Home Reportagens Tecnologia Pebble playout é selecionada para impulsionar Asharq News

Tecnologia Pebble playout é selecionada para impulsionar Asharq News

Por Redação

O premiado Asharq News se torna uma das primeiras emissoras compatíveis com SMPTE 2110 operando na região

A Pebble, especialista em automação, gerenciamento de conteúdo e canal integrado, forneceu sua tecnologia de playout para ajudar a garantir o lançamento bem-sucedido do Asharq News, o serviço de notícias políticas e econômicas multiplataforma. Anunciado em novembro de 2020, um acordo de conteúdo exclusivo entre a Bloomberg Media e o Saudi Research and Marketing Group (SRMG), alimenta um componente-chave do canal: Asharq Business with Bloomberg.

A Asharq News está sediada em Riyadh, com escritórios centrais no Dubai International Financial Center nos Emirados Árabes Unidos e em Washington nos EUA, e centros e estúdios importantes no Cairo e Abu Dhabi. Ela também possui escritórios regionais e correspondentes nos principais países árabes e nas principais cidades globais, além de acesso à rede mundial da Bloomberg. Vencedor do prestigioso prêmio BroadcastPro ME Innovative Project of the Year, recentemente anunciou a nomeação para o prêmio Excellence in Technical Installation e Supplier Innovation Award no conceituado Digital Studio ME Awards, apresentando muitos componentes de transmissão de última geração. Esta é uma das primeiras estações compatíveis com SMPTE 2110 operando na região.

Como uma implantação de IP puro, o projeto Asharq News ilustra a flexibilidade dos sistemas IP quando se trata de estabelecer novos canais de transmissão na era 2110.

Em seu coração está um pipeline de transmissão complexo com um grande número de entradas e saídas, e apresentando aproximadamente 80 ‘fluxos’ (vídeo, áudio e dados auxiliares) por dispositivo de canal integrado. As entradas 2110 podem vir de qualquer fonte – estúdio, câmera, outro lugar -, enquanto as saídas incluem a saída do programa principal, saídas dedicadas para YouTube (com e sem gráficos), saídas limpas para monitoramento e muito mais.

O sistema também possui DVEs, gráficos Pebble Integrated Channel nativos e gráficos externos 2110 Vizrt, saídas de monitoramento NDI, 2110 Live Voice Over, suporte de sinalização SCTE, processamento de volume, gravação de mídia e muito mais. Múltiplas integrações foram necessárias e gerenciadas pela equipe de desenvolvimento do Pebble que supervisionava a instalação, incluindo VizRT, Avid MAM, Evertz e BTS.

“A flexibilidade da abordagem SMPTE 2110 significou que podíamos iterar rapidamente e adaptar o fluxo de trabalho para atender às nossas necessidades”, comenta Omran Abdallah, Diretor de Engenharia da Asharq News. “Já estávamos no ar quando as legendas foram adicionadas à rede em um dia – garantindo nenhum impacto em nosso desempenho contínuo no ar. Em uma implementação de hardware tradicional, isso provavelmente levaria semanas para ser alcançado.”

Todas as alterações no sistema instalado na Asharq News podem ser realizadas por meio de uma única interface de usuário, garantindo que o canal tenha uma configuração ágil que atenda às necessidades do mercado e esteja preparada para o futuro.

“Estamos muito satisfeitos por ter fornecido nossas soluções de playout para o Asharq News”, comenta Samir Isbaih, Pebble. “Esta é uma instalação importante para o Oriente Médio e outros lugares, já que as integrações e recursos do Asharq News fazem muito mais do que simplesmente espelhar implantações SDI em um espaço muito menor, eles mostram o poder e a flexibilidade dos fluxos de trabalho baseados em IP para iterar continuamente e trazer flexibilidade ágil para a evolução contínua dos canais de transmissão que o mercado exige.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados