Home Reportagens Telestream Vantage possibilita implantação de práticas de trabalho remoto durante a pandemia na ITV

Telestream Vantage possibilita implantação de práticas de trabalho remoto durante a pandemia na ITV

Por Ricardo Batalha

Vantage ajuda a maior emissora comercial da Europa a oferecer suporte a clientes em todo o mundo, com centenas de horas de conteúdo premium por semana

O uso do processamento de mídia Vantage e plataforma de automação de fluxo de trabalho desenvolvida pela Telestream provou ser uma ferramenta chave para ajudar a emissora britânica ITV a navegar com segurança na pandemia COVID-19.

Em seus 65 anos de existência, a rede de televisão do Reino Unido Independent Television, criou diversos clássicos da TV, como “Coronation Street” e “Love Island”, tendo conteúdo procurado em todo o mundo. Assim, a equipe de entrega de conteúdo trabalha em estreita colaboração com os bibliotecários de arquivos para digitalizar sistematicamente os ativos para fins de preservação e restauração.

A ITV opera seis canais no Reino Unido, a maioria dos quais funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando o lockdown ocorreu, a ITV interrompeu imediatamente a produção de grande parte de seu conteúdo, criando lacunas significativas em seus programas de transmissão. Sendo assim, buscou reeditar o material existente, procedimento que também foi adotado por seus afiliados ao redor do mundo. O resultado foi um grande aumento na demanda por conteúdo da ITV para atender à crescente solicitação dos telespectadores, que permaneceram em suas residências e, por consequência, consumiram mais conteúdo de vídeo.

O ITV Content Delivery oferece serviços de ingestão e restauração de mídia externamente e, como no caso do ITV, a equipe tinha que garantir que os clientes externos recebessem o conteúdo devidamente processado no prazo. Na sede da ITV Content Delivery, em Leeds (ING), a equipe enfrentou um dilema. Embora a demanda por seus serviços atingisse níveis sem precedentes, os requisitos de distanciamento social exigiam que a equipe trabalhasse remotamente.

“A grande questão era se éramos capazes de operar com eficácia trabalhando remotamente. A grande notícia foi que, trabalhando com a Vantage em conjunto com outras tecnologias de terceiros, fomos capazes de executar 90 a 95 por cento das rotinas de trabalho remotamente”, revelou James Macmillan, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Entrega de Conteúdo da ITV.

O sistema Vantage da Telestream na ITV é um Array de 2 nós, alimentado pelos servidores Lightspeed G6 da Telestream, com Vantage Transcode Pro Connect e software de análise Vantage. Além disso, a ITV usou a conversão de padrões Alchemist, em conjunto com as tecnologias Signiant e IBM Aspera. Usando esses sistemas de forma integrada, a equipe de entrega de conteúdo foi capaz de processar e entregar conteúdo remotamente para clientes em todo o mundo.

A ITV tem uma rede de computadores incrivelmente robusta e segura, então o trabalho remoto era fácil desse ponto de vista. Com isso, a equipe teve acesso remoto a todas as suas suítes de edição e ferramentas de processamento. A questão era se todas as equipes poderiam acessar todos os seus servidores simultaneamente ao trabalhar remotamente. “A resposta foi positiva. Assim que nos conectamos à VPN, ela nos deu acesso ao nosso sistema de armazenamento de trabalho em andamento do Isilon. A partir daí, poderíamos editar o conteúdo no Adobe Premier Pro, capturar o conteúdo usando Dalet e, em seguida, transcodificar e distribuir o conteúdo por meio do Vantage junto com Signiant e IBM Aspera“, explicou Macmillan. “Ter o Vantage significava que poderíamos construir fluxos de trabalho remotos sofisticados, permitindo-nos manipular o conteúdo enquanto transcodificá-lo e, em seguida, entregá-lo automaticamente a territórios do outro lado do mundo”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados