A Stuttgart Media University (Hochschule der Medien, HdM) modernizou por completo seu estúdio central de gravação com um sistema Lawo baseado em tecnologia IP. O novo setup é liderado pelo console de produção mc²56 MkIII, configurado com 32 faders, núcleo A\_\_UHD com 256 canais DSP licenciados, stagebox A\_\_stage64 e um Power Core com interface Dante. Toda a operação, roteamento de sinais e gerenciamento de dispositivos é centralizada via a plataforma HOME da Lawo, que atua como o núcleo operacional do sistema.
A produção de áudio na HdM é bastante diversificada, incluindo música de câmara, jazz, big band, trilhas sonoras de filmes, radiodramas e design de som para animação e jogos. Isso exigiu um sistema versátil e adaptável.
Precisamos de um console que cubra todo o fluxo de trabalho, da gravação à mixagem e pós-produção, e que se adapte facilmente a diferentes configurações, explica o professor Oliver Curdt, responsável pelas produções de áudio do curso de Mídia Audiovisual. O mc²56 não só atende a esses requisitos técnicos como também permite ajustes em tempo real, como mudar rapidamente a quantidade de envios auxiliares ou grupos.
O núcleo A\_\_UHD fornece recursos DSP dinâmicos que podem ser alocados conforme cada projeto, solução ideal para o ambiente acadêmico. A plataforma HOME permite gerenciar dispositivos, fluxos de áudio e usuários de forma centralizada, oferecendo recursos como autenticação, zonas de segurança e descoberta automática de equipamentos. O acesso rápido a todas as entradas e saídas da rede facilita a rotina em equipes compostas por estudantes em constante rotação.
A integração com a infraestrutura Dante existente na universidade também foi considerada essencial. Com o Power Core Rev3 equipado com interface Dante, a transição foi fluida. O dispositivo também oferece entradas e saídas analógicas, AES e MADI, ampliando a conectividade. A rede de áudio sobre IP da HdM é baseada em RAVENNA/AES67 e também suporta SMPTE ST2110-30/31 via o stagebox A\_\_stage64, que conta com 32 pré-amplificadores de alta qualidade, além de interfaces AES e MADI.
Para garantir uma operação ergonômica, foram implementadas configurações personalizadas para cada usuário. Posso ajustar o console exatamente às minhas necessidades, com codificação por cores, mapeamento dos controles e botões de usuário livremente atribuíveis. Isso é extremamente útil em ambientes de produção dinâmica, comenta Curdt. Um painel externo da Skaarhoj também foi integrado como centro de comando programável para o roteamento de fones e comunicação interna do estúdio. O design da interface e a configuração do painel foram desenvolvidos em colaboração com a equipe da Lawo.
Outro critério decisivo na escolha do sistema foi o controle de automação, especialmente importante em produções de pop e jazz. Se eu quiser fazer comparações A/B, preciso de um console completo, com automação armazenável e snapshots de fácil acesso. Isso não é algo que uma DAW oferece da mesma forma, explica Curdt. É fundamental que os alunos aprendam o que é um fluxo de sinal profissional, mesmo que mais tarde trabalhem em ambientes totalmente digitais.
A Lawo participou do projeto desde o início, colaborando no desenvolvimento do sistema e na definição das especificações técnicas durante a fase de planejamento. A instalação foi precedida por uma bateria de testes e validações em janeiro de 2025, incluindo uma série de procedimentos de configuração detalhada. Na sequência, professores e estudantes participaram de três dias de treinamento.
A equipe da Lawo aliou conhecimento técnico profundo a uma abordagem didática muito prática, avalia Curdt. Ter um canal direto de suporte faz toda a diferença. Normalmente, recebo uma resposta em poucos minutos. O suporte remoto é confiável e quase todos os problemas são resolvidos sem necessidade de visita técnica.
Com o novo sistema da Lawo em operação, a Stuttgart Media University se coloca tecnologicamente atualizada e, mais importante, oferece aos alunos acesso direto a fluxos de trabalho profissionais de broadcast, base essencial para quem deseja construir uma carreira sólida no setor de mídia.
A Stuttgart Media University (Hochschule der Medien, HdM) é uma universidade pública de ciências aplicadas, com uma ampla gama de cursos nas áreas de mídia, comunicação, design e tecnologia da informação. Com abordagem interdisciplinar de ensino e pesquisa, a instituição prepara os alunos para os desafios práticos do mercado. Com cerca de 30 programas de graduação e pós-graduação credenciados e parcerias estreitas com a indústria e a academia, a HdM é referência em educação na região sul da Alemanha.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube