Home Reportagens Tecnologia AoIP da Lawo chega à mais recente unidade móvel UHD da MMG

Tecnologia AoIP da Lawo chega à mais recente unidade móvel UHD da MMG

Por Ricardo Batalha

Equipamento da Lawo na nova unidade móvel com capacidade UHD inclui um console de produção mc²56 com 48 faders

A MMG, empresa especializada na produção e transmissão de eventos esportivos, culturais e de entretenimento, integrou a infraestrutura de áudio AoIP, da Lawo, em sua nova unidade móvel UHD1. O equipamento da Lawo na nova unidade móvel com capacidade UHD inclui um console de produção mc²56 com 48 faders, três unidades A__stage 64 com capacidade WAN, que servem como caixas de palco internas e externas, e um Lawo A__madi6, encarregado de transportar o áudio do sistema Riedel, o servidor de vídeo EVS VIA e a sala de controle de vídeo.

A van UHD1, uma unidade móvel UHD HDR de 15 toneladas, mede 9,50m de comprimento e 4,50m de largura com a parede lateral estendida, criando uma área de 40m². O caminhão de montagem complementar possui um espaço de trabalho ainda maior para edição, gráficos ou controle EVS. Um sistema de alimentação de áudio QLab, baseado em MacMini, é conectado diretamente ao A__UHD Core via RAVENNA, de modo que a Van também pode ser usada para gravação multipista. Além disso, a Van está equipada com um sistema de transmissão por satélite UHD/HD totalmente redundante.

A Lawo entregou e instalou os equipamentos, conforme planejado, em novembro do ano passado, e a nova unidade móvel passou por seu batismo de fogo com a produção do programa MDR Riverboat, um dos maiores talk shows do canal.

A nova geração de Lawo mc²56s se beneficia da tecnologia RAVENNA/AES67. Seu mecanismo de áudio principal A__UHD pode ser configurado por meio de licenças com até 256 canais DSP. O tamanho compacto é adequado para instalação em unidades móveis, é otimizado para ambientes modernos de produção de vídeo IP e foi projetado para rede em infraestruturas de produção complexas, com suporte nativo completo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67. / RAVENNA e MADI.

Outros recursos do mc²56 que se adequam às tarefas mais comuns de unidades móveis são visualizações LiveView de fluxos de vídeo vinculados, multiusuário, upmix, downmix e Lawo KICK opcional; a funcionalidade audio-follows-video; e suas ferramentas integradas de mixagem 3D/imersiva, compressão paralela e Lawo AutoMix. Além disso, com a integração do Waves SoundGrid Extreme, os engenheiros de som podem ter acesso a uma extensa biblioteca de sons.

Robert Hänsel, CEO da MMG Leipzig, detalha as razões pelas quais a empresa voltou a confiar nas soluções da Lawo: “A decisão de apostar na Lawo não é uma coincidência”, disse. “Temos boas experiências com Lawo há muitos anos, então a escolha da infraestrutura de áudio para o UHD1 não foi difícil ao comparar as opções. Demos uma boa olhada e decidimos novamente por Lawo. As considerações mais importantes, além da qualidade, funcionalidade e confiabilidade do mc²56, foram as dimensões compactas do console e a imensa economia de espaço, peso e energia do núcleo A__UHD”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados