O sistema da marca AEQ foi escolhido para a intercomunicação de todas as áreas de trabalho da emissora, com um roteador de áudio profissional e qualidade broadcast
A Super Notícia FM, uma emissora brasileira do grupo Semper Editora, com sede em Belo Horizonte e cobertura no estado de Minas Gerais, instalou um sistema de intercomunicação AEQ Conexia como uma plataforma de áudio global.
“Para a intercomunicação de todas as áreas de trabalho da emissora escolhemos o sistema AEQ de maior capacidade, chamado Conexia, pois na mesma plataforma a Super Notícias recebe um roteador de áudio profissional com qualidade de broadcast de 20Hz a 20KHz com 24bits de profundidade e um completo sistema de intercomunicação”, destaca Penido, diretor técnico da Super Notícias. “Tudo integrado na mesma plataforma e hardware comum, o que simplifica a operação e manutenção, permitindo total flexibilidade na configuração final do sistema, totalmente adaptável às necessidades específicas da emissora em todos os momentos”, acrescenta Penido.
A emissora possui estúdios em três localidades da mesma cidade, três controles na localização principal (Central, B e ON AR) e o estúdio Independência e um no estádio Mineirão, comunicados por fibra óptica de longa distância. O desafio tecnológico era instalar intercomunicação e trocar áudio entre todos os estúdios.
Uma central é composta por um par de controladores Intercom Conexia TM 8000, um chassi matricial AEQ BC2000D com fonte de alimentação e módulos de controle redundantes, além de DSP de backup, três placas de áudio IP Dante e outras placas com entradas e saídas de áudio analógico e digital para serviço de controle central local.
O tamanho final do sistema é de 240 portas, que podem ser usadas tanto para serviços de intercomunicação com protocolo IP Dante quanto para o roteador de áudio central no protocolo AES 67, nos mais diversos formatos de áudio, analógicos, digitais, AES ou SPDIF, e até mesmo AoIP sobre protocolo DANTE em modo AES67 contra Livewire+en no modo AES 67.
Os serviços foram gerenciados com base em um cartão AoIP da matriz trabalhando no protocolo Dante para intercomunicação, outro para áudio em Dante contra 8 linhas de PC fornecidas com o Dante Virtual Soundcart e 40 com um console Yamaha (que também foi verificado e opera corretamente no AES 67), e o terceiro para Dante no AES 67 conectando 8 linhas estéreo de ida e volta com cada console Axia no Livewire + para AES 67. A emissora implantou um painel de intercomunicação IP de 16 teclas por estúdio, configurado para funcionar como IFB e coordenação, que são encaminhadas para um banco de 10 audiocodecs para coordenação com serviços externos.
Para controle remoto da plataforma de áudio, uma central controladora de PC foi instalada no software AEQ RTC e outra com um teclado dedicado AEQ NCB100, e até mesmo um monitor confiável AEQ AM03v2 para tarefas locais de supervisão de áudio.
Todo o projeto foi coordenado pela equipe técnica da Rádio Super Notícias, especialmente por Everson Franco, responsável pelo projeto, em colaboração com a equipe técnica da AEQ mudou para a instalação para configuração e comissionamento.
Carlos Penido também destaca a colaboração dos técnicos locais da Yamaha e da Axia ao implementar sua parte de configuração do protocolo AES 67 em seus equipamentos para interagir com o roteador fornecido pela AEQ, economizando as dificuldades relacionadas ao ajuste da latência dependendo da distância entre os consoles remotos e o roteador central. “Essas integrações do AES 67 com diferentes protocolos não são usuais neste estado da arte”, conclui Penido.