Home Especiais Telestream retorna à NAB Show 2024 com novas ferramentas baseadas em IA

Telestream retorna à NAB Show 2024 com novas ferramentas baseadas em IA

GLIM as a Service da Telestream, uma nova solução baseada em nuvem, aborda o desafio de novas ferramentas impulsionadas por IA

Por Ricardo Batalha

Para enfrentar os novos desafios da ingestão e distribuição de conteúdo, incluindo a gestão de diversos formatos, a garantia de compatibilidade entre numerosas plataformas e o cumprimento de diferentes padrões de qualidade e acessibilidade, a Telestream projetou uma ampla seleção de novas ferramentas impulsionadas por IA que serão apresentadas durante a NAB Show 2024 (Las Vegas, 13 a 17 de abril).

A mudança da indústria em direção à produção remota apresenta desafios significativos para as empresas de mídia, especialmente no que diz respeito ao acesso a conteúdos intermediários de alta resolução. O GLIM as a Service da Telestream, uma nova solução baseada em nuvem, aborda esse desafio oferecendo a reprodução instantânea de conteúdo em qualquer formato através de um navegador web. Este serviço agiliza o acesso remoto ao conteúdo, eliminando a necessidade de extensas transferências ou hardware de reprodução especializado. Ao permitir um acesso mais rápido e simplificar o processo de produção, o GLIM as a Service não só acelera os fluxos de trabalho de produção, mas também reduz significativamente os custos operacionais ao eliminar a dependência de hardware físico e agilizar os processos de revisão e aprovação de conteúdo.

Por outro lado, à medida que aumenta a demanda por conteúdos ao vivo, as empresas de mídia enfrentam uma pressão crescente não apenas para capturar e processar rapidamente os conteúdos ao vivo para sua rápida distribuição, mas também para lidar com a complexidade de configurar e manter sistemas de captura ao vivo em ambientes de trabalho distribuídos e remotos. Nesse sentido, a Telestream apresenta uma nova oferta de Live Capture as a Service baseada na nuvem, projetada para simplificar a captura ao vivo de conteúdo de qualquer localização em tempo real, permitindo que as equipes de produção evitem os obstáculos tradicionais de configuração e manutenção remota. Com essa solução, as empresas de mídia podem superar as limitações da infraestrutura física tradicional, facilitando uma transição mais rápida da captura ao vivo para a transmissão e otimizando os fluxos de trabalho de produção. Essa flexibilidade permite que as empresas capturem e monetizem conteúdos “sem o obstáculo das limitações físicas da infraestrutura in situ”, enfatiza a Telestream.

Mike Gilson, chefe de produto da empresa, aprofunda nas vantagens dessa nova solução: “A crescente demanda por conteúdo ao vivo destaca a urgência de processos de produção mais rápidos e flexíveis. Live Capture as a Service transforma a captura de conteúdo ao vivo ao fornecer acesso instantâneo baseado na nuvem, liberando as empresas de mídia das limitações da infraestrutura física. Esse avanço não apenas acelera a produção, mas também abre oportunidades para que as empresas de mídia capturem e monetizem mais conteúdo, atendendo à demanda da audiência por experiências de mídia de alta qualidade e oportunas de maneira mais eficiente”.

Ferramentas baseadas em IA e Qualify QC
Em resposta direta a esses gargalos em toda a indústria, a Telestream anunciou um conjunto de ferramentas de processamento impulsionadas por IA, que buscam oferecer “progresso significativo” na produção e distribuição de conteúdo multimídia. Essas soluções são projetadas para capacitar as equipes de produção, permitindo-lhes produzir e distribuir conteúdo de alta qualidade de maneira “mais eficiente e rápida do que nunca”, alinhando-se perfeitamente com as demandas de tempos de entrega rápidos por meio de várias plataformas.

Entre esses desenvolvimentos está o Vantage Workflow Designer, uma solução que automatiza a configuração dos fluxos de trabalho de processamento; o controle de qualidade inteligente, que garante a qualidade de grandes volumes de conteúdo, ou facilidades nos processos de legendagem. Para Gilson, “essas novas soluções abordam diretamente os gargalos críticos da indústria, permitindo uma produção e distribuição de conteúdo mais rápida e eficiente. Ao projetar esses produtos, nos propusemos a criar um novo padrão de velocidade e qualidade. Isso representa uma mudança radical para as empresas de mídia que buscam acompanhar o ritmo de consumo das audiências modernas”.

A NAB 2024 também permitirá descobrir as últimas novidades do Qualify QC, criadas para facilitar a entrega de conteúdo de alta qualidade aderindo a normas e formatos “cada vez mais rigorosos”. Entre essas melhorias está um aprimoramento do cumprimento do IMF com suporte para Netflix Photon, garantindo que os pacotes de Formato Maestro Interoperável (IMF) atendam aos padrões críticos da indústria; a incorporação de funções de detecção de conteúdo potencialmente epiléptico com base no teste Harding FPA; a validação da presença de DolbyE e Dolby Vision, e uma nova ferramenta para filtrar e marcar linguagem inadequada.

Inspect e DIVA 9
Outro dos produtos-chave da Telestream para a NAB 2024 é a plataforma de monitoramento Inspect, uma solução de monitoramento projetada para ST 2110, SRT e NDI. A plataforma oferece uma solução abrangente para o monitoramento contínuo da integridade do fluxo de mídia, análise profunda de problemas e otimização estratégica das operações de transmissão e streaming. Esse enfoque integrado permite às produtoras detectar, diagnosticar e otimizar a entrega de conteúdo de alta qualidade em todas as plataformas e protocolos.

Além disso, com o objetivo de ajudar a superar os desafios mais comuns no armazenamento de conteúdo, a Telestream detalhará na NAB 2024 as vantagens do DIVA 9, uma solução projetada para facilitar a transição de ativos multimídia entre ambientes locais e na nuvem. Para alcançar esse objetivo, a ferramenta aproveita recursos avançados de pesquisa no Elasticsearch e é acompanhada por integrações completas com MAM ou sistemas de automação, entre outras interoperabilidades.

“Essas inovações refletem o compromisso da Telestream em capacitar as equipes de produção com as ferramentas necessárias para oferecer experiências de mídia excepcionais de forma eficiente e rentável, em qualquer parte do mundo. Estamos ansiosos para mostrar aos nossos clientes e aos participantes da NAB o que temos feito”, conclui Gilson.

Site relacionado: https://www.telestream.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados