Home Reportagens Technische Hochschule Lübeck cria ambiente de aprendizagem imersivo com soluções Genelec

Technische Hochschule Lübeck cria ambiente de aprendizagem imersivo com soluções Genelec

Por Ricardo Batalha

A Technische Hochschule Lübeck (Universidade de Ciências Aplicadas), localizada em Lübeck, no norte da Alemanha, atualizou seu estúdio de gravação de 5.1 e gravação estéreo para mixagem imersiva mais baseada em objetos, graças ao Genelec Smart Active Monitoring. A instalação foi atualizada para fornecer aos alunos da universidade uma experiência prática das mais recentes técnicas de gravação.

Ralf-Ingo Koch, professor de tecnologia da informação e design, sempre se concentra em apoiar as carreiras dos alunos com as mais recentes soluções de produção. “As agências full-service de hoje precisam de especialistas e generalistas que conheçam todos os caminhos de produção, possibilidades e limites de todo o portfólio cross-media”, explica. “É por isso que treinamos os alunos de forma abrangente – desde fotografia e impressão até animação 3D, programação na web e filmes, até produções fulldome estereográficas com som 3D imersivo.”

Após explorar o mercado de monitores de estúdio e testar vários sistemas, os monitores de três vias The Ones, da Genelec, foram selecionados para o projeto principalmente por seu design coaxial, tamanho compacto e som impressionante. O estúdio agora possui seis estações de trabalho, cada uma com um Dolby Atmos Production Suite para mixagem em fones de ouvido, além de uma estação de trabalho com um console Avid S6, Dolby Atmos Mastering Suite com RMU e um sistema de monitoramento Genelec. Este sistema é composto por S360 s nas posições LCR, 8351 s e 8341 s como surround e overheads, com 7380 subwoofers fornecendo suporte de graves.

“Os modelos Ones permitem imagens sônicas muito boas, mesmo em locais de assento mais difíceis, graças ao seu amplo padrão de dispersão”, afirmou Arne Heyna, engenheiro de laboratório da universidade. “Os alto-falantes Genelec têm um desempenho poderoso e estamos entusiasmados com o som!”, comemorou.

Além disso, o software GLM desempenhou um papel importante no novo estúdio, configurando com eficiência todos os monitores. “Existem apenas alguns sistemas que podem calibrar um número suficientemente grande de monitores ao mesmo tempo. Não planejamos apenas os formatos Dolby Atmos, mas também equipamos o estúdio com projetos fulldome em mente e, aqui, o GLM foi muito útil na calibração das diferentes configurações. Este foi um ponto crucial na escolha da Genelec”, explicou Koch.

“É muito bom fazer medições e correções com facilidade e rapidez sem muito trabalho manual”, acrescentou Heyna. “Ficamos surpresos ao ver como isso funciona bem e facilmente com o GLM e pelas possibilidades que existem para ajustes individuais subsequentes. Também é ótimo poder salvar as configurações de calibração diretamente nos monitores, para que eles possam acordar com a mesma calibração repetidamente. Este é definitivamente um alívio bem-vindo em um ambiente de trabalho tecnicamente complexo.”

Todo o roteamento e monitoramento de sinal da sala foi programado e configurado desde a produção de música estéreo até 9.1.4 Dolby Atmos e mixagens fulldome 10.1.4+1 – incluindo compatibilidade com versões anteriores com configurações de tecnologia anteriores – o que significa que o espaço atualizado oferece tudo o que a universidade equipe estava procurando. “Foi um processo bastante elaborado, mas também muito emocionante e instrutivo”, lembrou Heyna.

“Outro desafio foi nos familiarizarmos com as especificações técnicas e relacionadas ao formato da Dolby, pois queríamos implementar o máximo que pudéssemos, para entender todo o histórico e contexto”, acrescentou Koch. “Poderíamos ter contratado um escritório de planejamento para isso, é claro, mas, em vez disso, queríamos alcançar o máximo possível de forma independente. Então, mais uma vez, projetei o estúdio com antecedência, desta vez para dimensionar em um software de modelagem 3D, para uma orientação perfeita do alto-falante”, completou.

Heyna conclui: “O feedback dos alunos tem sido ótimo até agora – todos estão muito animados com o novo som e visual do estúdio.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados