Home Reportagens Studio Berlin produz o melhor entretenimento de cinema e televisão com microfones Sennheiser

Studio Berlin produz o melhor entretenimento de cinema e televisão com microfones Sennheiser

Por Ricardo Batalha

Produtora alemã está usando os inovadores sistemas Digital 6000 da Sennheiser para a transmissão sem fio de sinais de áudio

A produtora Studio Berlin vem usando, desde o ano passado, os inovadores sistemas Digital 6000, da Sennheiser, para transmissão sem fio de sinais de áudio. Até agora, adquiriu 70 canais digitais sem fio da marca de áudio especializada. O sistema consistia em 35 receptores de canal duplo EM 6000, 70 transmissores portáteis SKM 6000 com cápsulas condensadoras MMK 965 (2 padrões intercambiáveis, cardióide e supercardióide), 70 mini transmissores bodypack SK 6212, 70 microfones de lapela MKE, 70 SL Headmic 1 SB headworn microfones e 8 receptores EK 6042 dual channel para câmera.

O equipamento também inclui a solução de carregamento montável em rack da Sennheiser, consistindo de estações de carregamento L 6000 com módulos de carregamento correspondentes, cada um com capacidade para duas baterias de transmissor. Como a experiência com os sistemas Sennheiser Digital 6000 tem sido mais do que positiva, o Studio Berlin já pensa em adquirir mais 24 canais, atendendo à crescente demanda e uso de seus estúdios de produção multimídia em Berlim.

Oliver Weißler, profissional conceituado no setor de áudio e responsável pelo som de muitos programas de televisão de sucesso do Studio Berlin, enfatiza que “o som dos sistemas Sennheiser Digital 6000 é impressionante em todos os sentidos. Comparamos cuidadosamente os sistemas digitais Sennheiser com produtos de outras marcas e com nossos sistemas sem fio Sennheiser série 5000. É especialmente em altas frequências que os benefícios da transmissão digital intransigente oferecida pelos sistemas Digital 6000 são claramente apreciados. “Os problemas de intermodulação simplesmente desaparecem com os sistemas Sennheiser Digital 6000.”

O software Wireless Systems Manager, da Sennheiser, é usado pelos engenheiros de som do Studio Berlin não apenas para configurar os sistemas Digital 6000 recém-adquiridos, mas também para monitorar convenientemente e remotamente os níveis de RF e AF, bem como o estado de carga da bateria.

Weißler ressalta que “o sistema de gerenciamento de bateria nos sistemas Digital 6000 funciona muito bem. Os transmissores bodypack alcançam facilmente uma autonomia operacional entre dez e doze horas, portanto, com uma única bateria temos o suficiente para um programa. Os transmissores de mão podem funcionar por cerca de quatro horas, um tempo mais do que adequado, especialmente porque sempre podemos recarregar as baterias simultaneamente em nossas estações de carregamento L 6000.”

Durante as gravações no Studio Berlin, os receptores de canal duplo Sennheiser EM 6000 são conectados através de suas saídas AES / EBU ao console de mixagem responsável pelo som transmitido, enquanto as saídas analógicas são enviadas ao sistema PA para o público.

Com os sistemas Sennheiser Digital 6000, os sinais da antena podem ser transmitidos a oito receptores de canal duplo, eliminando a necessidade de instalar divisores de antena externos. No caso do Studio Berlin, como ele normalmente usa uma flightcase RF de oito ou quatro canais, o sinal da antena é enviado em cascata para quatro receptores de dois canais. Cada mala de voo contém uma estação de carregamento L 6000 e um computador com software WSM. Uma segunda caixa de vôo abriga três bandejas de duas unidades de rack cada, que são usadas para transportar os transmissores de mão e bodypack, acessórios, antenas e cabos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados