Home Reportagens Technicolor usa Baselight para criar luz e sombra em ‘His Dark Materials’

Technicolor usa Baselight para criar luz e sombra em ‘His Dark Materials’

Por Ricardo Batalha

Colorista Jean-Clément Soret integra CGI e fotografia atmosférica em “His Dark Materials”

A série “His Dark Materials”, produzida pela Bad Wolf para a BBC e a HBO, foi finalizada na Technicolor. Com uma história ambientada em um universo paralelo que parece a Grã-Bretanha de um século atrás, a produção é uma torrente de efeitos visuais e exigiu muito do colorista Jean-Clément Soret. “Ao longo dos oito episódios da série havia quatro diretores e diretores de fotografia”, explicou Soret. “Justin Brown foi o cinematógrafo dos dois primeiros episódios. Ele fez alguns testes com locais reais, atores e figurinos tanto em 35mm quanto em digitais”, acrescentou.

O colorista conta que a Technicolor, de Los Angeles, criou um LUT para Baselight, o que lhe deu a mesma sensação de filme com as imagens digitais. Um dos desafios da história, baseada em uma trilogia de romances de Philip Pullman, é que cada personagem humano tem um ‘daemon’, e os humanos raramente são vistos na tela sem seus ‘daemons’ ao seu redor. “Isso significava um grande número de fotos VFX para inserir os ‘daemons’ CGI. Descobri que quando se tratava da integração do VFX, o contraste e a cor eram essenciais. O filme LUT, juntamente com o controle de nitidez e suavidade da Baselight, foi uma grande ajuda.”

Com diferentes diretores de fotografia em toda a série, o colorista diz que “deve fornecer a espinha dorsal da aparência, para criar consistência e respeitar cada um.” A Baselight permitiu a Sortet definir as principais aparências e depois desenvolvê-las naturalmente. “Me libertou de uma paleta restrita e permitiu-me criar uma visualização convincente dessa história rica e complexa.”

Além do controle criativo notável, as instalações de classificação da Baselight na Technicolor também forneceram suporte crítico no fluxo de trabalho, fornecendo acesso gratuito a todas as imagens brutas da série, bem como as capturas de efeitos visuais que foram desenvolvidas.

His Dark Materials“, baseada na saga homônima do escritor britânico Philip Pullman, foi lançada no Brasil com o título “Fronteiras do Universo”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados