Home Reportagens Tecnologia Matrox Video ajuda Studio Berlin a ampliar canais que gerencia

Tecnologia Matrox Video ajuda Studio Berlin a ampliar canais que gerencia

Através do storyhotel ininterrupto, Studio Berlin pode fornecer não apenas alta densidade de canal, mas gravação autossuficiente 24 horas por dia

Por Ricardo Batalha

A plataforma de desenvolvimento Matrox DSX SDK com placas Matrox DLE5/X2/100 e M264 S4 ajuda o provedor de serviços técnicos Studio Berlin a aumentar a ingestão para 24 canais por sistema. Como parte do Studio Hamburg Group, com sede em Berlim e escritórios em Colônia e Lüneburg, o Studio Berlin oferece um portfólio abrangente de serviços e soluções para pequenas e grandes produções de TV.

A empresa possui estúdios de televisão em Berlim e Hamburgo para formatos de talk shows e reuniões políticas, uma frota de quatro unidades móveis de última geração para programas esportivos e de entretenimento e soluções de casos de voo para reality shows e produções em todo o mundo. O Studio Berlin também oferece instalações de pós-produção em Berlim e Munique, bem como em Colônia, onde também está sediado seu departamento de pesquisa e desenvolvimento de TI.

“Nossa empresa captura os maiores programas de entretenimento, realidade, política, esportes e TV, e também pós-produzimos o conteúdo. Há mais de 15 anos, quando o fluxo de trabalho baseado em fita ainda era o padrão, começamos a desenvolver nossos próprios servidores de gravação sem fita para oferecer fluxos de trabalho de produção completos em combinação com nossos próprios sistemas de gerenciamento de ativos de vídeo”, declarou Martin Oberdorfer, chefe de TI do Studio Berlin.

O Studio Berlin é especializado em gravação automatizada e sem fita para produções que exigem alta confiabilidade e disponibilidade para entregas diárias. Começou sua jornada com sistemas de um canal e expandiu sua oferta para 16 canais conforme a tecnologia evoluiu. Ao longo dos anos, a empresa ganhou experiência em várias centenas de implantações de produção com mais de um milhão de horas registradas. Por exemplo, no ano passado, a empresa gravou 24 canais 1080p50 para um show e usou dois servidores de 24 canais para o programa de comédia LOL: Last One Laughing in Germany (produzido pela Constantin Entertainment para Prime Video).

O Studio Berlin agora alcançou 24 canais simultâneos de ingestão full-HD em um único servidor de vídeo usando dois servidores de captura Matrox DLE5/X2/100 e uma placa codificadora/decodificadora multicanal 4K XAVC M264 S4/100 baseada em PC, que os operadores controlam com o Matrox DSX SDK. Ao mesmo tempo, esta configuração permite gravar oito canais UHD 2160p25 , o que é suficiente para certos formatos de realidade. Além disso, com um segundo cartão M264 S4/100, o Studio Berlin pode gravar 8x 2160p50 para shows e concertos.

A solução de gravação baseada em vídeo Matrox do Studio Berlin é chamada de storyhotel nonstop, refletindo o foco do Studio Berlin na gravação 24 horas por dia, 7 dias por semana através do storyhotel ininterrupto. Também oferece a possibilidade de aplicar um registro compatível para indexar o conteúdo (remotamente via streaming ao vivo) e integração com sistemas de gerenciamento de ativos de vídeo locais e baseados em nuvem.

O Studio Berlin agora pode usar um único sistema em uma instalação de produção onde anteriormente exigia vários servidores. Especialmente em tempos de aumento dos custos de transporte e energia, os sistemas compactos não apenas ajudam a economizar dinheiro, mas também protegem o meio ambiente.

“O Matrox DSX SDK é incrível. Ele existe há 19 anos e continua sendo a plataforma preferida para desenvolver aplicativos de vídeo ao vivo no Windows/Linux, independentemente da conectividade de E/S necessária, seja SDI multicanal, ST-2110 ou mesmo IP compactado. E o número de usuários Matrox DSX SDK continua a crescer”, destaca Christophe Crespin, gerente de vendas OEM de vídeo da Matrox EMEA.

“A Matrox Video gasta uma quantidade significativa de esforço de engenharia para trazer ferramentas de desenvolvimento para o mercado que ajudam a direcionar a produção de vídeo ao vivo para a nuvem. É justo dizer que ainda existem muitos aplicativos bem-sucedidos para fluxos de trabalho 12G-/3G-SDI ou ST 2110. O Studio Berlin tem uma equipe de engenharia pequena, mas muito eficiente”, continua Crespin. “Na Matrox Video, estamos muito orgulhosos de vê-los atingir esse novo padrão de densidade de canal usando nosso DSX SDK e linhas de produtos OEM”, conclui.

Sites relacionados:
https://video.matrox.com/en
https://www.studio-berlin.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados