Home Reportagens Tecnologia AEQ no Mundial de Clubes da FIFA

Tecnologia AEQ no Mundial de Clubes da FIFA

Por Ricardo Batalha

Os audiocodecs Phoenix Venus 3 e Alio, bem como as unidades de comentários Olympia3 da AEQ, foram selecionados pelo integrador Mediapro para o Mundial de Clubes

Os audiocodecs Phoenix Venus 3 e Alio, bem como as unidades de comentários Olympia3 da AEQ, foram selecionados pelo integrador Mediapro para o Mundial de Clubes recentemente organizado pela FIFA nos Emirados Árabes Unidos. Ao longo de doze dias, oito jogos foram realizados para definir qual é o melhor clube entre os melhores, com cruzamentos eliminatórios que levaram a uma final emocionante entre Chelsea e Palmeiras, vencida pela equipe inglesa por 2 a 1. A final, realizada no dia 12 de fevereiro, ocorreu no estádio Mohammed Bin Zayed e, após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o alemão Kai Havertz decretou a vitória aos Blues no segundo tempo da prorrogação.

Num evento deste nível, com os importantes requisitos técnicos que implica tanto ao nível do vídeo como do áudio, o Dubai selecionou, através da Mediapro, a tecnologia AEQ para todas as posições de comentário dos dois estádios onde ocorreram os jogos do Mundial de Clubes. Na ocasião, a AEQ forneceu à Mediapro 28 unidades do audiocoder Alio, bem como unidades de comentários AEQ Olympia3 trabalhando em conjunto com os audiocoders AEQ Venus3 como equipamento de backup.

AEQ Alio é um codec de áudio IP portátil de canal estéreo duplo. Ele foi projetado especificamente para transmissões esportivas, mas foi otimizado para facilitar o uso nos mais variados cenários, incluindo eventos musicais. Seu design, compacto e resistente à pressão, choque e até líquidos, é otimizado para uso externo onde o tratamento nem sempre pode ser suficientemente cuidadoso.

Protocolo SIP
Esta solução pode se conectar com unidades básicas da maioria dos fabricantes através do protocolo de comunicação SIP, de acordo com o padrão EBU N ACIP Tech 3326. Se conectar com um codec AEQ, pode-se usar um conjunto exclusivo de ferramentas para ajudá-lo a se comunicar e controlar a unidade. Além disso, com o software de gerenciamento AEQ ControlPhoenix AudioCodecs, tem-se controle total de todas as suas funções.

A AEQ de Madrid enviou um grupo de técnicos e engenheiros para colaborar com a Mediapro, para apoiar o funcionamento de todos estes equipamentos, durante as mais de duas semanas de preparação, implantação, configuração e utilização do sistema.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados