria todas as produções para transmissão ininterrupta no YouTube. “Precisávamos de um hub de produção ao vivo que fosse flexível, porém robusto, capaz de gerenciar múltiplos conteúdos, mas sem tomar um espaço de atuação”, explicou Robert Klix do Wir Streamen.

A mesa principal de produção foi montada no Teatro Hans Otto, onde um conjunto de seis câmeras montadas em trilhos e dollies eram movimentadas pelo auditório para gravar as apresentações. Os sinais eram enviados a um ATEM Mini Extreme para o mix de programa da sala.

As apresentações em clubes menores ao redor da cidade eram recebidas por várias unidades ATEM Streaming Bridge com a mixagem visual realizada em um ATEM Mini Pro. O mix de programa H.264 era então compartilhado com a unidade de produção principal.

“Quando queríamos fazer a junção de feeds de outros palcos, trazê-los para o PGM principal era um processo simples e sem esforço, tornando o que poderia ter sido uma mixagem complexa incrivelmente fluida,” continuou Robert. “Manter o streaming ao vivo inteiro dentro do fluxo de trabalho do ATEM Mini significava que conforme mudássemos de um palco para outro, sabíamos que cada parte seria integrada com um atraso mínimo e sem saltos óbvios na produção.”

A equipe do Wir Streamen também usou o ATEM Mini Extreme para gravar uma alimentação limpa e implantou o Blackmagic Mini Converter SDI Distribution para dividir o feed em oito monitores por todo o teatro.

“A enorme variedade de recursos incluídos no ATEM Mini Extreme é muito impressionante e ele realmente foi o coração da mesa de produção; não apenas do ponto de vista da produção de conteúdo, mas também como nosso mecanismo para manter toda a equipe informada durante a transmissão ao vivo”, continuou Sebastian Anders, especialista em vídeo do Wir Streamen.

“Esse foi um dos primeiros festivais culturais totalmente digitais da Alemanha, e a reação de quem assistiu o streaming ao vivo foi fantástica. Foi incrível que o evento tenha se beneficiado de um stream profissional de alta qualidade, que exibiu as apresentações dos artistas perfeitamente,” concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados