Home Reportagens Televisa escolhe Lawo IP e Ravenna para uma profunda atualização de suas instalações

Televisa escolhe Lawo IP e Ravenna para uma profunda atualização de suas instalações

Por Redação

A emissora Mexicana instala consoles de produção Lawo mc², um roteador central baseado em IP e uma arquitetura redundante.

A Televisa está renovando as instalações de San Ángel (Cidade do México) utilizadas para produzir telenovelas e outros programas ao vivo, passando de um estúdio independente para um ambiente de produção totalmente em rede. Utilizando as consoles de produção Lawo mc², um roteador central baseado em IP com arquitetura redundante e à prova de falhas, e sistemas de interface AoIP e E/S Ravenna/AES67, a emissora está alcançando uma nova dimensão de flexibilidade, escalabilidade, eficiência e confiabilidade, além de estabelecer uma solução inteligente para o crescimento e desenvolvimentos futuros.

Tendo adquirido anteriormente consoles de produção de áudio mc²66 de 64 faders para suas unidades móveis de áudio, a Televisa estava familiarizada com a Lawo mesmo antes desta atualização. Uma avaliação de vários fabricantes – junto com seus quatro anos de experiência com a Lawo – chegou a conclusão que a fabricante alemã seria capaz de atender melhor as demandas da empresa. Além disso, foi considerado futuras expansões das instalações.

Outro fator decisivo para esta escolha foi o compromisso da Lawo para com os padrões da indústria, garantindo que a Televisa estaria em harmonia com os padrões atuais de IP, como SMPTE 2022-6/7, 2110 e AES 67, mas também qualquer outro padrão futuro. Além, é claro, do controle integral que a Lawo proporciona com soluções como Ember+, VSM e SmartDash.

O projeto
A nova instalação da Televisa compreende quatro consoles Lawo mc²56 e dispositivos adicionais de DSP e roteamento das grandes áreas de produção da companhia. As mesas, configuradas com 64, 48, 32 e 16 faders e núcleos de processamento com integração SoundGrid, agora estão instalados nos estúdios 3, 15 e 16. Vários sistemas Lawo Dallis I/O somam-se a cada unidade, complementados por uma fila de interfaces A_mic8 e A_digital8 de alta qualidade AoIP.

Atualmente, o estúdio 3 provê serviços de apoio aos espetáculos dos “Pequenos Gigantes”, “La Voz” e “La Voz Kids” (The Voices), enquanto que o estúdio 15 produz a novela “Por Amar Sin Ley” entre outros. O estúdio 16 maneja o programa “Cuéntamelo Ya” diariamente, assim como aos sábados e grandes produções, como a transmissão dos Prêmios Grammy 2019.

A atualização técnica para as áreas adicionais – estúdios 8 e 9, dedicados à produção de telenovelas – incluí duas consoles Lawo mc²36 e um frame de 24 faders, assim como unidades de E/S compactas para máxima conectividade. O roteador central Nova73 HD e todas as unidades de produção já estão totalmente operacionais e conectadas em rede por meio de uma infraestrutura Ravenna/AES 67.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados