Home Reportagens Teradek adiciona codificadores Cube ao ecossistema NDI

Teradek adiciona codificadores Cube ao ecossistema NDI

Por Ricardo Batalha

NDI (Network Device Interface) é considerado um dos protocolos mais eficientes do mercado para a transmissão de vídeo em rede local

O protocolo NDI, desenvolvido pela Newtek (Vizrt Group), chega aos codificadores de maior sucesso da Teradek: o Cube 705 e o Cube 755. O NDI (Network Device Interface) é considerado um dos protocolos mais eficientes do mercado para a transmissão de vídeo em rede local, destacando-se por ser capaz de gerir ativos audiovisuais ao vivo utilizando as aplicações, equipamentos informáticos e redes existentes do utilizador. O protocolo preserva a qualidade visual, precisão de quadro e tempo de som, ao mesmo tempo em que mescla todos os estágios da produção do início ao fim.

“Os fluxos de trabalho IP baseados em software se tornaram onipresentes na produção de vídeo. Dispositivos habilitados para NDI, como Teradek Cube 705 e Cube 755, aumentam exponencialmente as fontes de vídeo disponíveis para produção ao vivo, criando oportunidades para novos clientes”, comentou Michael Kornet, vice-presidente da NDI. “NDI é a tecnologia IP mais amplamente adotada no mercado, resumida pelos milhões de clientes que têm acesso a ela hoje”, completou.

Como a NDI é responsável por integrar os feeds de vídeo à rede, os proprietários do Cube que adquirirem a licença da NDI poderão começar a dispensar os cabos HDMI ou SDI de longa distância nesses processos. O protocolo Vizrt Group também se integra com vMix ou TriCaster, entre outros switches. Também é capaz de trabalhar com o protocolo SRT, da Haivision: os proprietários do Cube podem continuar a usar o SRT para transportar para TriCaster remoto e NDI no local.

“O Cube sempre foi considerado o ‘canivete suíço’ dos codificadores de vídeo, oferecendo flexibilidade incrível em um chassi minúsculo. Agora, com o NDI, o Cube é perfeitamente adequado para qualquer tipo de fluxo de trabalho de produção, desde a contribuição remota até a ingestão local sobre IP”, concluiu Michael Gailing, diretor administrativo de vídeo IP e produção ao vivo da Teradek.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados